TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOTERAPIA MUSCULOESQUELÉTICA

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

 

 

                                                       

          

                                            [pic 1]

                                      Centro universitário das faculdades metropolitanas unidas

 

APS- Musculoesquelética

                                                        São Paulo

                                                             2021

 

        Pé torto congênito

      As malformações congênitas constituem alterações de estrutura, função ou metabolismo presentes ao nascer, que resultam em anomalias físicas ou mentais, podendo ou não ser simples ou múltiplas e de maior ou menor importância clínica.  

       O pé torno congênito (PTC) esse termo é usado para se referir ao pé equinocavovaro (PEV), que é uma das   mais frequentes ao nascimento. O PTC pode ser uma deformidade isolada (idiopática) ou associada com outras alterações.

      O pé torno congênito é definido como uma deformidade caracterizada por mau alinhamento complexo do pé que envolve partes moles e ósseas, com deformidade em equino e varo do retro pé, cavo e adução do médio e ante pé, com uma incidência de um a cada mil renascidos vivos e com 50% dos casos sendo bilateral ( José Batista Volpon, pg 2)

     

       Com a etiologia ainda desconhecida temos várias teorias para explicar o PTC, tendo em vista causas extrínsecas e intrínsecas como: a posição intrauterina do feto, alterações musculares, alterações neurológicas, imperfeição desenvolvimento ósseo e condições genéticas.  

       

      Encurtamento, fibrose e retração dos músculos e ligamentos no pé torto congênito seriam geneticamente induzidos, resultando em capacidade anormal de retração que, possivelmente, estaria relacionada às deformidades congênitas. Fatores genéticos podem esta relacionadas com o PTC como propõe estudos que revelaram o aumento na incidência familiar e em gêmeos idênticos, diversas investigações identificaram genes com evidência de associação com o PTC. mas, fatores externos relacionados ao desenvolvimento também foram considerados, e a deformidade parece não se desenvolver antes da 12ª semana gestacional, conforme estudo ultrassonográfico fetal (José Batista Volpon. At all, 2011, pg 2).  

   

      Músculos anormais ou acessórios são mais frequentes no pé torto congênito idiopático, há variações nas inserções tendíneas, inclusive com inserção mais medial do tendão calcâneo, o que contribui para o varismo.

   

      O pé torto congênito(PTC) e caracterizado pela atrofia da panturrilha, e o pé, que está em eqüinocavovaro, embora sejam importantes todas as alterações das partes moles envolvendo os tendões e ligamentos da porção posterior e medial do pé, o principal componente da deformidade no PTC é a luxação medial do complexo formado pelo navicular, calcâneo e cubóide em relação ao talo.

     Segundo Ponseti em 1978 as deformidades mais graves encontram-se no retropé, onde o tálus e o calcâneo estão em equino acentuado, o calcâneo está posicionado medialmente e angulado em varo e o navicular está com acentuado desvio medial. Além disso, os ligamentos posteriores do tornozelo, como os da região medial e plantar, estão encurtados e espessados. Os músculos tríceps sural, tibial posterior e flexores dos dedos estão encurtados.

      O tálus apresenta má-formação morfológica, o colo está angulado medial e plantar mente, em comparação com um pé normal, além disso, o colo está encurtado e, em alguns casos, ausente. O calcâneo encontra-se voltado medialmente no plano horizontal, em equino, aduzido e invertido, com a tuberosidade anterior direcionada para o maléolo lateral e sob a cabeça do tálus (varo).

     Nos casos mais graves, há angulação medial do eixo longo do calcâneo. O navicular está em extrema inversão, medializado e deslocado sobre a cabeça do tálus de modo a articular com a porção medial da cabeça do tálus e, não raramente, está em contato com o maléolo medial.

      O cuboide desloca-se medialmente em relação ao calcâneo. As articulações tarso metatarsais e as diáfises dos metatarsais estão medializadas e causam adução do antepé que está pronado em relação ao retropé, pois o primeiro e o segundo metatarsais encontram-se angulados plantarmente em relação ao quinto, que, em geral, está alinhado com o retropé. Tal relação origina o cavo (José Batista Volpon, at all, 2011, pg 3).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (236.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com