TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bio Segurança

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

O grupo que realiza este trabalho promoveu a pesquisa proposta pela Universidade Norte do Paraná indo a um centro de estética com o intuito de promover e disseminar informações sobre biossegurança e retificar opiniões errôneas que o profissional entrevistado possui sobre o tema.

Neste centro de estética percebeu-se um enorme descaso com os clientes em relação ao controle de infecção. Os profissionais do estabelecimento não conhecem profundamente sobre as normas da biossegurança e não se interessam em praticá-las, e quem sofre com isso é a população.

Tendo em vista que a biossegurança atua diretamente no controle de infecção, logo, ela tem ligação direta com a saúde.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Biossegurança na estética consiste na prevenção de doenças. O governo tem uma grande responsabilidade na falta da prática da biossegurança nos salões de beleza e centros de estética por não divulgar um assunto tão importante. Afinal, não existem campanhas específicas para a população identificar os erros cometidos dentro dos estabelecimentos que cuidam da beleza; e os profissionais acabam negligenciando a prática da biossegurança no ambiente de trabalho por não haver, dentre outros diversos fatores, fiscalização contínua. 

Se a manutenção dos equipamentos de trabalho e a limpeza destes materiais e do local não seguirem rigorosamente as normas da biossegurança em centros de estética, os estabelecimentos oferecerão muitos riscos aos clientes.

As atividades de manicure e pedicure dentro de um estabelecimento de beleza, por exemplo, são as que podem causar maiores danos a saúde, pois doenças como AIDS, hepatite C e micoses podem ser transmitidas através dos objetos cortantes (alicates, espátulas...) ou até mesmo pelo esmalte quando há contato com o sangue do cliente, o que é bastante comum. É de extrema importância que haja estufas capazes de esterilizar completamente o material de trabalho. No Salão de beleza visitado, esta estufa existia e pareceu ser um equipamento comum em todos os salões, porém o problema está em saber utilizá-lo corretamente.

A cultura brasileira tem um costume de retirar toda a cutícula, todavia, é um costume errôneo, pois esta medida tira toda a proteção da unha e facilita a entrada de bactérias e microorganismos; o correto é simplesmente empurrar a cutícula com a espátula, e não, retirá-la.

Na hora de cuidar dos cabelos é importante o profissional sempre observar se o cliente está apresentando alguma reação alérgica, e o cliente por sua vez, deve alertar o profissional sobre qualquer sintoma. Principalmente quando for usar algum produto químico, como tintura por exemplo. Sintomas como coceira e vermelhidão, o processo em andamento deve ser interrompido imediatamente e deve-se molhar abundantemente o local irritado. Os pentes e as escovas devem estar sempre limpos e com boa aparência, para eles, apenas água e sabão é o suficiente para a higienização dos mesmos.

Na depilação, a cera deve ser nova e limpa e jamais reutilizar a mesma cera em clientes diferentes, o que é comum e perigoso. A filtração da cera também é um processo que não garante em hipótese alguma a higienização da mesma. Atitudes simples como lavar as mãos (a cada cliente, ainda que use-se luvas descartáveis) e ter as roupas e sapatos limpos causa sempre uma boa impressão ao cliente, além da confiança no estabelecimento que o mesmo adiquire.


  1. CONCLUSÃO

É necessário a realização de projetos de biossegurança para a orientação dos profissionais de beleza, e estes por sua vez, devem estar atentos a qualquer mudança para a valorização da saúde em seu estabelecimento. É de grande importância, porém, o profissional orientar o cliente a levar aos salões de beleza ou centros de estética os seus próprios materiais (alicates, esmaltes, cera etc...) para facilitar e garantir a biossegurança que nada mais é do que o controle de infecções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com