TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica de preparação de supositórios

Por:   •  30/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  4.163 Visualizações

Página 1 de 2

Técnica de preparação de supositórios

Introdução: Supositórios são formas farmacêuticas destinadas à inserção em orifícios corporais nos quais amolecem, se dissolvem e exercem efeitos sistêmicos ou localizados. Exemplo: Supositórios laxantes à base de glicerina promovem a laxação por meio de irritação local das mucosas, provavelmente pelo efeito desidratante da glicerina sobre essas membranas. 

 Objetivo: Preparar 30 supositórios e cada supositório contendo 3g.

Material Utilizado: Becker, termômetro, chapa de aquecimento, balança, forma de supositório. Matéria-prima: diclofenaco de sódio 50mg, polietilenoglicol 1500 70%, polietilenoglicol 4000 10%, polietilenoglicol 400 20%, óleo mineral.

Técnica: Primeiramente calculamos as quantidades a serem pesadas para o volume total determinado. Utilizamos a regra de três para efetuar o cálculo. A forma usada para o preparo dos supositórios abriga 24 unidades do mesmo, por isso fizemos somente os 24 para não desperdiçar preparação.

Ex cálculo: PEG 1500: 3g____100%

                                          x ____70%        X= 2,1g x 24= 50,4g

Assim foi feito com toda matéria prima utilizada, e achamos os devidos valores:

Diclofenaco Sódio: 3,6g

PEG 1500: 50,4g

PEG 4000: 0,3g

PEG 400: 0,6g

Depois de acharmos os valores a serem pesados em grama, incorporamos o ativo (diclofenaco de sódio) no PEG 400 (fase A). Fundir os demais PEG e levar a chapa de aquecimento em temperatura inferior a 40°C esperamos até obter o derretimento dos PEG. Depois, incorporar aos PEG fundidos a fase A, misturamos tudo e após untada a forma de supositórios com óleo mineral, envazamos com a formulação já pronta e ainda aquecida, pois não pode levar muito tempo para envazar, pois a fórmula pode perder o ponto de envazamento tornando-se fria e rígida. Colocada a fórmula de supositório na forma, foi levada para resfriamento dos moldes. Após o resfriamento, abrir e retirar os supositórios. Acondicioná-los em papel alumínio e em recipiente fechado. Rotular “conservar em geladeira”.

Não fizemos a regularidade de peso, pois não deu tempo de retirar os supositórios da forma já resfriados.

Óvulos de Calêndula

Introdução: São preparações farmacêuticas sólidas, com formato adequado, para aplicação vaginal. Devem dispersar ou fundir à temperatura do organismo. 

Objetivo: Preparar 10 óvulos, 1 óvulo deve conter 2g.

Material Utilizado: Matéria-prima: Gelatina pó 20%, água destilada 10%, tintura de calêndula 10%, glicerina qsp 100%

Técnica: Utilizamos o mesmo método de cálculo para saber as quantidades usadas da técnica 1, regra de três, só substituímos o valor de 24 para 12 na multiplicação, pois a forma de óvulos era menor e daria apenas para fazer 12 óvulos, e tivemos os seguintes resultados:

Gelatina pó 20%: 4,800g

Água destilada 10%: 2,4g

Calêndula 10%: 2,4g

Glicerina 100%: 14,4g

Logo depois de pesados, dissolvemos a gelatina na água destilada em banho maria. Adicionamos a glicerina e retiramos do banho maria para misturar a calêndula até homogeneizar. Verteu-se na forma e foi levada a geladeira para resfriamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com