TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório em UBS

Por:   •  14/6/2021  •  Seminário  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

UNISA UNIVERSIDADE SANTO AMARO

CURSO DE FARMÁCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO UBS VILA NATAL

Prof.: Maria Eugenia Del Lland

MARCOS FERNANDES DOS SANTOS RA 3993752

 

                                                           São Paulo

2021

Sumário

PERÍODO DE ESTÁGIO        3

I.        INTRODUÇÃO        3

II. ESTRUTURA FÍSICA .        4

III.. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        5

IV.CONFERENCIA E ENTREGA DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS        5

V.CONFERENCIA E REGISTRO  EM  SISTEMA        6

VI.CONSIDERACOES FINAIS        6

REFERENCIAS:        7

PERÍODO DE ESTÁGIO

Inicio: 03/05/2021- Término: 24/05/2021

Carga Horária Exigida: 20 Horas.

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve alguns aspectos relacionados ao sistema Único de saúde (SUS) bem como papel do farmacêutico diante desse complexo sistema. Os enfoques principais foram relacionados à importância do profissional farmacêutico atuante no SUS, desde o gerenciamento da compra de medicamentos até o contato final com os usuários durante a dispensação.

O estágio curricular supervisionado obrigatório desenvolveu-se  na Farmácia da unidade básica de saúde, vila natal da cidade de são Paulo.

A farmácia básica atende paciente da região do vila natal e também bairros próximos.

Os medicamentos dispensados incluem aquelas da portaria 344/98(substância e medicamentos sujeito a controle especial) e medicamentos básicos de uso restrito.

Para ter acesso aos medicamentos, os usuários devem possuir cartão do SUS e apresentarem receituário médico ou odontológico emitidos nos serviços de saúde sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde ou conveniados a esta.

Assim, as principais funções desenvolvidas pela farmácia básica na sociedade e ampliar o acesso e garantir o uso racional de medicamentos, integra a assistência farmacêutica às demais políticas de saúde, otimizar os recursos financeiros existente e incorporar o farmacêutico na rede municipal de saúde.

Dessa forma, o estágio foi uma oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho, de forma a complementar e aperfeiçoar as competências sócio-profissionais através de uma ligação entre o sistema educativo e o contrato direito com atividades realizadas pelo Farmacêutico na Farmácia Básica.

  1. . ESTRUTURA FÍSICA .

[pic 1]

  1. . ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SEPARAÇÃO DE MEDICAMENTOS

A maioria dos estagiários que ingressam à farmácia tem como primeira atividade a separação de medicamentos, o Paciente acessa a Farmácia da (UBS )e apresenta a receita e cartão do SUS o estagiário de  farmácia que  separa os medicamentos de acordo com a receita do paciente,passa para técnico que confere em sistema se está liberado. Durante essa atividade, é necessário atenção às informações contidas na receita, como: nome do princípio ativo, quantidade a ser dispensada, e a (MG) do medicamento descrita na receita. Após a separação dos medicamentos pelo estagiário o técnico de farmácia e responsável em fazer o lançamento do medicamento em sistema faz a conferencia da quantidade separada, o medicamento e mg, tudo certo é feito registro em sistema da retirada do medicamento dando baixa e justificando a retirada desse medicamento em sistema, isso ajuda a manter o controle de estoque para pedir abastecimento dos medicamentos, essa operação e de responsabilidade do farmacêutico da unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (236.3 Kb)   docx (159 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com