TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Produção Textual Interdisciplinar em Grupo

Por:   •  5/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

NOMES DOS ALUNOS POR ORDEM ALFABÉTICA

Produção textual Interdiciplinar em grupo

[pic 3]

CIDADE

2018

NOME DOS ALUNOS POR ORDEM ALFABÉTICA

Produção textual Interdiciplinar em grupo

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação e da Aprendizagem Ética, Política e Cidadania Políticas Públicas da Educação Básica Educação e Diversidade Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem

                                                                        Professores: Maria Luzia Silva Mariano

                                                                        Mayra Campos Frâncica dos Santos

        Natália Gomes dos Santos

        Márcio Gutuzo Saviani

Natália da Silvia Bugança                                                            Tutora eletrônica: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

Tutora de sala:

[pic 4]

CIDADE

2018

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

4 REFERÊNCIAS        15

*** NO FINAL DO TRABALHO, APAGUE TODAS AS INFORMAÇÕES EM VERDE E VERMELHO***

INTRODUÇÃO                                                                      

(1 página)

Apresentação da importância do direito à educação e o objetivo de aprendizagem da produção textual em grupo. (Mínimo 1 página)

Na introdução, deve ser apresentada a ideia central do trabalho, exposta de modo claro, objetivo e preciso.

Deverá ser apresentada a relevância do tema relatado, bem como a contribuição para a solução de problemas, isto é, a justificativa para o desenvolvimento do trabalho.  

É aconselhável que a introdução seja elabora somente após a conclusão do texto. Desta forma, você conseguirá descrever exatamente o que foi feito em todo trabalho

 2. DESENVOLVIMENTO

3 A 4 PÁGINAS

O desenvolvimento é a parte principal do trabalho.  

No desenvolvimento, você demonstra que dá conta do tema: aprofunda conceitos, defende ideias e também apresenta ideias de outros autores. Será o momento da revisão bibliográfica e da apresentação, se necessário, das citações, conforme normas da ABNT NBR 10520 – para citações em documentos.  

Aqui, devem ser contemplados os itens de pesquisa relacionados nas orientações.

  1. O que devemos fazer?

Elaboração de um texto entre 3 a 4 páginas que atenda a proposta solicitada para os professores na Situação Problema

  1. Situação-problema:

Situação-problema:

A coordenadora Vitória iniciou a reunião relatando os questionamentos que Bruno fez sobre a reportagem e apresenta como aquela conversa mobilizou e ressignificou o modo de pensar as práticas pedagógicas realizadas na escola. Desta forma, Vitória relata: – A conversa com Bruno me fez pensar no nosso papel como educadores e no impacto do nosso trabalho na vida dos nossos alunos. Quando estávamos na graduação estudamos as principais políticas que respaldam o direito à educação dos indivíduos, também discutimos as desigualdades sociais que permeiam a nossa sociedade e os desafios e possibilidades da prática docente para a transformação social. E neste momento que vivenciamos, quais são as nossas práticas? Como podemos contribuir para minimizar estes índices desiguais apresentados na reportagem? Como devemos atuar para a transformação social e mudança na realidade de nossos alunos?

A partir destas questões, a coordenadora Vitória propôs aos professores um momento de reflexão e estudos para se pensar em formas e práticas que possibilitem melhorias na educação ofertada pela escola. Desta forma, ela solicitou aos professores a leitura do texto intitulado “A contribuição da sociologia da educação para a compreensão da educação escolar”, de Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis e com base no artigo, a elaboração de um texto abordando as seguintes questões: − Qual a importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem dos alunos? − De que forma as diferentes abordagens da psicologia podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem? − O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 diz sobre o direito à educação? − Como ela se materializa e quais são as possibilidades de transformação social por meio da prática docente? − Qual é a importância do papel do professor para a mudança social? Após a apresentação deste momento de reflexão, a coordenadora Vitória, juntamente com a direção escolar, reservou a próxima reunião pedagógica para o debate sobre os olhares dos docentes por meio da apresentação dos textos. Com base no exposto, suponha que vocês são professores desta escola e, assim como a coordenadora Vitória, ficaram mobilizados com o acontecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com