TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Toxicologia

Por:   •  20/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  2.008 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

ADILTILÉIA

CLEIDESSON REIS

EVA DA PENHA CRUZ

FABIO LUIZ ZETUM

GEORGE SCHIMITBERGER

RUANNA

      AULA PRÁTICA N°02:

TESTE IMUNOCROMATOGRÁFICO PARA DETECÇÃO RÁPIDA E QUALITATIVA DE DROGAS NA URINA HUMANA: THC E COCAÍNA

                                                             VITÓRIA

2016

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

ADILTILÉIA

CLEIDESSON REIS

EVA DA PENHA CRUZ

FABIO LUIZ ZETUM

GEORGE SCHIMITBERGER

RUANNA

Relatório de ICA em cumprimento a atividade do curso de graduação em Farmácia da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, na matéria de Toxicologia sob orientação da Profa Daniela Mendes Louzada de Paula.

                                                   

VITÓRIA

2016

1 INTRODUÇÃO

O uso de drogas é um problema que aflige milhares de pessoas podendo acarretar prejuízos à família, à sociedade, crianças e jovens na forma de repetência escolar, perda de emprego, rupturas familiares, violências e encarceramentos. As drogas podem ser lícitas, como o álcool e o tabaco, ou ilícitas, como a maconha e a cocaína. As drogas de abuso são definidas como substâncias consumidas por qualquer forma de administração, que altera o humor, o nível de percepção ou o funcionamento do sistema nervoso central (SELEGHIM; OLIVEIRA, 2013).

A análise toxicológica possibilita a verificação do consumo de drogas principalmente por meio do sangue, urina, cabelo e saliva e vem sendo utilizado no âmbito profissional, esportivo, no auxílio e acompanhamento da recuperação de usuários em clínicas de tratamento (GOMES, M.S. 2013).

Logo, testes rápidos e práticos de triagem para detecção de drogas como a maconha e cocaína tornam-se ferramentas fundamentais a serem utilizados em clínicas de dependência, laboratórios de análises clínicas, centros de tratamento e hospitais, principalmente por serem rápidos, práticos, econômicos e fácil interpretação (CALADO, A. 2016).

A maconha é uma das drogas ilícitas mais utilizadas no Brasil e no mundo. Testes rápidos como o Instant Wiew® cassete detecta principalmente o metabólito 11-nor-Δ-9 THC-9-Ácido carboxílico (THC). Os canabinóides têm sido utilizados como agentes depressores do sistema nervoso central, assim o uso prolongado de pode causar danos graves e / ou permanentes para o sistema nervoso humano. A detecção de THC na urina humana é amplamente utilizada para avaliar o abuso de canabinóides (ORBITAE, 2016).

Outra droga muito utilizada no Brasil e no mundo é a cocaína. Entre os efeitos psicológicos induzidos pelo uso de cocaína estão a euforia, confiança e sensação de aumento de energia acompanhada de aumento de batimentos cardíacos, dilatação de pupilas, febre, tremores e suores. Testes rápidos buscam identificar primariamente a Benzoilecgonina que tem meia vida biológica de 5 a 8 horas, a qual é muito maior do que da cocaína (½ hora a 1½ hora) e pode ser detectada de 24 a 60 horas após o uso (INTERLABDIST, 2016).

2 OBJETIVO

             Detectar Cocaína (Benzoilecgolina) e Maconha (THC) em amostras de urinas humanas analisadas.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

  • Luvas de procedimento
  • Pipeta de pasteur
  • Teste rápido INSTANT - VIEW® COC/THC URINE TEST CASSETE
  • Amostras de urina humana

 MÉTODO

Pede-se para colocar o dispositivo em uma superfície limpa e plana, utilizar a pipeta para coletar a amostra de urina, coletar a amostra até a marca da pipeta e transferir toda a amostra de urina para a cavidade da amostra no dispositivo. Evitar bolhas de ar na pipeta e começar a cronometrar, ler os resultados entre 4-7 minutos.

4 PROCEDIMENTOS

No laboratório iniciou-se a aula prática, rompendo-se o lacre da embalagem do dispositivo do teste rápido, colocou-se sobre a bancada devidamente limpa e superfície plana, pipetou-se as amostras de urina e transferiu-se totalmente para a cavidade da amostra no dispositivo do teste, aguardou-se aproximadamente 7 minutos e interpretou-se os resultados.

5 RESULTADOS

Conforme aula prática realizada em laboratório o resultado obtido foi reagente (positivo) tanto para Maconha (THC) quanto para cocaína (Benzoilecgolina).

Interpretação dos resultados:

  • Reagente: Se somente a linha C aparecer.
  • Não Reagente: Se aparecem as linhas C e T, o resultado é não reagente para aquela droga.

           Obs. Mesmo uma linha T fraca deve ser considerada não reagente.

  • Inválido: Se nenhuma linha C desenvolver em até 4 minutos em qualquer tira teste, o resultado é inválido.

[pic 1]

[pic 2]

6 DISCUSSÃO

No experimento realizado em laboratório, o estudo de sensibilidade do teste Instant - View® COC/THC Urine Cassette foi realizado utilizando amostras de urina humana com a finalidade de detectar principalmente o metabólito THC (11-nor-Δ-9-THC-9-ácido carboxílico) e cocaína (Benzoilecgonina). Esse dispositivo é capaz de detectar drogas específicas e/ou metabolitos das drogas em urina humana nas concentrações igual ou maior que o cut-off indicado.

[pic 3]

O teste Instant-Wiew® COC/THC fornece um resultado de triagem. Logo, um método mais específico deve ser utilizado para obter um resultado analítico confirmatório.

Para o desenvolvimento do teste imunocromatográfico na detecção de substâncias psicoativas, empregam-se como componente fundamental o uso de anticorpos que devem ser escolhidos ou desenvolvidos para uma melhor afinidade e especificidade junto ao antígeno correspondente, sendo os mais utilizados os monoclonais ou policlonais.

O teste Instant-wiew® COC/THC é baseia-se pela competição por sítios de ligação limitados dos anticorpos, entre a droga na amostra e um conjugado respectivo droga - proteina. Emprega-se como método revelador de interação antígeno-anticorpo um corante insolúvel, como ouro coloidal (róseo). A cavidade do dispositivo do teste é composta por uma membrana porosa, onde são fixados anticorpos conjugados na forma de linhas ou pontos. A amostra de urina aplicada na cavidade do dispositivo migra para a área teste da membrana por ação capilar, mobilizando o anticorpo conjugado colorido ao longo da membrana na área teste. Caso a droga esteja ausente ou a concentração da droga esteja abaixo do limite (cut-off), esta não irá saturar os sítios de ligação dos anticorpos específicos. O anticorpo irá então reagir com o conjugado droga – proteína e irá aparecer uma linha colorida visível na região da linha do teste. No teste realizado em aula prática a concentração presente da droga tanto para COC (Benzoilecgolina) e para THC (Maconha/Haxixe) era igual ou maior que o cut-off. Logo, com a presença da droga ocorre uma competição com os sítios de ligação limitados dos anticorpos, mas com a concentração da droga igual ou superior ao cut-off, os sítios de ligação do anticorpo são saturados pela droga, impedindo a ligação do anticorpo conjugado colorido com o antígeno (droga) na área teste. Assim, não formou-se nenhuma linha colorida, classificando-se como positivo. A linha controle C serve como um controle de qualidade interno. Ela deve sempre aparecer como uma linha colorida independente da presença da droga na amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (907.3 Kb)   docx (768.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com