TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Proposição Curricular 2 ciclo PBH

Por:   •  9/5/2018  •  Resenha  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual de Minas Gerais

Aline de Oliveira Amorim

Isaac Cesar de Oliveira

Roberta Kelly Guedes Fortes

Proposição curricular para o Ensino Fundamental da RME-BH da

Educação Física – 2° Ciclo

Trabalho apresentado à disciplina de Educação Física e Construção Curricular, do curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Estadual de Minas Gerais/ UEMG

Professor: Samuel Santos

Ibirité

2018

Proposição curricular para o Ensino Fundamental da RME-BH da Educação Física – 2° Ciclo

As proposições são um texto preliminar que apresenta reflexões sobre o currículo a ser desenvolvido nos três Ciclos do Ensino Fundamental da RME/BH. Foi produzido coletivamente pela Rede de Formação com interlocuções com vários profissionais da RME/BH e consultores das diversas disciplinas, refletindo sobre as questões fundamentais para educação e o currículo. O documento é uma revisitação da proposta da Escola Plural inserindo reflexões sobre metodologias de ensino e uma relação de capacidades a serem desenvolvidas na escola sobre conteúdos disciplinares. Dentro das reflexões propostas, a avaliação é desafio a partir do momento em que são feitos questionamentos do tipo: “Como avaliar o desenvolvimento das capacidades/habilidades? Como registrar o diagnóstico das avaliações? Como desenvolver essas Proposições Curriculares considerando o estágio de desenvolvimento do estudante dentro do Ciclo?” (PCRME/BH, 2009, p. 09)

Organizar a escola por ciclos significa encarar o aluno como um ser que passa por fases de desenvolvimento que possibilitam experiências de vida próprias da etapa e que, por sua vez, estão relacionadas às possibilidades fisiológicas e psicológicas dos alunos. É por isso que o olhar pedagógico, nessa forma de organizar a escola, desloca-se dos métodos e técnicas de transmissão e assimilação de conteúdos sequenciados, para o aluno como um sujeito em desenvolvimento e para a relação desse sujeito “com o conhecimento e com a sua capacidade de significar estes conhecimentos.

O desenvolvimento humano baseia-se nas interações sociais e na socialização. A Escola Plural visa dar centralidade aos alunos, considerando suas particularidades, entretanto isso virá de acordo com a observação do professor.

Para nortear o desenvolvimento do documento, os autores tentam responder as seguintes proposições: É possível construir um currículo para o 2° ciclo RME-BH que esteja de acordo com as especificidades da Educação Física e as características da Escola Plural? A pré-adolescência, que diz respeito ao 2° ciclo, é marcada pela construção da identidade e mudanças sociais e culturais. Porém ainda é necessário dar continuidade a alfabetização e letramento já vistos, no 1° ciclo, porém de forma aprimorada – abordando agora o contexto social e cultural do discente.

Esse processo de mudança de organização curricular leva os professores a refletirem sobre a Educação Física Escolar, lançando novos focos sobre a mesma principalmente sobre o aspecto da inclusão. Nas aulas de Educação Física, é possível identificar diversas identidades e possibilidades humanas. No caso dos alunos com deficiência, é fundamental respeitar e entender suas limitações ao mesmo tempo em que devemos entender que somos iguais no sentido de existência humana. Sendo assim as atividades práticas serão diferentes. Os professores tinham oportunidade de aprender com os alunos e com o rumo que a educação tomava de acordo com o que observava em sala e com o decorrer do processo educativo.

As especificidades da Educação Física nesse contexto devem focar nessa construção e em como poderá contribuir para que cada aluno tenha uma experiência única com a atividade, com seu corpo e com os demais colegas e em como se construirá a identidade e autonomia nesse ciclo, uma vez que a construção da identidade, autonomia e interações sociais será oriunda desse fator. Os jogos, brinquedos e brincadeiras, as danças, os esportes, as ginásticas e as lutas são construções humanas, sistematizadas e organizadas ao decorrer do tempo, que se transformaram em práticas sociais e culturais. Portanto a Educação Física pode contribuir para a socialização dos alunos, porém não se deve pensar nessa disciplina como a única que desempenha esse papel, mesmo que socialização seja um dos princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com