TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Educação Física para Grupos Especiais

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 3

CRISTIANO SCARAMELLA HATSCHBACH 8016096

Educação Física (Bacharelado)

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADAS

Profa. Dra. Raquel Daffre de Orroxellas

Claretiano – Centro Universitário

RIO DE JANEIRO

05/09/2016

1) O tratamento destinado às pessoas com deficiência se modificam conforme as diferentes culturas, e se transformou de uma época para outra. Nas culturas antigas, como eram tratadas as pessoas com deficiência e quais fatores eram determinantes para estas questões?

        Nas culturas antigas, o tratamento destinado as pessoas com deficiência era de eliminação, menosprezo ou destruição. Alguns fatores como eram determinantes para que estas atitudes fossem tomadas como: as pessoas com deficiência, consideradas incapazes de assegurar a própria sobrevivência por meio da caça e da pesca, poderiam colocar em risco a segurança de toda a tribo; Em Esparta, os ideais atléticos e clássicos que serviam de base à organização sociocultural da época legitimavam a eliminação e o abandono de crianças com deficiências físicas ou mentais, consideradas “criaturas subumanas”; concepções supersticiosas de que a deficiência ou qualquer tipo de deformação corporal estivesse associada a “um sinal de desarmonia” ou “obra dos maus espíritos”, frequentemente simbolizando “impureza” ou “pecado”; Em determinadas civilizações, ainda ocorre a prática da amputação de segmentos corporais como mecanismo de punição e estigmatização; Indivíduos que apresentavam desvios de conduta, problemas psiquiátricos ou deficiência mental tinham pouca chance de sobrevivência, pois seu comportamento era associado à presença de espíritos malignos, possessões demoníacas e bruxaria.

2) Em relação à Educação Física Adaptada, o que deve ser mantido para que ocorra a integridade das atividades e a maximização do potencial individual?

        A ideia de melhoria da qualidade dos serviços educacionais para os alunos e a necessidade de o professor estar preparado, com recursos adequados, de forma a compreender e atender à diversidade de alunos.

3) Quando e como surgiram as primeiras instituições que acolhiam pessoas com deficiência no Brasil?

No Brasil, as primeiras instituições que acolhiam pessoas com deficiência surgiram durante o governo do Imperador D. Pedro II, e, em 1854, foi criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atualmente conhecido como Instituto Benjamin Constant) e, em 1957, o Imperial Instituto de Surdos Mudos (hoje Instituto Nacional de Educação para Surdos), ambos no Rio de Janeiro. Já as pessoas com deficiências intelectuais, até então confundidas com pessoas com distúrbios mentais, permaneciam internadas em sanatórios e hospitais psiquiátricos; apenas em 1945 foi fundada a Sociedade Pestalozzi do Brasil, e, em 1954, teve origem a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), voltada ao atendimento de pessoas com essas características.

4) Quais as diferenças entre Integração e Inclusão Social?

        Durante as últimas décadas, predominaram práticas sociais

pré-inclusivistas orientadas por um modelo médico de deficiência, visando à integração social de pessoas em tal condição. Segundo esse modelo, a deficiência é encarada como um “problema” do indivíduo, cabendo exclusivamente a ele a responsabilidade por seu tratamento e reabilitação, no sentido de potencializar suas capacidades e habilidades, a fim de adaptar-se às exigências da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com