TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica à Farmácia Ambulatorial Especializada

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Brasília

Disciplina: Assistência Farmacêutica e Sistemas de Saúde

Curso: Farmácia

Visita Técnica à Farmácia Ambulatorial Especializada

Brasília, 31 de maio de 2016

Introdução

A Assistência Farmacêutica consiste em ações que visam promover, proteger e recuperar a saúde, individual e coletiva, de forma que o medicamento será considerado um insumo essencial e deverá estar disponível a todos e ser usado de forma racional. No âmbito do SUS, os medicamentos disponíveis para tratar doenças e agravos estarão listados na RENAME. A Política Nacional de Assistência Farmacêutica, aprovada por meio da Resolução CNS n° 336 de 6 de Maio de 2004, irá definir três componentes: Básico, Estratégico e Especializado, onde o primeiro se refere aos medicamentos e insumos usados na atenção básica, o segundo se refere aos medicamentos usados para tratar doenças que configuram problemas de saúde pública e o terceiro se refere a garantia do tratamento de doenças específicas em todas as suas fases em nível ambulatorial.

O medicamento passará por determinadas etapas até chegar ao paciente. Essas etapas compõem o Ciclo da Assistência Farmacêutica e são: Seleção, Programação, Aquisição, Armazenagem, Distribuição e Dispensação. (Gráfico 1)

O objetivo desse relatório é aplicar o conteúdo visto em sala e discutir sobre a importância da Assistência Farmacêutica para o profissional de saúde, tendo como enfoque o Componente Especializado, em função da visita técnica.

Gráfico 1. Ciclo Logístico da Assistência Farmacêutica (Anexo 1)

Desenvolvimento

O Componente Especializado consiste nos medicamentos referentes ao tratamento de doenças de baixa prevalência, tais como a fibrose cística e a artrite reumatóide. Com as mudanças na Política Nacional de Medicamentos, o Componente Especializado passou a atender as Linhas de Cuidado, que ampliaram as doenças enquadradas nesse componente. As farmácias especializadas dispõem de tratamento para aproximadamente 100 tipos de doenças, sendo que estas são crônicas, ou seja, o paciente deverá fazer o uso contínuo do medicamento para toda vida. A exceção é o medicamento para o tratamento de acne, que dura cerca de seis meses. Os medicamentos disponíveis têm preços variáveis.

Para que o medicamento possa ser retirado, o paciente deve atender a certos critérios. O processo é burocrático, mas garante que não haja prescrição indiscriminada das medicações. Para fazer o cadastro, o paciente deve trazer uma série de exames e documentos (Figura 1), que serão avaliados por uma coordenação médica e, se aprovado, ele se tornará paciente da farmácia especializada. O formulário preenchido deverá ser renovado a cada três meses, e o paciente deve sempre se atentar as datas, para que não haja descontinuidade no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com