TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança e Experimentação Animal

Por:   •  22/5/2019  •  Dissertação  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Biossegurança e Experimentação Animal

Biossegurança está relacionada a segurança da vida, é um conjunto de condições e práticas associadas para a prevenção ou eliminação de riscos inerentes a atividades de produção, ensino e pesquisa.

Os riscos podem afetar a saúde do ser humano, animais e causar danos ambientais.

No mundo, o uso dos animais para a melhoria da qualidade de vida é incontestável, sendo em pesquisas de desenvolvimentos de novas tecnologias, vacinas, fármacos dentre outros. Porém, o trabalho com animais sadios, infectados ou geneticamente modificado expõe médicos e pesquisadores a diversos riscos.

Na experimentação, a manipulação do animal deve ser feita com extremo cuidado e a manutenção dos animais e cuidados devem ser mantida rigidamente. Diante dessa necessidade de pesquisas e a manipulação de agentes, foi criado um recinto especial, o biotério, que tem o intuito de manter a saúde, sabem estar dos animais dentro dos padrões de excelência; proporcionar segurança da equipe envolvida; assegurar a preservação do meio ambiente, evitando saída de agentes de riscos.

As espécies só devem ser usadas se não existir métodos ou sistema alternativo, sendo assim, se for impossível dispensa-los é consenso que a odor e sofrimento sejam evitados. Todas as recomendações sobre cuidado e uso de animais estão extensamente descritas em publicações nacionais e internacionais que possuem informações detalhadas sobre características de instalações físicas, equipamentos, biologia e manejo das espécies, saúde e bem-estar, controle ambiental, genética, nutrição, técnicas experimentais, modelos animais, eutanásia, descarte, ética e outras abordagens-essenciais para a promoção do bem-estar animal e a qualidade das pesquisas. Lembrando que, todos os profissionais envolvidos devem ser devidamente capacitado para desenvolver o trabalho.

O biotério deve contar com o apoio da direção institucional e participar de programas de controle medico de saúde ocupacional. Dentro do funcionamento, existe um parâmetro adequado de funcionamentos, seguindo as necessidades tais como: Instalações adequadas, equipamentos, matérias de qualidade e quantidade, equipe capacitada, atendimento dentro das normas, regulamentos e leis vigentes a biossegurança. Devem conter salas, áreas especificas para cada atividade, com estrutura resistentes e laváveis, sistema de climatização proporcional, mantendo a temperatura necessária e adequada para o conforto e segurança das espécies. Todos os resíduos, tecidos, raçoes, devem ser transportados em recipientes rígidos, cobertos e a prova de vazamento.

ASPECTOS INERENTES A RISCOS BIOLÓGICOS

A higiene pessoal é uma das barreiras favoráveis efetivas para a prevenção de infecções, o simples procedimento de lavagem das mãos, o banho após o trabalho e não circular com uniformes no meio de pessoas, reduz o risco a contaminação. Tantos os funcionários, pesquisadores e visitantes devem fazer o uso de EPIS, os mesmos devem ser descontaminados ou descartados após o uso, segundo os critérios estabelecidos de acordo com o risco biológico requerido (NBA- 1,2,3 ou 4. CDC-1999).

Animais silvestres podem funcionar como reservatórios ou transmitir doenças. São muito utilizados em pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com