TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ciencias Contabeis 3º Semestre Grupo Unopar

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

ATUÁRIA, LISTADA COMO UMA DA MELHORE PROFISSÕES 3

ATUÁRIO UMA PROFISSÃO DE DESTAQUE 4

REFERÊNCIAS 7

ATUÁRIA, LISTADA COMO UMA DA MELHORE PROFISSÕES

A atuária é uma profissão que vem obtendo bastante destaque ao longo do tempo, devido ao mercado estar cada vez mais exigente, pois para ser um atuário é necessário ter bastante conhecimento em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, devendo entender essas mudanças em uma região, estado e até mesmo no mundo.

É uma profissão na qual tem bastante área de atuação, dentre elas estão as companhias de seguros, órgãos de fiscalização, previdência social e mais uma grande diversidade de áreas.

Essa profissão vem obtendo bastante destaque, principalmente no exterior, segundo uma pesquisa divulgada pelo carrercast.com, um site norte-americano especializado em empregos a profissão de atuário aparece no topo do ranking, sendo a primeira de uma lista na onde possui 200 profissões, o Brasil vem chegando mais devagar, mas com bastante destaque também.

É uma profissão bastante valorizada comparada com outras de seu nível e isso é mais um dos motivos pela demanda por cursos profissionalizantes nessa área estar cada vez maior, mas não é fácil ser um atuário, é importante ter bastante conhecimento para mesurar e administrar os riscos de uma organização.

ATUÁRIO UMA PROFISSÃO DE DESTAQUE

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de risco e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira. Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas, além de estudar o grau de riscos em tomadas de decisões nas organizações.

Umas das principais atividades de um atuário é a avaliação atuária, onde cabe o mesmo a desenvolver os cálculos das provisões técnicas em elaborar as notas técnicas atuariais e efetuar a prestação de contas junto à SUSEP. Alguns exemplos: Mercado Financeiro: com estratégia de investimentos, avaliação dos riscos financeiros e "rating" de empresas financeiras; Empresas Seguradoras: em atividades de calculo de prêmios, assessoria técnica, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos e planejamento de produtos; Entidades fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: com atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, avaliação de desempenho de carteira de aplicações e estudos de novos planos de benefícios; Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações; Empresas de Capitalização: desenvolvendo e elaborando notas técnicas e produtos. Órgãos Governamentais do ramo de seguro, SUSEP - Superintendências de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar e IRB - Instituto de Resseguros do Brasil possui atualmente em média 12.904.523 (Doze Milhões, Novecentos e Quatro Mil, Quinhentos e Vinte e Três) empreendimentos, incluindo seus estabelecimentos matriz e filiais. Destes, 11.663.454 são de empresas e empreendimentos privados (90%), 1.144.081 de entidades privadas sem fins lucrativos (9%), e 96.988 de entidades públicas governamentais (1%). O Setor de Serviços é o que mais possui empreendimentos, com 43,91% do total, seguido pelo comércio, com 42,07%, Indústria com 7,16%, Agronegócio com 4,72%, Setor Financeiro com 1,38% e Serviços Públicos com 0,75% do total dos estabelecimentos. O Subsetor com mais empreendimento é o Comércio Varejista, com 32,60% do total, seguido de Serviços Diversos com 13,13% e Turismo, Lazer, Esportes e Serviços Especializados com 9,16%.

Ciência Atuarial é o que deixa mais claro através de estudos específicos, onde se pode investir com mais segurança no mercado, os profissionais dessa área, trabalham com analise de risco, por isso contribui para a gestão, fazendo uma analise a fundo da onde deve ou não investir, através de estatísticas, analisando também a economia, com seu conhecimento da teoria e fazendo as suas aplicações matemáticas, chegando assim a conclusão se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com