TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Prática Referente A Aula De Análise Sensorial

Por:   •  28/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

FARMÁCIA

ANÁLISES FISICO QUIMICAS

RELATORIO DE PRÁTICA REFERENTE A AULA DE ANÁLISE SENSORIAL

Victor Almeida Sampaio

Mossoró – RN

2023

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 OBJETIVO ................................................................................................................3
3 MATERIAIS E MÉTODOS......................................................................................4
4 RESULTADOS ..........................................................................................................5

5 REFERÊNCIAS .......................................................................................................5

ANEXOS

1 INTRODUÇÃO

Os testes afetivos são importantes ferramentas utilizadas na análise sensorial para a avaliação   do   ponto   de   vista   dos   usuários   acerca   de   determinados   produtos   e   suas singularidades, de forma direta, dessa forma, são também chamados de testes do consumidor (FERREIRA et al., 2000). Estes podem ser classificados em duas categorias: de preferência ou de aceitação. Os testes afetivos de aceitação podem ser realizados por escala ideal, onde o provador expressa o quão ideal o produto está em relação à intensidade de um atributo específico preconizado, e por escala hedônica, através da expressão do grau de gostar ou de desgostar de um determinado produto, seja em relação a uma característica específica ou deforma   globalizada.   As   escalas   hedônicas   nominais   variam   entre “gostei   muitíssimo” e “desgostei muitíssimo” contendo um ponto intermediário, “nem gostei; nem desgostei”, as mais utilizadas são as de 7 e 9 pontos (IAL, 2008).

Além disso, é   importante   destacar   o uso das escalas de   atitude ou de intenção, empregadas na determinação do desejo do consumidor em adquirir o produto testado. As escalas mais aplicadas são as verbais de 5 a 7 pontos, e os termos da ficha de análise se enquadram nas entrelinhas entre “provavelmente compraria” e “provavelmente não compraria” com ponto intermediário em “talvez compraria, talvez não compraria”. A escala deve conter um número balanceado de categorias entre o ponto mediano e os extremos (IAL,2008).

O biscoito Cream Cracker é um produto de elevada notoriedade no quesito consumo e aceitação pela população, sendo descrito por sabor salgado e textura variável de acordo com a marca. Sua composição é predominantemente integrada por carboidratos, lipídeos e elevado teor de NaCl, (ORLOSKI et al, 2016). Dito isso, o biscoito Cream Cracker foi escolhido para a realização da análise sensorial, através do teste afetivo de aceitação por escala hedônica e de escala de intenção de compra, foram usadas três marcas sortidas do biscoito, visando à compreensão do conteúdo estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (536.3 Kb)   docx (636.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com