TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de ciências sociais

Por:   •  9/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  6.174 Palavras (25 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

Farmácia - Turma: 04/FMP18

Ciências Sociais

Professora: Mônica Soares

Aluna:

Elaine Cristina de Lacerda– RA: C02058-3  

Ribeirão Preto – SP

2015

1. No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil  desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa  EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais a afirmar que  "o Brasil era um país com vocação agrária". Esta afirmativa exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria.  

Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural.

A) A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural.

B) A forte convicção de que a industrialização era uma atividade que traria benefícios econômicos e sociais para o país.

C) Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper a resistência do governo central.

D) Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper o cerco imposto pelos países de capitalismo avançado.

E) Acreditavam que a burguesia industrial deveria investir no setor agrícola pois seria impossível competir com a qualidade dos produtos importados.

2. A cultura do café no Oeste paulista a partir do século XIX teve consequências relevantes para o país. Assinale a alternativa que NÃO corresponde  a este contexto.

A) A cultura do café provocou a decadência do trabalho escravo e a introdução do trabalho livre.

B) A cultura do café contribuiu para dinamizar outras atividades econômicas como: a criação das primeiras ferrovias e o sistema bancário.

C) A cultura do café contribuiu para o processo de urbanização, pois era nas áreas urbanas que se realizava a comercialização do café e o financiamento da produção.

D) A necessidade de garantir mão-de-obra para a lavoura do café foi responsável pela imigração de 1.400.000 trabalhadores europeus.

E) A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam população.

3. O padrão clássico de desenvolvimento do capitalismo ocorreu na Europa,  a partir do século XVI,  com o desenvolvimento das  atividades comerciais,acumulo crescente de capital  e ascensão da burguesia como classe social. No  Brasil, o desenvolvimento do capitalismo ocorreu a partir do século XIX, e teve características específicas que o diferenciam do padrão clássico.  Assinale a alternativa que indique as características e aspectos da constituição do capitalismo no Brasil. 

  1. Formação de uma indústria de bens de consumo em São Paulo , no início do século XX,  que dependeu de recursos e capital acumulados com a exportação do café e da existência da mão de obra assalariada decorrente, principalmente, dos imigrantes europeus.
  2. Existência de capitais gerados pelas exportações acumulados ao longo dos ciclos econômicos da cana-de-açúcar e ouro. Este acumulo de capitais propiciou a formação da burguesia nacional e o desenvolvimento das atividades industriais.
  3. O desenvolvimento do capitalismo industrial no Brasil ocorreu em virtude do grande investimento  estrangeiro  ao longo do século XIX.
  4.  Influência do desenvolvimento da agricultura brasileira, que sempre possuiu características de inovação e modernização capitalista.
  5. Formação de capital advindo da época da mineração do século XVIII, quando uma sofisticada tecnologia foi introduzida, favorecendo a criação de um parque industrial brasileiro.

4. O grau de dependência que a economia brasileira têm em relação às potências estrangeiras deve ser analisado a partir da compreensão do modelo de desenvolvimento industrial que o país adotou que privilegiou:

  1.  Indústria de bens de consumo e ausência de pesquisa tecnológica nos pais.
  2.  Desenvolvimento baseado na produção agrícola
  3.  Desenvolvimento industrial baseado nas empresas de capital aberto
  4.  Desenvolvimento industrial baseado no lucro da especulação financeira
  5.  Desenvolvimento industrial baseado nas empresas estatais

5. (ENADE 2004 - adaptado )  Analise as afirmativas que se seguem, referentes às particularidades históricas da sociedade brasileira.

I - O desenvolvimento do capitalismo no Brasil se processou sem transformações que erradicassem relações econômico-sociais pré-capitalistas.

II - No período de 1930 a 1980, a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou, registrando notável mobilidade social. 

III - Uma das principais características da sociedade brasileira, de 1930 a 1980, foi um expressivo crescimento econômico, acompanhado da redução da desigualdade social. 

 Estão corretas apenas as afirmativas: 

  1. I e II 
  2.  II e III
  3. I e  III.
  4.  III 
  5.  II 

6. O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:

  1. A  modificação do quadro de desigualdade social e econômica no mundo, pois fez com que os países pobres, como os africanos, asiáticos e latinos, pudessem participar do comércio mundial.
  2.  Fortalecimento  do mercado interno dos países, enfraquecendo o comércio internacional.
  3.  Fortalecimento econômico dos países ocidentais que conduziu  ao fim da hegemonia dos EUA.
  4.  Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global.
  5.  Possibilitou a instalação de multinacionais em vários países do mundo, possibilitando,  a  curto prazo, o crescimento do PIB mundial. 

7. ENADE 2004 - “Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (859.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com