TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE SEGURANÇA E TÉCNICAS DE LABORATÓRIO

Por:   •  27/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO SOBRE SEGURANÇA E TÉCNICAS DE LABORATÓRIO

Este trabalho tem como objetivo esclarecer sobre segurança no laboratório para tornar o trabalho prático mais seguro e eficiente. Serão abordados: Procedimentos especiais no manuseio e estocagem de líquidos inflamáveis, substâncias corrosivas, substâncias oxidantes e substâncias químicas altamente reativas.

BELO HORIZONTE

2020

SUMÁRIO

  1. Introdução……………………………………………………………………… 3
    1.1 Indicadores Visuais de Risco……………………………………………..4
  2. Líquidos Inflamáveis……………………..……………………..…………….. 6
    2.1 Manuseio e Estocagem……..……………..……………..……………….7
  3. Substâncias Corrosivas……………………..……………………..………….9
    3.1 Manuseio e Estocagem……..……………..……………..……………..10
  4. Substâncias Oxidantes……………………..……………………..…………11
    4.1 Manuseio e Estocagem……..……………..……………..……………..12
  5. Substâncias Químicas Altamente Reativas……………………..………...13
    5.1 Manuseio e Estocagem……..……………..……………..……………..13
  6. Considerações Finais……..……………..………..……………..…………..14
  7. Referências Bibliográficas……..……………..………..……………..……..15

INTRODUÇÃO

As Normas de Segurança determinam os requisitos básicos para a proteção da vida e da propriedade nas dependências da instituição, onde são manuseados produtos químicos e equipamentos. Essas normas devem ser aplicadas a todas as pessoas inclusive àquelas que não estejam ligadas ao mesmo, mas que tenham acesso ou permanência autorizada às suas dependências.

No geral, independentemente da natureza das substância, há certos procedimentos de segurança que devem ser seguidos em um laboratório de química. Alguns deles são:

  • Usar calçados fechados, jaleco de mangas compridas, óculos de segurança e outros EPIs apropriados (como luvas, protetores faciais, máscaras contra gases e pós, etc).
  • Não usar roupas de tecido sintético facilmente inflamável;
  • Usar os cabelos presos;
  • Não levar as mãos ao rosto ou olhos enquanto trabalhando com produtos químicos;
  • Não usar lentes de contato em laboratório;
  • Planeje o trabalho a ser realizado com bastante atenção;

    Conheça as periculosidades dos produtos químicos manuseados;
  • Verificar as condições da aparelhagem antes de utilizá-las;
  • Manter a bancada limpa e organizada;
  • Rotular os reagentes ou soluções preparadas e as amostras coletadas;
  • Evitar descarte de produtos nas pias do laboratório;
  • Verificar se os equipamentos de segurança como extintores de incêndio, chuveiros de emergência, lavador de olhos, etc, estão ao alcance de todos.

Em caso de derramamento de produtos tóxicos, inflamáveis ou corrosivos, tomar as seguintes precauções:

a) Parar o trabalho, isolando na medida do possível a área.
b) Advertir pessoas próximas sobre o ocorrido.
c) Só efetuar a limpeza após consultar a ficha de emergência do produto.
d) Alertar o gerente do laboratório ou seu orientador.
e) No caso do envolvimento de pessoas, lavar o local atingido (se necessário, fazer uso do chuveiro de emergência e lava-olhos com água corrente e procurar o serviço médico
.

INDICADORES VISUAIS DE RISCO

Para uma melhor orientação sobre os possíveis riscos associados ao manuseio estocagem de determinadas substâncias químicas, alguns símbolos são importantes alertas ilustrativos para indicar o caráter e natureza da substância em si, conforme demonstra a figura abaixo:

[pic 1]
(Fonte:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPACT-2010/13146/1/folder-seg-prod-quim.pdf)

Para que se tenha uma ideia sobre o risco representado pela substância ali contida a partir de um simples relance, é utilizado também o diagrama de Hommel, mundialmente conhecido pelo código NFPA 704 — mas também conhecido como diamante do perigo ou diamante de risco —, o qual utiliza de uma simbologia empregada pela Associação Nacional para Proteção contra Incêndios, dos Estados Unidos. Nela, são utilizados losangos que expressam tipos de risco em graus que variam de 0 a 4, cada qual especificado por uma cor (branco, azul, amarelo e vermelho), que representam, respectivamente, riscos específicos, risco à saúde, reatividade e inflamabilidade, conforme ilustra a imagem abaixo:



[pic 2]

(Fonte:https://iusnatura.com.br/diamante-de-hommel/)

LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS

        A principal referência para caracterizar um líquido como inflamável é o ponto de fulgor (PF). O PF ou flash point é a temperatura no qual um líquido fornece vapor suficiente para formar uma mistura inflamável quando uma fonte de ignição está presente, como faíscas e chamas abertas, embora essa fonte não se mantenha.

Esta categoria engloba por definição, os líquidos, mistura de líquidos ou líquidos contendo sólidos em solução ou em suspensão, que possam produzir vapores inflamáveis a temperaturas de até 60,5º C em teste de vaso fechado, ou de até 65,6º em teste de vaso aberto. Via de regra, as substâncias inflamáveis são de origem orgânica, como por exemplo hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos e cetonas, entre outros. Esses produtos entram em combustão com mais facilidade, assim como acetileno, solvente, gasolina, benzeno, detergentes sintéticos.

Dentro da classe dos inflamáveis, há uma subdivisão que consiste em líquidos inflamáveis com ponto de fulgor abaixo de 37,7ºC, que são classificados como líquido combustível de Classe I. Quando o ponto de fulgor for superior a 37,7ºC, ele se classifica como líquido combustível da Classe II. Assim como no caso dos combustíveis, os tanques para armazenagem de líquidos inflamáveis serão constituídos de aço ou concreto, a menos que a característica do líquido requeira material especial.[pic 3]

Considerando a temperatura ambiente numa região de 25º C e ocorrendo um vazamento de um produto com ponto de fulgor de 15º C, significa que o produto nessas condições está liberando vapores inflamáveis, bastando apenas uma fonte de ignição para que haja a ocorrência de um incêndio ou de uma explosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com