TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  17/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Feira de Santana – Bahia

16 de novembro de 2021.

  1. Acesse os artigos nos links abaixo e faça a leitura.

http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v36n2/a12v36n2

https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2017/02/FA_-_Profissionais_13fev.pdf

2) Respondas as questões propostas baseado nos artigos científicos indicados:

a) Quais são as formas clínicas encontradas da febre amarela?

Clinicamente, a febre amarela pode se apresentar assintomática, leve, moderada, grave ou maligna.

b) Quais são as vias de transmissão e quais agentes envolvidos da febre amarela?

Por via urbana, a febre amarela é transmitida ao homem por mosquitos como o Aedes aegypti. E por via silvestre ela é transmitida pelos Haemagogus e Sabethes.

No ciclo urbano, o vírus é transmitido ao homem, que se torna ele mesmo o disseminador do virus. No ciclo silvestre, os principais amplificadores da febre amarela são primatas, ex: macaco guariba e macaco prego, ou também roedores.

c) Quais as situações clínicas para a contraindicação da vacinação da febre?

Crianças menores de 6 meses; Gestantes; Mães amamentando bebês menores de 6 meses; câncer; pessoas em uso de medicação imunossupressora; pessoas com AIDS; pessoas com história anterior de doenças no timo; pessoas que realizaram transplante de órgãos ou de medula óssea; pessoas com alergia a substâncias presentes na vacina ou à proteína do ovo também não devem ser vacinadas.

d) Quais as lesões microscópicas descritas no fígado?

No fígado de macacos, o vírus infecta as células de Küpffer e os hepatócitos. Nas primeiras, determina degeneração acidófila em zonas focais durante o período inicial de replicação, cerca de 24h após a inoculação. Em seguida, ocorre degeneração baloniforme e, posteriormente, necrose do tipo hialina detectável cerca de 3 dias pós a inoculação, sem ocorrer aparentes lesões nos hepatócitos. Nessas células, o vírus amarílico causa necrose em grandes extensões do parênquima hepático, preferencialmente nas áreas médio-zonais, poupando as extremidades do lóbulo, sendo raro o encontro de células necrosadas antes do terceiro dia pós-inoculação. A lesão no hepatócito é principalmente necrose de coagulação hialina, com pouco processo inflamatório.

Essas lesões estudadas em macacos servem de comparação ao que ocorre em humanos.

e) Quais os testes clínicos indicados para detecção do vírus?

O diagnóstico laboratorial é realizado por meio de coleta de sangue para sorologia para a doença e deve ser colhida a partir do 5º dia do início dos sintomas. Podem ser realizados exames específicos como o isolamento do vírus em cultura de tecidos, identificação de antígenos virais e do RNA viral e métodos sorológicos – dosagem de anticorpos específicos pelo método de IgM – Elisa.

f) Qual o impacto na saúde pública causado pela febre amarela? 

Sem controle, a febre amarela, pode causar não só mortes de animais e pessoas ou prejuízos à saúde humana, mas também desequilíbrio ambiental, pois os animais têm papel importante como espalhadores de sementes, por exemplo.

A febre amarela é doença infecciosa não contagiosa de curta duração e sua gravidade varia. Cerca de 90% dos casos da doença apresentam-se com formas clínicas benignas que evoluem para a cura, enquanto 10% desenvolvem quadros com mortalidade em torno de 50%. Não há medicamento específico para o tratamento da doença, então os medicamentos devem se voltar para o combate aos sintomas e os sinais manifestados pela doença. Para diminuir a incidência de febre amarela, a vacinação é bastante eficaz como método de prevenção, além da conscientização da população sobre como evitar a proliferação dos vetores e o uso de medidas de proteção individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com