TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Tecnica ao setor de medicina nuclear

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório da visita técnica ao setor de medicina nuclear do HC

disciplina de radiofarmácia

Nome: Jéssica

Visita técnica ao setor de medicina nuclear do hospital das clínicas

Ao entrar no setor de medicina nuclear, há uma recepção com algumas cadeiras para os acompanhantes dos pacientes, uma vez que não podem entrar no local de realização dos exames.

Fomos recebidos pela farmacêutica Shirleyde que nos levou para conhecermos o local, a farmacêutica usava jaleco e dosímetro. Primeiramente fomos conhecer a sala onde a farmacêutica trabalha, é onde é feita a marcação de todos os fármacos para os exames. A sala é muito bem organizada e possui uma antessala onde são colocados todos os resíduos radioativos.

A farmacêutica mostrou toda a aparelhagem da sala, assim como todas as medidas de segurança que devem ser tomadas na mesma. O gerador de tecnécio estava todo envolto em chumbo por isso não foi possível observar o seu funcionamento. A farmacêutica também explicou como é o funcionamento do setor, recebem o gerador na segunda feira de manhã, que é quando são marcados a maioria dos exames, o funcionamento do setor é de segunda sexta de 7 da manhã às 19 da noite, o gerador é eluído duas vezes ao dia.

Apenas a farmacêutica manipula os fármacos, ou seja, é a única profissional a realizar a marcação dos fármacos, porém, é a equipe de enfermagem que administra no paciente. Os fármacos a serem marcados são comprados em frascos e liofilizados para serem ressuspendidos, porém, para evitar desperdícios são feitas alíquotas do fármaco que são marcados conforme a necessidade. É extremamente evidenciada a importância de tudo ser muito bem rotulado e etiquetado para evitar confusões e erros na hora da administração, visto que a marcação é feita de acordo com cada paciente e com o tipo de exame a ser realizado.

Todo o material radioativo é colocado em local apropriado e deixado na antessala, e só são descartados após atingirem o background, ou seja, não emitirem mais radiação.

Após isso fomos levados para uma das salas onde se realiza o exame de cintilografia cardíaca, foi explicado como funciona o exame, na sala há uma esteira que serve para o paciente andar e aumentar sua frequência cardíaca para que possa ser feita a leitura, caso o paciente não tenha condições de caminhar, o aumento da sua frequência cardíaca é feita por meios farmacológicos. Esse exame só pode ser realizado na com monitoramento de um cardiologista, e é o exame mais caro entre as cintilografias. Vimos também uma sala onde há um aparelho para inalação todo revestido por chumbo, usado para realização de cintilografia pulmonar. Logo após fomos para a sala onde se encontra a gama câmara e há um computador onde são armazenadas as imagens dos exames realizados, observamos as imagens de várias cintilografias como a óssea, cardíaca, renal, pulmonar. As imagens nos permitem ver com uma grande riqueza de detalhes os órgãos do corpo, como o seu formato característico, assim como as alterações características das doenças suspeitadas pelos médicos.

Foi importante essa visita ao setor de medicina nuclear para podermos ver a aplicação prática de toda a teoria vista nas aulas de radiofarmácia, e muito importante para conhecermos uma área de atuação farmacêutica tão importante, interessante e tão pouco falada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com