TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DOS TÓPICOS 7 E 8: ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E AUDITORIA HOSPITALAR

Por:   •  3/12/2020  •  Resenha  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DOS TÓPICOS 7 E 8: ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E AUDITORIA HOSPITALAR

A acreditação hospitalar ela é apresentada como um método para ordenar as instituições hospitalares assim avaliando a educação e trabalho dos profissionais, e onde observa-se por meio da avaliação a qualidade de assistência ofertada por meio de padrões previamente estabelecidos e como são utilizados os recursos institucionais para estabelecer uma boa assistência. Os padrões são adotados internacionalmente e contribuem para as orientações que devem ser consideradas pela organização, sempre visando à melhoria de seu desempenho integral.

A acreditação é feita de forma voluntária pelas entidades de saúde, que pretendem atestar seu trabalho de forma coerente com as regras e com o padrão exigido internacionalmente para a qualidade. Assim, possuindo um caráter educativo, buscando a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle, e sim como certificação. Essa certificação da área hospitalar é importante, pois um hospital ou laboratório acreditado tem maior credibilidade diante os profissionais e os concorrentes. Na acreditação a empresa é avaliada como um todo e não isoladamente, por setores ou departamentos.

Existe-se a Organização Nacional de Acreditação (ONA), fundada por entidades públicas e privadas, em 1999, de forma diretamente relacionada às mudanças instauradas pela Constituição de 1988, que definiu a saúde como um direito de todo cidadão. Nos anos 1990, era forte o apelo para que as instituições de modo geral, principalmente as organizações de saúde e governos, começassem a se preocupar com a avaliação dos serviços que eram oferecidos à população

Esta ONA apresenta detalhes dos processos administrativos e seus atributos mínimos, como liderança, administração, garantia de qualidade, organização da assistência, atenção ao paciente/ cliente e diagnósticos, sendo assim como parâmetro para atestar a qualidade do funcionamento de um estabelecimento assistencial de saúde; assim causando um impacto positivo que a acreditação causa no corpo funcional e nos clientes das instituições de saúde. Entre uma gama bem completa de critérios para acreditação, estão: Infraestrutura do ambiente assistencial; Direitos do paciente; Tratamento do paciente; Prontuários; Manutenção de equipamentos; Treinamento dos recursos humanos; Gerenciamento de catástrofes; Controle de infecção hospitalar etc. Ainda assim existe-se os níveis de acreditação da ONA que podem ser: Acreditado; acreditado pleno; acreditado com excelência.

O processo de acreditação é composto pelas seguintes etapas: Apresentação da metodologia e do manual de padrões da acreditação; Sensibilização das lideranças do hospital; Constituição do grupo facilitador; Elaboração e desenvolvimento do programa de educação do hospital; Autoavaliação; Pesquisa de opinião de paciente e funcionário; Preparação do hospital para avaliação; Avaliação baseada em padrões da acreditação sem pontuação; Discussão do relatório e recomendações; Elaboração do plano de ações para busca de conformidade com os padrões; Implementação das ações corretivas; Avaliação baseada em vários padrões de acreditação com pontuação; Continuidade das ações corretivas (caso necessário); Avaliação para acreditação.

Apresentam-se como vantagens da acreditação: Segurança para os pacientes e profissionais; Qualidade da assistência; Construção de equipe e melhoria contínua; Útil instrumento de gerenciamento; Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira; O caminho para melhoria contínua.

Abordando sobre Auditoria trata‑se de uma revisão das informações prestadas pelas empresas acerca dos números obtidos em suas operações, como compras, lucros, e pagamentos de impostos, e sua documentação oficial, como demonstrações financeiras e registros, que é efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A auditoria age para identificar deficiências nos sistemas de controle interno e financeiro, assim podendo também apresentar recomendações para melhorá‑los. As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para o que são utilizadas e dos relatórios que se espera receber dos auditores. Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos: Auditoria financeira; Auditoria de cumprimento; Auditoria operacional.

Dentro da auditoria hospitalar tem-se que é o processo de análise feita pelos profissionais responsáveis, os auditores geralmente são médicos ou enfermeiros, que conferem a conta ou procedimento aplicado, para corrigir falhas ou perdas e com o objetivo de elevar os padrões técnicos e administrativos, levando a melhores condições de prestação de serviços nos hospitais e também no atendimento às pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com