TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ausculta Cardíaca

Monografias: Ausculta Cardíaca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

AUSCULTA CARDÍACA

A ausculta cardíaca é importante para a identificação dos focos, bulhas, ritmo e frequência; juntamente as possíveis alterações que ocasionam às patologias, como a estenose e a insuficiência cardíaca. Dessa forma, o médico será capaz, se necessário, pedir os exames adequados para confirmar ou descartar uma provável doença. Utiliza-se a campânula para ausculta de sons agudos, enquanto o diafragma para sons graves.

Existem quatro áreas de ausculta:

FOCO MITRAL – ápice do coração (íctus) – 5º espaço intercostal;

FOCO AÓRTICO – à direita do esterno – 2º espaço intercostal;

FOCO TRICÚSPIDE – à esquerda do esterno – 5º espaço intercostal;

FOCO PULMONAR – próximo à esquerda do esterno – 2º espaço intercostal.

Durante o ciclo cardíaco são produzidos diferentes sons com frequências distintas, os quais podem variar na ausculta de acordo com os tecidos presentes. Denominam-se bulhas cardíacas os sons produzidos pelo coração, as quais não são fiéis na vibração das válvulas ou às paredes desse órgão. Por meio da ausculta das bulhas é possível diagnosticar diversas patologias, assim como bulhas anormais e a presença de murmúrios.

A ausculta cardíaca dos sons produzidos a partir movimento sanguíneo pelo coração, suas artérias e veias. O sangue chega ao átrio direito através das veias cavas. Simultaneamente, ocorre o depósito sanguíneo nessa cavidade até que a pressão aumente e abra a válvula tricúspide e o sangue concentre-se no ventrículo direito. Na sequência, o sangue passa pela válvula pulmonar e chega até os pulmões através das artérias pulmonares para realizarem hematose. Após a oxigenação, o sangue retorna ao átrio esquerdo através das veias pulmonares. Em seguida passa para os ventrículos pela válvula bicúspide (ou mitral), local aonde este concentra-se para ser ejetado para artéria aorta através da válvula semilunar.

Os átrios possuem apenas a função de armazenar o sangue enquanto os ventrículos bombeiam o sangue do ciclo anterior. As válvulas evitam o refluxo sanguíneo durante a diástole (período de relaxamento), sendo o fluxo unidirecional. A movimentação do sangue pelas câmaras cardíacas gera sons identificáveis, principalmente B1 e B2 – primeira e segunda bulhas cardíacas, respectivamente.

A primeira bulha possui som grave e de duração prolongada, sendo quase simultânea ao pulso carotídeo. Essa possui origem nas seguintes vibrações: fechamento das válvulas mitral e tricúspide, contração dos átrios (baixa frequência e não audíveis), abertura sãs válvulas aórtica e pulmonar juntamente ao aumento da pressão nas artérias aorta e pulmonar.

Já a segunda bulha é normalmente mais aguda e tem duração mais curta que a primeira. Deve-se ao fechamento das válvulas aórtica e pulmonar, ao relaxamento da parede ventricular no início da diástole, à vibração das paredes vasculares e da coluna de sangue e, da abertura das válvulas mitral e tricúspide.

Há, porém, a terceira e quarta bulhas. A terceira bulha é formada por um ruído grave e fraco. Pode ser forçada a aparecer ou ser intensificada por procedimentos que aumentam o fluxo venoso para o átrio, como por exemplo, após esforço físico ou posição reclinada, entre outros casos. Seu som é percebido logo após a ausculta da segunda bulha. Pode ser até normal em crianças e normalmente encontrada em adultos jovens. A origem da mesma está ligada com a vibração das paredes ventriculares em razão do enchimento inicial rápido dos ventrículos. Geralmente, é sintoma de alguma patologia.

A quarta bulha é quase sempre inaudível. Apresenta características bastante parecidas às da terceira bulha, tanto em frequência como em duração. Seu som será auscultado antes da primeira bulha e está relacionada com a vibração da parede ventricular. Terá aspecto patológico assim como a terceira bulha. Há, todavia, outros sons cardíacos que significam patologias, são os sopros e os clicks ou bulhas de ejeção. Os sopros são ruídos longos e tem origem no surgimento de turbilhões na coluna sanguínea. Já os clicks são curtos e agudos, gerados pelas vibrações decorrentes da tensão a que os folhetos semilunares estariam submetidos durante sua abertura ou associados a uma distensão súbita das artérias durante a ejeção ventricular.

RESULTADOS

ANTES DO EXERCÍCIO Ana Carolina Cleando

Ausculta 80 bpm 76 bpm

Pulso 76 bpm 75bpm

DEPOIS DO EXERCÍCIO Ana Carolina Cleando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com