TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Preparação e Padronização de Solução de NaOH 0,1mol/L e Determinação do Teor de Acidez do Vinagre

Por:   •  4/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade do Instituto Brasil - FIBRA

Preparação e Padronização de Solução de NaOH 0,1mol/L e Determinação do Teor de Acidez do Vinagre

Amanda D. Miranda¹*, Ana L. Triers¹, Anne D. Silva¹, Edilma Gomes¹, Fernanda S. Barbosa¹, Lorenna B. Reis¹, Matheus S. Almeida¹.

amanda.miranda4129@aluno.fibra.edu.br 

  1. Grupo da Aula Prática de Preparação e Padronização de Solução  de NaOH 0,1mol/L e Determinação do Teor de Acidez no Vinagre, Química Analítica, Faculdade FIBRA.
  2.  Professora Rosa Silva Lima de Química Analítica – Curso de Farmácia

Vinagre, Acidez, Titulação, Solução

Introdução

Vinagre de vinho ou simplesmente vinagre é o produto obtido pela fermentação acética do vinho, apresentando uma acidez mínima de 4g/100mL do produto, expressa em ácido acético, sendo os outros componentes proporcionais à matéria-prima usada em sua elaboração.

De acordo com a matéria-prima que lhe deu origem, o vinagre pode ser classificado como vinagre de vinho tinto ou branco. Uma titulação é uma técnica utilizada para determinar a quantidade de uma substância em solução. Isso é feito medindo-se a quantidade necessária de um reagente que é adicionado aos poucos, para reagir completamente com toda a substância.(SERON,2013). Segundo Seron, 2013, existe uma série de corantes orgânicos que apresentam uma cor em solução ácida e outra cor em solução básica. Assim, eles podem ser utilizados para assinalar quando a reação de neutralização ocorreu totalmente; daí serem denominados de indicadores O vinagre é um ácido derivado de qualquer bebida que possui teor alcoólico, obtido através de uma fermentação acética na qual o álcool se mistura com o oxigênio no ar.

De acordo com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético (CH3COOH) que é o componente mais importante do vinagre, atualmente a legislação brasileira estabelece em 4 % a 6 % o teor de ácido acético para vinagre de consumo, porcentagens diferentes deste intervalo podem facilitar a proliferação de bactérias levando a perda da produção (GRAEBIN,2017).

Resultados e Discussão

   A aula consistiu em treinar as técnicas laboratoriais, sendo elas: pesagem, preparo de soluções e titulação. Na qual foi utilizado para determinar a acidez do vinagre através da padronização de solução aquosa de hidróxido de sódio 0,1mol/L. Verificando-se se o produto atende as especificações de qualidade presentes no rótulo (se contém de 4 a 5g de ácido acético em 100mL de vinagre). Na primeira etapa dos experimentos, foi realizado o cálculo para realizar a preparação da solução de NaOH a 0,1mol/L, e o valor encontrado, utilizando a fórmula da molaridade, foi de 2,0g de NaOH P.A. Assim que foi feito o preparo, unimos a nossa solução com a dos outros grupos em um béquer de 1L.

   Na segunda fase, teve-se que realizar a padronização da nossa solução de hidróxido de sódio a 0,1mol/L, utilizando o biftalato de potássio para reagir com 25mL da nossa solução. A quantidade de massa utilizada de biftalato de potássio foi de 0,5105g. Durante a titulação, gastamos 25,08mL de solução de NaOH até atingir o ponto de viragem, e o fator de correção é 0,996. Diante das soluções já preparadas e padronizadas, fizemos o preparo da solução de vinagre, com 50mL de vinagre branco em um balão volumétrico de 500mL. Já realizando a análise final do teor de acidez no vinagre, repetimos a titulação 4 vezes para ter mais exatidão no resultado final. O resultado dessa titulação foi:

V1= 26,5mL

V2= 25,9mL

V3= 26mL

V4= 26mL

  A média desses resultados é de 26,1mL de volume gasto. Calculando-se o fator de correção, obtemos: Fc= 25/26,1= 0,9615

Encontrando a concentração real da solução temos então: Mreal= 0,1.0,9615= 0,09615mol

Preparação da solução NaOH 0,1mol/L: Primeiramente calculou-se a quantidade de hidróxido de sódio necessária para preparar 500mL de solução, Com o auxílio de um béquer de 100mL, pesou-se em uma balança semi-analítica a quantidade de NaOH calculada e dissolveu-se com 50mL de água destilada recém fervida e transferiu-se quantitativamente para um balão volumétrico de 500mL, Lavou-se o béquer com pequenos volumes de água destilada, transferiu-se para o balão e finalmente completou-se o volume com água destilada recém fervida e homogeneizou-se, Após a preparação, juntou-se todas as soluções preparadas pelos diferentes grupos num béquer de 1L, para posteriormente realizar a padronização.[pic 1]

Padronização da solução de NaOH 0,1mol/L: Calculou-se a massa do biftalato de potássio necessária para reagir completamente com 25mL da solução de NaOH 0,1mol/L, Pesou-se numa balança analítica exatamente a massa calculada e transferiu-se quantitativamente para um erlenmeyer de 250mL, Mediu-se em uma proveta de 50mL de água destilada fria e recém fervida e transferiu-se para o erlenmeyer, para dissolver completamente o biftalato de potássio, Adicionou-se duas gotas de fenolftaleína 1% e homogeneizou-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (285.8 Kb)   docx (374.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com