TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conjuntivo Frouxo

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera Campo Limpo

Tecido Conjuntivo Frouxo

Adriana Trindade Meireles Ramos Ra: 1577149734

Ari Mauricio França Junior Ra: 1596841216

Bianca Marques Camargo Ra: 1577142127

Cibele Mendes da Cunha Ra: 9930015357

Dilly Nascimento Silva Ra: 2485703341

Marinalva Idemar de Oliveira Ra: 1587939893

Noemi Mendes P. da Silva Ra: 1575159270

Tatiane Oliveira Gomes Ra: 2485698415

Valeria Reis Ferreira Ra: 1584949393

São Paulo

2016


SUMÁRIO

Introdução .............................................................................................................. 3

1.  Fibras do tecido conjuntivo................................................................................ 4

1.1 Componentes fibrosos .................................................................................. 4

1.2. Fibra de colágeno ........................................................................................ 4

1.3. Fibras reticulares.......................................................................................... 4

1.4. Fibras elásticas ............................................................................................ 4

2.  Substância Fundamental do Tecido Conjuntivo ................................................ 5

3.  Aplicação médica .............................................................................................. 5

4.  Macrófagos........................................................................................................ 5

5.  Mastócitos ......................................................................................................... 6

6.  Neutrófilos ......................................................................................................... 6

7.  Células adiposas ............................................................................................... 6

8. Tecido Conjuntivo Frouxo.................................................................................. 6

CLASSIFICAÇÃO DOS TECIDOS CONNJUNTIVOS ............................................ 7

Bibliografia.............................................................................................................. 8


Introdução

O tecido conjuntivo é responsável pela formação e manutenção da forma do corpo. Essa função é possível graças a um conjunto de moléculas, que liga as células e órgãos, dando suporte ao corpo, portanto. Essa estrutura é chamada de matriz extracelular.

Ela é o principal constituinte do tecido conjuntivo. São formadas por diferentes combinações de proteínas fibrosas e substância fundamental. As fibras são, em sua maioria, constituídas de colágeno. Mas também está presente nas trabéculas e paredes que existem dentro de vários órgãos, e no sistema elástico que possibilita resistência ou elasticidade ao tecido. Já a substância fundamental é formada por um complexo viscoso e extremamente hidrofílico de macromoléculas, glicosaminoglicanos e proteoglicanos, e por glicoproteínas multiadesivas, laminina, fibronectina, dentre  outras,  que  se  conectam  a  integrinas,  que  são  proteínas receptoras, encontradas na superfície de células assim como em outros componentes da matriz, fornecendo a ela rigidez.

O tecido conjuntivo além de ter um importante papel estrutural, possui grande variedade de moléculas com funções biológicas de relevância, como reserva para fatores diversos de crescimento, responsáveis pelo controle de proliferação e diferenciação celular.

A diversidade na estrutura, função e nas doenças deste tecido é consequência da enorme variedade em sua composição e na quantidade de seus três componentes: células, fibras e substância fundamental.

Desta forma, existe uma grande variedade de tecidos conjuntivos formados por estes componentes. Um deles é o tecido conjuntivo propriamente dito, que se divide em tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso, que será o tratado neste trabalho.


1.  Fibras do tecido conjuntivo

1.1  Componentes fibrosos:  nos  tecidos  conjuntivos  são  encontradas proteínas que se polimerizam, formando estruturas muito alongadas, e suas propriedades morfológicas caracterizam as funções dos tecidos. São produzidas pelos fibroblastos e podem ser de três tipos fibras de colágeno, reticulares e elásticos:

1.2. Fibra de colágeno: é  a  proteína  mais  abundante  no  organismo, constituindo cerca de 30% do seu peso seco de um ser humano. Essa família de proteínas é sintetizada por diferentes tipos celulares, e apresentam composição química, características morfológicas, distribuição, funções e patologias distintas, sendo formadas atualmente por mais tipos geneticamente diferentes.

São grossas e resistentes, distendendo-se pouco quando tensionadas. As fibras colágenas presentes na derme conferem resistência a nossa pele, evitando que ela se rasgue, quando esticada.

1.3.  Fibras reticulares: são  fibras  delicadas,  dispostas  em  rede.  São encontradas abundantemente nas tramas internas de numerosos órgãos, como o baço e os gânglios linfáticos. Também são encontradas nas cápsulas externas dos órgãos.

1.4. Fibras elásticas: são longos fios de uma proteína chamada elastina. Elas conferem elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, completando a resistência das fibras colágenas. Quando você puxa e solta à pele da parte de cima da mão, são as fibras elásticas que rapidamente devolvem à pele sua forma original. A perda da elasticidade da pele, que ocorre com o envelhecimento, deve-se ao fato de as fibras colágenas irem, com a idade, se unindo umas às outras, tornando o tecido conjuntivo mais rígido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com