TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO ESTÁGIO EM DROGARIA

Por:   •  4/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  13.941 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM DROGARIA

LUCIANA VAZ – MAT: 4324-3

IDENTIFICAÇÃO DO CONTEXTO

Nome da instituição: A NOSSA DROGARIA DE CAXIAS LTDA.

Natureza da instituição: Rede de Drogarias de iniciativa privada

Local da instituição: Rua Felipe Cardoso n: 105 – Santa Cruz – RJ

Supervisor: Miquéias Pereira Freitas (Gerente Farmacêutico)

Ano de realização do Estágio: 2016

Carga horária: 200 horas

Natureza do estágio: Participativo/prático/observatório

OBJETIVO:

Este relatório tem como objetivo descrever as atividades prestadas durante o estágio curricular na A Nossa Drogaria.

As atividades aqui relatadas visam o conhecimento das áreas de atuação do farmacêutico em âmbito de farmácia comercial, proporcionando uma visão geral do campo de trabalho, relações humanas envolvidas e ética profissional.

AMBIENTAÇÃO E POLÍTICA DA EMPRESA:

A NOSSA DROGARIA DE CAXIAS LTDA  é uma empresa que visa um bom atendimento aos seus clientes, por isso os funcionários em geral são treinados para oferecerem o melhor atendimento possível para que os clientes fiquem satisfeitos. Chama-se Atendimento AIDU (Atendimento incrivelmente diferente do usual).

Esse método é muito bem visto por todos os clientes, uma vez que a empresa está sempre recebendo elogios por seu bom atendimento, afinal, na maioria das vezes em primeiro lugar, o cliente compra no lugar em que é bem atendido e em segundo onde encontra o melhor preço.

Fui muito bem recebida pelos meus colegas na empresa e todos se prontificaram a me ajudar em qualquer dificuldade e dúvida que aparecesse, que no inicio eram inúmeras.

Fiquei muito feliz por fazer parte de uma equipe tão hospitaleira onde fui muito bem tratada.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Dispensação de medicamentos no balcão – Esse é o momento de contato direto com os clientes, onde juntamente com a dispensação, eu oferecia uma informação relacionada ao medicamento que estava sendo dispensado, como a melhor maneira de estocar, como deve ser tomado, os horários corretos e também respondia a dúvidas dos clientes, sempre de forma supervisionada pelo meu gerente para evitar informações equivocadas.

Para medicamentos de controle especial com retenção de receita era necessário que eu pedisse o documento do cliente e então eu preenchia os dados pessoais na receita juntamente com as informações do medicamento, como lote e validade, para posteriormente dar baixa na receita no portal SNGPC.

 Atendimento de Farmácia Popular – Programa do governo que visa disponibilizar medicamentos para hipertensão arterial, hipercolesteremia, diabetes, asma, anticoncepcionais, e outros de forma gratuita ou à precos populares, onde é necessário que o próprio paciente esteja presente portando sua prescrição médica e documentos originais com foto.

Para esse tipo de atendimento, eu pedia aos clientes que pegassem uma senha e aguardassem serem chamados em um display que pisca e emite som. Geralmente era um público mais idoso e precisam de paciência e atenção na hora de explicar as questões.

Eu verificava se a pessoa estava portando documento original com foto, e se a receita encontrava-se dentro dos requisitos necessários (validade de 180 dias, medicamentos prescritos inclusos no programa, receita legível e sem rasuras, carimbo e assinatura do médico prescritor), caso tudo estivesse correto, prosseguia o atendimento utilizando o Programa Vidalink, dispensando os medicamentos corretos para o cliente juntamente com a xerox do documento e da receita, e o código de liberação gerado pelo programa, para que fossem entregues no caixa da loja.

Serviços farmacêuticos – Eram realizadas Aferição de pressão arterial, glicemia capilar e temperatura corpórea em uma sala reservada para garantir a privacidade do cliente, onde eu tirava dúvidas e oferecia informações e a assistência farmacêutica necessária aos clientes. Além disso, era necessário que eu mantivesse a sala de serviços sempre organizada e atenta à repor os itens que fossem acabando, bem como a montagem e o despacho das caixas Descarpak, onde são depositadas as agulhas utilizadas.

SNGPC – As drogarias precisam prestar contas à ANVISA sobre todos os medicamentos de controle especial que entram em saem da drogaria, seja por compra, venda, transferência, vencimento de validade, perdas por destruição e outros. Por isso é necessária a utilização de um programa chamado SNGPC onde são lançadas as receitas de medicamentos vendidos, as notas de medicamentos comprados ou transferidos e outros.

Controle de temperatura de ambiente e geladeira – É de extrema importância o controle da temperatura do ambiente e da geladeira de medicamentos termolábeis para assegurar a qualidade dos mesmos, mantendo a temperatura do ambiente estável entre 15ºC à 30ºC e da geladeira entre 2ºC à 8ºC, por isso, todos os dias de manhã ao chegar na loja e à tarde, após o meu almoço, eu conferia as temperaturas dos ambientes e da geladeira de termolábeis, anotando em uma planilha de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com