TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Ciclo de Assistência Farmacêutica No Âmbito Hospitalar

Por:   •  7/9/2020  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Ciclo de Assistência Farmacêutica No Âmbito Hospitalar

O ciclo da assistência farmacêutica é uma das etapas importantes em uma farmácia hospitalar, pois implicar em promover a articulação necessária dos vários componentes relacionados a oferta de medicamentos e compreendem: em seleção, padronização, aquisição, armazenamento e distribuição, bem como, a farmácia clínica e a atenção farmacêutica. A farmácia hospitalar deve desenvolver ações assistenciais que contribuam para a qualidade e racionalidade do processo de utilização dos medicamentos e para a humanização da atenção ao usuário, sendo assim, as ações do farmacêutico hospitalar devem ser registradas com o objetivo de também contribuir para a avaliação do impacto dessas ações na promoção do uso seguro e racional de medicamentos e de outros produtos para a saúde (MS, 2010).

A seleção de medicamento é processo dinâmico, continuo, participativo e multidisciplinar, que assegura ao hospital o acesso aos produtos mais necessários, através da adoção de critérios de eficácia, segurança, qualidade e custo e da promoção e da utilização racional destes fármacos (FERRACINE, 2010). A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), além de ajudar no processo de seleção, participa da formulação de diretrizes para a seleção, implementação da relação de medicamentos, prescrição, aquisição, distribuição e uso de medicamentos (SFORSIN et al., 2012; CIPRIANO et al., 2011). A seleção de medicamento constitui do ponto de partida do ciclo da assistência farmacêutica e poderá ser considerada um processo dinâmico e continuo, multidisciplinar e participativo. É um processo de escolha que visa a elaboração de uma relação de medicamentos essências, levando em consideração a necessidade, a eficácia, o benefício/risco e o benefício/custo (JUNIOR e MARQUES, 2012).

A padronização facilita os processos de aquisição, armazenamento, distribuição e gerenciamento do estoque, pois racionaliza a quantidade de itens. Padronização de medicamentos: a programação deve ser fundamentada na Padronização de Medicamentos, uma vez que o corpo clínico da instituição vai desenvolver seus trabalhos baseado nela. A programação é uma estimativa das quantidades a serem adquiridas pela farmácia para atender uma determinada demanda do serviço, em um período de tempo definido, influenciando diretamente no abastecimento e no acesso ao medicamento. Essa atividade é associada ao planejamento, evitando compras e perdas desnecessárias para unidade hospitalar (JUNIOR e MARQUES, 2012). É uma etapa imprescindível do ciclo da Assistência e se faz necessário dispor de dados consistentes sobre o consumo de medicamentos, a oferta e demanda de serviços na área de saúde, bem como, recursos humanos capacitados e a disponibilidade financeira para a execução da programação (MS, 2002). A programação representa uma atividade chave e sua execução da programação, para que a estimativa reflita a real necessidade, a disponibilidade e a utilização de dados referentes aos produtos a serem adquiridos são de grande valor (TUMA et al, 2009).

A aquisição de medicamentos consiste num conjunto de procedimentos pelos quais se efetivam o processo de compras dos medicamentos, estabelecidos pela programação (JUNIOR e MARQUES, 2012). Durante o processo de aquisição, deve considerar alguns fatores para atender a requisitos, tais como: pessoal qualificado e com conhecimentos específicos na área; existência de uma seleção e programação de medicamentos; cadastro de fornecedores; manual de especificações técnicas dos produtos; eficiente sistema de informações e gestão dos estoques, que permita informar em tempo oportuno o histórico da movimentação dos estoques e os níveis de estoques (mínimo, máximo, ponto de reposição, dados de consumo e demanda de cada produto); definição do cronograma de compras: mensal, trimestral, semestral ou anual, com entrega programada e avaliação do processo de aquisição, considerando, também, a área física e condições técnicas adequadas à armazenagem dos medicamentos a serem adquiridos (Ministério da Saúde, 2002).

Armazenamento O armazenamento é a etapa do ciclo de assistência farmacêutica, que tem como objetivo assegurar a qualidade dos medicamentos e outros insumos, através de condições adequadas de estocagem. Essa atividade deve ser planejada com proposito de identificar a localização adequada dos pontos de estocagem, capacidade de armazenamento do local, assim como as instalações, equipamentos e o layout (FERRACINE, 2010). Todos produtos deve ser armazenado obedecendo técnicas ideias de luz, temperatura e umidade, devem ser disposto de forma que garanta inviolabilidade, características físico-química, observação de prazo de validade, como manutenção da qualidade dos produtos. Um excelente armazenamento é um fator importante em todo processo da assistência farmacêutica hospitalar, gerando redução de custo, manutenção do tratamento do paciente e organização nas diversas atividades da farmácia (MS, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com