TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre processo de obtenção de sabão

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE QUÍMICA

INSTITUTO DE QUÍMICA ORGÂNICA

QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II

RELATÓRIO SOBRE O PROCESSO DE OBTENÇÃO DE SABÃO

CAROLINA DE OLIVEIRA BATISTA CARVALHO – DRE: 113059548

PROFESSOR: LUIZ NELSON LOPES

RIO DE JANEIRO

2015

  1. Introdução

O sabão é sintetizado através de uma reação de saponificação sob aquecimento utilizando o éster - proveniente da gordura de coco -, hidróxido de sódio e etanol como reagentes.  Desta forma, o objetivo desta prática confere na obtenção do sabão através desse processo de síntese.

Reação 1:

[pic 1]

Reação 1: Reação geral da formação do sabão.

  1. Materiais e Métodos

Materiais:

Becher, bastão de vidro, proveta, balão de 125mL

Aparelhagem: haste de ferro, bico de Bunsen, garras e mufas, balão de 125mL, condensador de bolas, aro, tela de amianto e mangueiras.

Reagentes: hidróxido de sódio, etanol, gordura de coco e ácido esteárico.

Método:

Em um becher, foi pesado 1,5g de hidróxido de sódio (NaOH) e adicionou-se 6mL de água destilada agitando com o auxílio de um bastão de vidro até uma solução homogênea. Posteriormente, foi adicionado 10mL de etanol a esta mistura.

Com o auxílio de um funil de vidro, esta solução foi adicionada a um balão de 125mL contendo gordura de coco e ácido esteárico.

 Após este procedimento, o balão foi conectado a um condensador de bolas e aquecido com bico de Bunsen. Após a solução entrar em refluxo, esta foi mantida por 30min. O condensador de bolas, as garras e mufas foram presos a um suporte de ferro. Abaixo do balão, foi colocada uma tela de amianto apoiado sobre um aro.

Após 30 minutos, o balão foi retirado do sistema e imediatamente, foi adicionado 2,5mL de glicerina agitando com movimentos leves. Também foram introduzidos nesta mistura, corante de coloração marrom e essência de baunilha. Posteriormente, esta mistura foi colocada em formas variadas e foi mantida em repouso por 15 minutos. Após este procedimento, retirou-se o sabão da forma.

  1. Resultados e Discussão

A obtenção do sabão é baseada em uma reação de saponificação utilizando o hidróxido de sódio e álcool como reagentes. A reação de saponificação, também conhecida como hidrólise alcalina, ocorre quando um éster (proveniente de um ácido graxo) em solução aquosa de base inorgânica, sob aquecimento, origina um sal orgânico (sabão) e álcool.

A reação de saponificação ocorre através do ataque nucleofílico do grupo –[OH] pertencente à base (NaOH) sobre o carbono carbonílico do éster, consistindo na etapa lenta. Após essa reação, há uma instabilidade da molécula promovendo o rearranjo molecular que permite, assim, a formação de uma estrutura mais estável. Desta forma, ocorrerá a eliminação de três grupos alcoóis (glicerol) e a produção de três ácidos graxos desprotonados. Estes ácidos graxos atrairão os íons de sódio formando o sabão (Figura 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com