TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Acido Base

Por:   •  7/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL

IDENTIFICAÇÃO

1. Acadêmico: Antonia Geracina Ferreira de Castro

2. Matrícula: 4277824

3. Curso: Farmácia

4. Turma: FLC21904BFR

5. Disciplina: Química Analítica Qualitativa

6. Tutor externo: João Batista Bregolin de Azevedo

DADOS DA PRÁTICA

1. Título: Reação de neutralização ácido - base

2. Semestre: 2023/1

3. Data: 12/05/2023

INTRODUÇÃO

A química em soluções é amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse   sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância   tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias   que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente, as outras substâncias são chamadas de solutos. Existem soluções no estado sólido, no estado líquido e no estado gasoso, podendo estas dar-nos a conhecer não   só a sua composição qualitativa como também a quantitativa.  

Em geral, a concentração d e uma solução indica a quantidade de soluto está   dissolvido em um volume particular de solução. O comportamento da solução   geralmente  depende  da  natureza  do  soluto e  da  sua  concentração.

OBJETIVOS

Nessa prática, tivemos como objetivo determinar a quantidade em massa de ácido acetilsalicílico em comprimidos de aspirina. Tendo como auxilio a titulometria de neutralização.

MATERIAIS

  • Béquer;
  • Erlenmeyer 125 ml;
  • Vidro de relógio;
  • Placa de Petri;
  • Bureta;
  • Suporte universal;
  • Proveta;
  • Pisseta com água destilada;
  • Solução alcoólica de fenolftaleína 1% (p/v);
  • Solução de álcool etílico 99,5%;
  • Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L padronizada
  • Balança analítica

METODOLOGIA

Selecionamos todos os materiais necessários para o experimento. Para isso, fomos até Gaveta de vidrarias e colocamos na mesa todas as vidrarias necessárias. Em seguida, fomos até o Armário de indicadores e colocamos sobre a mesa o indicador fenolftaleína. Descobrimos a massa do comprimido de Aspirina. Dessa forma, colocamos o vidro de relógio na balança analítica e utilize a função TARA para desprezar a massa do vidro de relógio. Em seguida, colocamos o comprimido de Aspirina no vidro de relógio e pesamos. Anotamos a massa exibida no display da balança. Preparamos a amostra para titulação. Primeiramente, colocamos o comprimido no Erlenmeyer. Em seguida, adicionamos 20 mL de água destilada na proveta e, em seguida, no Erlenmeyer. Feito isso, agitamos a Erlenmeyer para dissolver o comprimido na água. Adicionamos também 20 mL de álcool etílico 99,5% (localizado na prateleira de soluções) na proveta e depois transferimos para o Erlenmeyer. Agitamos novamente a solução. Para finalizar o preparo da solução que será titulada, adicionamos 3 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína ao Erlenmeyer. Preparamos o titulante na bureta. Para isso, colocamos 50 mL da solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L padronizada (localizada na prateleira de soluções) no béquer. Em seguida, nos atentamos de que a válvula da bureta está fechada, colocamos o béquer sobre a bureta e despejamos o conteúdo.

Iniciamos o processo de titulação. Colocamos o Erlenmeyer sob a bureta, abrimos a válvula e monitoramos a cor do fluido no Erlenmeyer. Quando houver a mudança na cor do fluido, a válvula deve ser imediatamente fechada. Anotamos o volume da solução de hidróxido de sódio gasto para neutralizar o ácido acetilsalicílico contido na solução no Erlenmeyer. Repetimos os procedimentos anteriores para obter a triplicata do resultado. Calculamos o teor em massa do ácido acetilsalicílico no comprimido, utilizando as informações obtidas por meio da titulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (937.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com