TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO IRRACIONAL DE MEDICAMENTOS NA PANDEMIA DA COVID-19 E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE: AZITROMICINA E IVERMECTINA

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.474 Palavras (18 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 18

USO IRRACIONAL DE MEDICAMENTOS NA PANDEMIA DA COVID-19 E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE: AZITROMICINA E IVERMECTINA

Alunos: Ana Carolina Lourenço, Norberto Francisco no Nascimento Júnior

Orientadora: Dr(a) Mariane Zappa

RESUMO

A COVID-19 é uma doença viral que afeta milhões de pessoas pelo mundo, devido a letalidade e morbidade significativa, rápido contágio e carência de medicamentos específicos, o que gera um grande medo na população que busca a automedicação. A disseminação da desinformação esteve presente nos momentos mais críticos da COVID-19. A busca de informações e estudos bibliográficos foram realizados nos bancos de dados on-line SciELO, NIH/PUBMED, MEDLINE/BVS, LILACS, Capes periódicos e Google acadêmico, assim como a pesquisa em livros pertinentes ao tema. Outro dado importante é o de pessoas que fazer uso irracional por indicação própria que representaram 6,1%. Em relação a imunização por vacina 65,2% já tomaram a terceira dose, entre os imunizados 9,1% não acreditam na eficácia das vacinas e continuam a fazer uso irracional de medicamentos sem qualquer orientação profissional.

Palavras-chave: Covid-19; Azitromicina; Ivermectina; Uso irracional; Kit Covid.

ABSTRACT

COVID-19 is a viral disease that affects millions of people around the world, due to significant lethality and morbidity, rapid contagion and lack of specific drugs, which generates great fear in the population that seeks self-medication. The spread of misinformation was present in the most critical moments of COVID-19. The search for information and bibliographic studies were carried out in the online databases SciELO, NIH/PUBMED, MEDLINE/BVS, LILACS, Capes periodicals and academic Google, as well as the search in books relevant to the topic. Another important data is that of people who make irrational use by their own indication, which represented 6.1%. Regarding immunization by vaccine, 65.2% have already taken the third dose, among those immunized 9.1% do not believe in the effectiveness of vaccines and continue to make irrational use of medicines without any professional guidance.

Keywords: Covid-19; Azithromycin; Ivermectin; Irrational use; Covid Kit.

1. INTRODUÇÃO

Cerca de sete coronavírus são reconhecidos como patógenos em humanos. O novo Coronavírus, conhecido como SARS-CoV-2, que gera a doença COVID-19, que significa Corona Virus Disease, ao passo que "19" se refere ao ano de 2019, onde os primeiros casos foram detectados, em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, na China. Em 30 de janeiro de 2020, o surto do COVID-19 compôs uma emergência de saúde pública internacionalmente, considerada como o nível mais alto de alerta . A infecção pelo SARS-CoV-2 possui vários sintomas, geralmente gerando uma gripe intensa, bem como perda de paladar, perda de olfato, dentre outros, que, rapidamente, evolui para um quadro similar a pneumonia, comprometendo a capacidade respiratória.

Embora a taxa de mortalidade varie entre 2 a 15%, o novo coronavírus se dissemina aceleradamente entre as pessoas, sendo os idosos mais suscetíveis, bem como os imunodeprimidos ou pessoas com comorbidades . Algumas disfunções ocorridas por comorbidades, como doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão geram disfunção cardíaca e pulmonar. Portanto, podem se relacionar com o mau prognóstico, com os determinantes que acompanham a idade, como mudanças anatômicas dos pulmões e atrofia muscular, gerando transformações fisiológicas do sistema respiratório. A assistência médica é maior para pacientes idosos com comorbidades, bem como uma maior taxa de internação na UTI, para tanto explica-se que é dado pela proporção de linfócitos e o sistema imunológico debilitado dos pacientes .

Diversos medicamentos já foram apresentados como possibilidades terapêuticas contra a Covid-19, os conhecidos medicamentos "reposicionados", entre eles a Azitromicina, Ivermectina. Dentre os principais problemas associados ao uso irracional é a farmacoterapia do medicamento e como ele influência no tratamento de doenças infecciosas, como a Covid-19 . A falta de protocolos para tratar a Covid-19 tem apresentado várias condutas na prática clínica. O trabalho tem como objetivo expor com base em uma pesquisa survey sobre o uso irracional dos fármacos Azitromicina e Ivermectina durante a pandemia da Covid-19.

1.1 Novo Coronavírus-Sars-Cov2: COVID-19

É um vírus isolado primeiramente em 1937 e em 1965 apresentado como coronavírus, decorrente sua microscopia, similar a uma coroa. No fim de 2019, um novo coronavírus foi identificado como a causa de vários casos de pneumonia em Wuhan, província de Hubei, na China. Em fevereiro de 2020, a OMS definiu o COVID-19 como uma pandemia. O sequenciamento genômico completo e análise filogênico apresentaram que o coronavírus é um betacoronavírus, do mesmo subgênero que o SARS.

A estrutura do gene de ligação ao receptor é semelhante ao do coronavírus da SARS, e foi apresentado que o vírus utiliza o mesmo receptor, a enzima de conversão da angiotensina 2 , para entrada nas células . , a sequência do genoma SARS-CoV-2 é similar também ao coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio , cujo surto aconteceu entre 2012 e 2019. Os coronavírus estão na ordem Nidovirales. Entre as espécies, existem algumas que podem gerar doenças em humanos, como o SARS-CoV, o MERS-CoVeoSARS-CoV-2 .

Nos pulmões, a ECA age nas células epiteliais alveolares I e II, protegendo os pulmões, com ação anti-inflamatória. Além do mecanismo hipertensivo de vasoconstrição, o elo entre a Angiotensina II e os receptores AT2R1 está relacionada à ativação de células do sistema imune e geração de citocinas inflamatórias. Bem como, pacientes enfermos que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva demonstram concentrações altas de IL-2, IL-10, G-CSF, IP10, MCP1, MIP1A, TNF e IL-6. A linfopenia com números menores de células T CD4+, células T CD8+, células B e células natural killer são uma das características dos pacientes de COVID-19 grave.

Os marcadores de exaustão, como NKG2A, em linfócitos citotóxicos, bem como as células NK e células T CD8 +, cresceram com doença grave e passaram a níveis normais. A proteína S tem um papel importante na ancoragem, fusão e entrada vírus nas células hospedeiras, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com