TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE 0,1 mol/L de NaOH

Por:   •  19/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal do Cariri

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)

Curso de Engenharia Civil

Laboratório de Química Geral para Engenharias

Micaelle Alexandre de Oliveira

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE 0,1 mol/L de NaOH

CEARÁ 2022

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        OBJETIVO        3

3.        MATERIAIS E METODOS        3

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        4

5.        CONCLUSÃO        8

Referências Bibliográficas        9

Anexo        10

  1. INTRODUÇÃO

As aulas dinâmicas com práticas expositivas e a realização de experimentos ajudam a aproximar a química vista na sala de aula do cotidiano dos alunos e a compreender o mundo, a humanidade e a natureza. A atividade laboratorial n°3 da disciplina Química baseou-se em preparar e padronizar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH).

Segundo a teoria de Arrhenius, bases são substâncias que, em meios aquosos, amplificam a concentração de íons hidróxidos, OH- (aq), na água. O hidróxido de sódio, NaOH, é um sólido iônico. Nele, a ligação não é entre átomos, mas entre os íons Na+ e OH. O nome hidróxido de sódio é a unificação das palavras ‘hidróxido de’, seguidas pelo nome do cátion de sódio (USBERCO J., SALVADOR E.,2006) .

 O NaOH, também conhecido popularmente como soda cáustica, é um hidróxido cáustico muito utilizado nas indústrias têxteis, de celulose e de papel, até mesmo no ramo alimentício. Em lares domésticos, a soda cáustica é amplamente consumida para desobstruir encanamentos e sumidouros devido ao seu alto poder de corrosão. Por sua propriedade alcalina, este composto é o oposto químico dos ácidos, logo ele consegue neutralizá-los. Esta reação de neutralizante resulta em água e sal. Outro exemplo de utilização desta solução são os lavadores de gases, que são aparelhos para o controle da poluição do ar, pois este sistema neutraliza as emissões de gases ácidos de chaminés, contribuindo para a diminuição da poluição (RUSSOMANNO, 2022).

Várias substâncias utilizadas em análise volumétrica não atendem às condições de padrão primária, devendo por esta razão, ocorrer uma padronização. A definição da quantidade de uma substância dissolvida em um solvente qualquer, pode ocorrer por titulação. Este procedimento se baseia na reação de uma solução de concentração desconhecida adicionado à solução de concentração conhecida na presença de uma substância que indica o término da reação, chamada de indicador (SKOOG,2006).

Após a reação entre a solução padrão e a substância ser finalizada, o indicador faz com que haja uma modificação visual de coloração do líquido que está sendo titulado. Ao padronizar uma solução determina-se a concentração real (DASILVA; SILVA, 2012).

  1. OBJETIVO

Preparar a solução de NaOH  0,1 mol/L e padronizar a solução preparada através da titulação utilizando biftalato ácido de potássio (KHC8H4O4) como padrão primário.

  1. MATERIAIS E METODOS

3.1 Materiais

  • Béquer
  • Hidróxido de sódio
  • Balança analítica
  • Pisseta com água destilada
  • Bastão de vidro
  • Balãovolumétrico de 100 mL
  • Biftalato de potássio
  • Fenolftaleína
  • Erlenmeyer
  • Bureta de 25 mL ou 50 mL
  • Suporte metálico com garras metálicas.

3.2 Procedimentos

3.2.1 Preparação da solução de NaOH 0,1 mol/L

  1. Inicialmente foi calculado a massa necessária de NaOH para preparar 100 ml de solução 0,100 mol/L de  NaOH.
  2. Após o material já aferido, foi adicionado uma pequena quantidade de água destilada apenas para dissolução da substância.
  3. Dissolvo o composto transferiu-se o mesmo para um balão volumétrico de capacidade de 100 ml e completado sua capacidade total com água destilada.
  4. A solução foi agitada a fim de homogeneizá-la.

3.2.2 Preparação 10 ml de biftalato de potássio 0,1 mol/L e Padronização da solução de NaOH

  1. Pesou-se a massa de biftalato de potássio e transferiu-a para um erlenmeyer de 125 ml e dissolvido com água em 10 ml. .
  2. Na preparação da bureta, a mesma foi previamente lavada com uma pequena quantidade da solução preparada anteriormente de NaOH e fixada firmemente no suporte com garras. Depois foi abastecida  sua capacidade com a solução de NaOH cuidadosamente a fim de evitar a criação de bolhas no seu interior.
  3. Adicionou-se a solução de biftalato de potássio preparada no erlenmeyer 2 gotas de fenolftaleína que atua como indicador de PH.
  4. Posicionado o  erlenmeyer abaixo da bureta e aberta a válvula lenta e gradual de gotejamento,  ao ponto que, conforme as gotas forem chegando a substância do erlenmeyer, o frasco seja agitado cuidadosamente com movimentos circulares.
  5. O gotejamento de NaOH ocorre até que a solução homogeneizada torne-se da cor rósea.
  6. Anotado o volume gasto de NaOH gasto durante o processo.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Resultados obtidos nos procedimentos

  1. Calculo da massa necessária de NaOH:

Somatório das massas molares de cada elemento químico:

Na

23

O

16

H

1

Total

40g/mol

Calculo da concentração teórica:

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Adaptando para 100 ml de solução:

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

A solução de NaOH absorve Ce forma o carbonato de sódio, resultando em:[pic 8]

[pic 9]

Cálculo da concentração real da solução. Sabe-se que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (394.1 Kb)   docx (950.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com