TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: O Ciclo da Revolução Burguesa

Por:   •  17/7/2016  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo n° 2

Ianni, Octavio: O Ciclo da Revolução Burguesa 2° Edição. Petrópolis. Vozes 1985

        O texto inicia-se relatando o moderado desenvolvimento democrático brasileiro em que a sociedade estava passando em 1945 – 1964. Mesmo com as instituições jurídico-políticas da ditadura do Estado Novo (1937-45), que beneficiavam o governo burguês dominador, que foram reaproveitadas, não impediram o progresso do crescimento democrático onde os autores deste avanço eram operários urbanos e rurais, camponeses, empregados, intelectuais, estudantes, onde os mesmo alargaram as ações políticas, sócias e culturais no que diz respeito à democracia, porém a aparição de movimentos antidemocráticos era comum de acordo com Ianni, onde as manifestações do trabalhador eram freadas de forma violenta. Em 1947 o Partido Comunista do Brasil – PCB teve seu registro cassado pelo General Eurico Gaspar Dutra, e consequentemente os agentes políticos com vínculo a este partido, tiveram seu mandato cassado também.

        Acontecimentos como estes citados anteriormente nos mostram como a classe trabalhadora teve sua voz calada através de repressão, Ianni diz que atitudes como de cassar o registro do PCB, tinham influencias de um discurso anti-soviético. Toda essa repressão da classe operária, camponeses, empregados estudantes e outros grupos sociais, apenas consolidava a burguesia e atendia aos interesses do capital.

        A Instrução 113 da SUMOC, que impulsionou e abriu portas para empresas internacionais e o plano de Metas (conjunto de 31 metas) criado em 1952 no governo de Juscelino Kubitschek que consistia no subdesenvolvimento brasileiro por meio do famoso 50 anos em 5, desempenhavam um papel importantíssimo nos interesses do capital privado nacional e internacional. Tais poderes políticos antidemocráticos fortaleciam-se cada vez mais com o passar do tempo.

        O avanço da democracia brasileira tem forte ligação com o populismo, tal movimento perdurou por certos anos na política brasileira neste contexto histórico no qual estamos analisando, e foi um fator muito importante para as conquistas democráticas no Brasil. Ianni faz um voo panorâmico sobre os partidos daquela época e suas influencias, populistas ou não e com quais classes sociais o compromisso dos partidos era maior. Dentre os partidos citados por ele, destaca-se PSD, PTB, UDN e PCB e faz também uma breve descrição sobre a união do PSB e PTB e qual foi a finalidade desta aliança.

        Com o passar dos anos o povo começa a crescer politicamente e por conta deste ascenso que se da o golpe de 31 de março de 1964. Como diz Ianni “a ditadura bloqueou e destruiu amplamente as conquistas democráticas que se vinham realizando no país desde a derrubada da ditadura do Estado Novo (1937-1945)” esta ditadura assegurou o poder de volta às mãos da burguesia.

Durante o mandato populista, tal governo foi marcado por uma crise hegemonia. Dulci (1986, p.25),

O Estado Populista nasceu em circunstâncias especiais. A crise do capitalismo internacional, desencadeada em 1929, levou ao colapso o modelo agro-exportador em que estava fundamentada de maneira estrita a economia brasileira, arrastando consigo a estrutura oligárquica de dominação política que lhe correspondia. A Revolução de 1930, sobrevindo imediatamente, foi a manifestação histórica desse processo de crise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com