TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório final de na Farmácia de Manipulação

Por:   •  22/12/2025  •  Relatório de pesquisa  •  3.776 Palavras (16 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 16

SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI

CURSO SUPERIOR DE FARMÁCIA

RELATÓRIO PARCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA II

LETICIA PANTOJA DE SOUZA

ANANINDEUA – 2024

SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI

CURSO SUPERIOR DE FARMÁCIA

LETICIA PANTOJA DE SOUZA

NEW FÓRMULA-

FARMACIA DE MANIPULAÇÃO HUMANA E VETERINARIA

KELY CAMPOS NAVEGANTES LIMA

Relatório apresentado como requisito parcial para a obtenção de créditos da Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Farmácia II do 9º período do curso de Farmácia da Uniasselvi-SC.

ANANINDEUA – 2024

DADOS DO ESTÁGIÁRIO

Aluno: Leticia Pantoja De Souza

Data de nascimento: 31.10.1997

Conclusão do curso:           Julho/2025

Endereço:Passagem João Luiz N°24

Fone: (91) 8707 – 4989

Curso: Fármacia

Endereço: Rod. BR 316 Km 08 3610

Bairro: Centro

Cidade: Ananindeua

CEP: 67033 - 000

Fone: (91) 98462 - 5725

Dados Do Estágio

 Razão Social: New Formula Farmacia Manipulação LTDA

Nome Fantasia: New Fórmula

Endereço: Travessa Benjamin Constant N°1560

Bairro: Nazaré

Cidade: Belém

Data de fundação:  19/05/2020

Natureza: Juridica

Área de atuação da empresa: Área da Saúde

 Número de empregados: 10

Período de estágio: 24/09/2024 á 07/11/2024

Representante legal da empresa: André Luiz Dias de Freitas – Sócio-Administrador, Camila Para Rodrigues - Sócio

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        1
  2. OBJETIVOS        X
  1. OBJETIVO GERAL        X
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        X
  1. DESENVOLVIMENTO        X
  1. INSTALAÇÕES DA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO/INDUSTRIA FARMACÊUTICA..............................................................................................….X

  1. QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES...........................................................X
  2. AQUISIÇÃO, RECEBIMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE DE MATERIAIS......................................................................….……………………...X

  3. TRATAMENTO DA ÁGUA PARA FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO E/OU INDUSTRIAS....................................................................….……………………...X

  4. DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)........................................................................................................................X

REFERÊNCIAS ..        .X

ANEXOS        ..X

        

        

1 INTRODUÇÃO

Na pré-historia as doenças eram associadas a fatores fisicos e espirituais, o que cabia na epoca a xamãs e curandeiros desenvolverem formulas para tratar as doenças, no passado o ser humano ja explorava recursos naturais da natureza no processo de obter uma cura para seus males. (BALDIN, 2020; BONFANTI, 2007).

No inicio do Brasil colonia a farmacia era pouco desenvolvida. A busca por rémedios para combater as doenças era incessante,o acesso aos medicamentos so acontecia quando as expedições portuguesas vinham de portugal, no entanto, os navios eram saqueados por piratas antes de chegassem ao destino, com isso, os portugueses perceberam que no Brasil havia uma grande variedade de produtos naturais o qual poderiam ser utilizadas para o tratamento de doenças e decidiram que os remedios apartir de então seriam produzidos na propria colonia. Assim, quando alguém adoecia e precisava de uma consulta os boticarios iam até a casa do paciente e eles próprios faziam o diaguinóstico, receitavam e administravam o medicamento aquele paciente.

A maioria das drogas eram de origem natural (vegetal, mineral e animal), recursos que eram obtidos pela natureza, o que fazia com que muitos tivessem acesso a essas drogas vegetais, pois haviam jardins para cultivo e preparo propío de amostras em pó, extratos e insumos. (BALDIN, 2020; BONFANTI, 2007)

O primeiro boticario no pais foi Diogo de Castro, trazido por Thomé de Souza, na época era governador, e devido a um decreto da coroa portuguesa as expedições so seriam aprovadas se houvesse abordo um tripulante com medicamentos, sendo assim todas as expedições apartir dali haveria um boticario abordo. (BALDIN, 2020; DE FARMACIA, 2020).

          Por meio de missões, os primeiros jesuitas adquiriram o conhecimento de pajés e curandeiros, para o desenvolvimento e manipulação de novas drogas, as primeiras farmácias e boticarios foram construidas por padres jesuitas em colegios, a demanda pela procura de remedios e consultas era grande e incessante, não havia distinção entre médicos, farmacêuticos e boticarios.(BALDIN, 2020; BONFANTI, 2007).

         As boticas tornaram-se autorizadas no brasil em 1640 para comércio, a troca de nomenclatura de botica para farmácia ocorreu em 1857, pelo decreto N°20.55. E em 1162 houve a separação da medicina e da farmácia. (BALDIN, 2020).

        A farmácia magistral antes do aparecimento da industria farmacêutica por volta de 1950, era muito popular, por um breve periodo ela foi deixada de lado resurgindo assim no pais após 1980. A farmácia magistral indica uma farmácia de manipulação, os estabelicimentos que são responsabilizados pela elaboração especifica das formulas são chamados de farmacias magistrais ou farmácias de manipulção. (SABADINI, 2023).

       No brasil há em torno de 8.381 mil farmácias magistrais, com salarios bem remunerados, com uma faixa de 17% a 21% do faturamento da massa salarial do setor. Hoje contamos com cerca de 8.700 mil farmácias de manipulação no Brasil. (DE FARMACIA, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com