TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATORIA DOS PRATICANTES DA CAÇA SUBMARINA DE MACEIÓ

Por:   •  5/8/2021  •  Monografia  •  4.749 Palavras (19 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 19

AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DOS PRATICANTES DA CAÇA SUBMARINA DE MACEIÓ

EVALUATION OF RESPIRATORY MUSCLE STRENGTH OF PRACTITIONERS OF SPEARFISHING MACEIO

Maysa Keylla Correia da Silva* Walter Frias Braga Júnior*Kildare Márcio Magalhães Campos Cardoso**Amanda Omena de Oliveira Porto**

RESUMO

Resumo: O mergulho começou a ser realizado a partir da vontade humana de conhecer o mundo submarino. Este desejo, no entanto, foi sendo realizado ao longo da história com sentidos distintos: buscar alimentos, salvamentos, com fins militares, colheita de pérolas, pesca submarina, lazer esportivo, ou com o objetivo de estabelecer recordes na profundidade, como no mergulho em apnéia. É um esporte baseado no uso do mergulho livre, para a conquista de peixes com uma arma, arpão ou equivalente. Antes de ter se configurado como esporte no século XX, foi a mais antiga atividade de mergulho do homem, voltada para a alimentação1. Objetivo: Avaliar a força muscular respiratória (PIMÁX) e (PEMÁX) dos mergulhadores da caça submarina através do Manovacuômetro. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal, sendo realizada uma avaliação que permitiu de maneira não invasiva, rápida, simples e segura de avaliar a força dos músculos respiratórios. Resultados: Diante do referido assunto a  avaliação da força muscular respiratória, foi realizada com a finalidade de proporcionar uma melhor estratégia de tratamento fisioterapêutico para o desempenho cardiorrespiratório dos mergulhadores de caça submarina. Considerações Finais: Conclui-se que, de acordo com os resultados adquiridos após a equação, constatamos que os mergulhadores de caça sub marina de Maceió não apresentaram alterações da força muscular respiratória, independente da sua faixa etária, altura, ou peso. Todos os participantes obtiveram um excelente resultado.

Palavras-chaves: Avaliação, Força Muscular, Respiratória.

ABSTRACT

Abstract: The dive began to be realized from the human desire to know the underwater world. This desire, however, was being carried out throughout history with distinct meanings: to seek food, rescues, for military purposes, harvest pearls, deep sea fishing, sport leisure, or in order to set records in depth, as in diving apnéia¹. It is a sport based on the use of free diving, for the conquest of fish with a gun, harpoon or equivalent. Before it was set to sport in the twentieth century, it was the oldest man diving activity, focused on power.1 Objective: Evaluate the respiratory muscle strength (MIP) and (MEP) divers underwater fishing through Manovacuometer Materials and Methods It is a cross-sectional observational study, an assessment that allowed in a non-invasive, fast, simple and secure to assess the strength of respiratory muscles. Results: In the face of that issue evaluation of respiratory muscle strength, was held in order to provide a better physical therapy strategy for cardiorespiratory performance of spearfishing divers. Results: On the said subject the evaluation of respiratory muscle strength, was held in order to provide a better physical therapy strategy for cardiorespiratory performance of spearfishing divers. Thoughts: In conclusion, according to the results acquired after the equation, we find that the hunting divers sub Maceio marina showed no changes in respiratory muscle strength, regardless of their age, height, or weight. All participants obtained an excellent result.

Keywords: evaluation, Muscle Strength, respiratory.

Kildare Márcio Magalhães Campos Cardoso, graduado em fisioterapia* Amanda Omena de Oliveira Porto, graduada em fisioterapia** Docentes da Faculdade Estácio de Alagoas.

Graduandos em Fisioterapia da Faculdade Estácio de Alagoas**

INTRODUÇÃO

O mergulho começou a ser realizado a partir da vontade humana de conhecer o mundo submarino. Esse desejo, no entanto, foi sendo realizado ao longo da história com sentidos distintos: buscar alimentos, salvamentos, com fins militares, colheita de pérolas, pesca submarina, lazer esportivo, ou com o objetivo de estabelecer recordes na profundidade, como no mergulho em apnéia1.

 É um esporte baseado no uso do mergulho livre, para a conquista de peixes com uma arma, arpão ou equivalente. Antes de ter se configurado como  esporte no século XX, foi a mais antiga atividade de mergulho do homem, voltada para a alimentação. O Brasil teve suas conquistas em campeonatos mundiais individuais e um por equipe. As competições ajudam a organizar e regrar a prática da caça submarina, colabora para os estudos e levantamentos de espécies e tamanhos, preservam locais ameaçados e publica quais as espécies que podem ser caçadas2. 

O comportamento no mergulho é influenciado pelo treinamento físico e de suas técnicas, as práticas de imersão e de movimentos submersos e de superfícies devem ser aprendidas e desenvolvidas, objetivando para o menor esforço, assim sendo, um menor consumo energético, na caça submarina , os mergulhadores desempenham a técnica de apnéia voluntaria, que ocorre durante o mergulho, no qual, o praticante mantém o ar em seus pulmões ao longo da imersão sem o uso de aparelhos, ocorrendo a interrupção voluntária da respiração. Deste modo, o conhecimento dos ajustes fisiológicos do sistema respiratório que protege os pulmões das grandes pressões, maior aproveitamento de O2 e aumento na capacidade de suportar CO2, já o sistema cardiovascular reduz os batimentos cardíacos e fluxo de circulação do sangue diminuindo assim o consumo de O2 pelo corpo, assim o mergulhador tem o auxilio na execução segura desta atividade. Muitos casos de óbitos são apontados nesta atividade, devidos principalmente à falta de conhecimento dos riscos, como a hiperventilação que precede o mergulho3. 

O tórax protege o coração, os pulmões e muitas estruturas importantes. Seu arcabouço esquelético, que aloja e protege estes e alguns órgãos abdominais, consta das vértebras torácicas e dos discos intervertebrais, das costelas e cartilagens costais e do esterno. O esqueleto torácico é de tal modo constituído que, com movimentos apropriados, o volume da cavidade torácica pode ser aumentado ou diminuído4.

 Os pulmões se expandem e contraem de dois métodos: (1) pelos movimentos de subida e descida do diafragma visando aumentar ou diminuir a pressão transpulmonar, e (2) pela elevação e depressão das costelas para aumentar e diminuir o diâmetro anteroposterior da cavidade torácica. A respiração tranquila é realizada quase inteiramente pelo primeiro método, isto é, pelo movimento do diafragma. Na inspiração, o diafragma puxa as superfícies inferiores dos pulmões para baixo. Já na expiração, o diafragma relaxa, e o recuo elástico dos pulmões, parede torácica e estruturas abdominais comprimem e expelem o ar. O segundo método consiste na elevação da caixa torácica. Isso acontece porque as costelas inclinam se inferiormente, possibilitando, que o externo recue em direção a coluna vertebral. Por isso os músculos que elevam a caixa torácica são nomeados como músculos da inspiração, e os que deprimem são chamados de músculos da expiração. Um tórax bem desenvolvido parece sinônimo de grande capacidade respiratória. Entretanto, a respiração é baseada na noção de troca5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (574.5 Kb)   docx (451.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com