TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ausculta

Por:   •  17/9/2019  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 2

Ausculta pulmonar

[pic 1]

Os sons pulmonares são resultados das vibrações pulmonares e das respectivas vias aéreas transmitidas à parede torácica.

Os sons anormais, ou ruídos adventícios, podem ser classificados em sibilos, crepitações e roncos.

Sibilos:

Os sibilos são ruídos adventícios musicais de diapasão alto parecidos com “assobios”, também chamados de contínuos pela sua duração maior e comumente encontrado na fase expiratória. A formação do sibilo é uma interação entre o calibre da via aérea e a passagem em jato do ar que produz vibrações nas estruturas pulmonares. Este som é característico de grandes vias aéreas e ocorrem quando a velocidade do fluxo de ar alcança um valor crítico que é dependente das características mecânicas e físicas da via aérea e do ar.

Em situações clínicas onde isso ocorre, como na asma, a redução da luz da via aérea associada à diminuição de elastância que acompanha o edema, permitem que alguns pacientes possam até apresentar sibilos audíveis à distância. Outras situações que envolvem este sinal clínico são: tumores intraluminais, secreções, corpos estranhos, compressões externas por alguma massa ou compressão dinâmica da via aérea.

local da ausculta – sobre todos os campos pulmonares, principalmente sobre os posteriores. Causado pela alta velocidade do fluxo de ar pelo brônquio severamente estreitado ou obstruído. Ouvido continuamente durante a inspiração ou expiração.

Roncos:

Os roncos são sons contínuos, assim como os sibilos, de diapasão baixo, com frequência de 200 Hz ou menos, audíveis normalmente pelo estreitamento da via aérea com secreção. Normalmente em vias aéreas de grossos calibres.

local da ausculta - primeiramente, sobre a traqueia e os brônquios, mas, se for alto o suficiente, pode ser ouvido sobre a maior parte dos campos pulmonares. Causados por fluido ou muco nas vias aéreas maiores, causando “turbulência” e espasmo muscular. É mais ouvido durante a expiração.

Crepitações ou Estertores

As crepitações, ou estertores são sons descontínuos, apresentada de forma curta e explosiva, usualmente associada com desordens cardiopulmonares. Popularmente são reproduzidas de uma forma didática como o som resultante do roçar de fios de cabelo. São gerados, durante a inspiração, pela abertura súbita de pequenas vias aéreas até então fechadas e, na expiração, pelo fechamento das mesmas.

local da ausculta - mais comuns em lobos dependentes: direito e bases do pulmão esquerdo. Causados por reinflação súbita de grupos de alvéolos e aumento de fluido em pequenas vias aéreas. Som como “esmagamento de papel celofane”. Mais ouvidos durante o fim da inspiração.

[pic 2]

Referências:

- O estetoscópio e os sons pulmonares: uma revisão da literatura

- editorasanar.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (427.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com