TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Pulmonar

Por:   •  24/4/2018  •  Resenha  •  4.978 Palavras (20 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 20

Isabella Marinho MED XXXIV 2017

Fisiologia pulmonar

1-Introdução

Trocas gasosas, conduzir o oxigênio até a corrente sanguínea e remover CO2. Garantir a homeostasia através do controle do pH sanguíneo, produção de energia-via aeróbica pelo ATP.

Faltar O2 não há como colocar no sangue do indivíduo, não há um mecanismo para melhorar isso. O único caminho para fornecer O2 é através dos pulmões e vias aéreas.

O O2 vai entrar no sistema respiratório e vai sair CO2→ventilação pulmonar

A pessoa consegue parar a respiração por alguns segundos e também aumentar a freqüência respiratória, e, assim, existe um controle voluntário e involuntário da respiração pulmonar.

O O2 vai passar por difusão simples pela bicamada lipídica, sendo lipossolúvel, e vai para os pulmões.

OBS: o CO2 chega a ser 50X mais lipossolúvel que o O2!

Hematose Pulmonar: trocas gasosas

Hematose Externa: quando é realizada através do ar (ambiente)

(Hematose Interna e Hematose Tecidual)

O O2 vai do pulmão para as células e o CO2 ao contrário. O O2 vai do líquido extracelular para o intracelular e o CO2 ao contrário.

Quando o O2 entra na célula ele oxida, através da cadeia transportadora de elétron, NAD e FAD, que são produtos da degradação do piruvato, que vem da degradação da glicose.

O2+glicose(oxida produto da degradação-NAD e FAD)=H20+ATP+CO2

NAD e o FAD podem vir da degradação de outros produtos também, sem ser a glicose, como por exemplo as proteínas.

A oxidação do NAD e FAD acontece na crista mitocondrial

Glicólise aocntece no citoplasma-piruvato consegue entrar na mitocôndia. A glicose não consegue entrar na mitoc;încdira por ser grande e transforma em piruvato, 2. Entra e transforma em acetil-Coa e entra no ciclo de Krebs e forma NAD e FAD e não há grande produção de ATP. Esse NAD e FAD vão para a cadeia transportadora de elétron, vão ser oxidados na crista mitocondrial.

Entra O2 e sai CO2→ Respiração celular

Sai da cadeia transportadora de elétron H20 +CO2

Produz pouco ATP e consome muito; inibe a glicólise e faz mecanismo de feedback negativo e a glicose não vai mais para a glicólise-se for célula hepática ou celular vai para a via glicogênica/glicose vai inibir as GLUT’S.

O que limita a entrada de glicose é a própria glicose.

Hipoglicemia a primeira sintomatologia é a nervosa, porque os neurônios dependem da glicose sanguínea.

Diurético inibidor de anidrase carbônica: vai ter menos H+ para se ligar ao bicarbonato e vai excretar mais bicarbonato e o respiratório vai tentar compensar, ou pode ter uma acidose respiratória.

Rim pode compensar um problema respiratório. Uma pessoa só vai entrar em acidose ou alcalose se um não conseguir regular o outro.

2-Anatomia funcional

2.1-Narinas(cavidade nasal)-capturar ar ambiental, porta de entrada, filtrar o ar, aquecer e umedecer o ar, conduz o ar→Zona condutora de ar

Na fossa nasal tem o bulbo olfatório e as células receptoras. Na região superior do osso etmóide está o bulbo olfatório e tem as ramificações das células ciliadas, que são os cílios e vão estar ligados através do nervo olfatório, par craniano I.

Paciente com traqueostomia-ar não vai passar pelo nariz

Narinas possuem as conchas nasais, que o ar passa no meio e é um tecido vascularizado. Se tem um processo inflamatório tem-se um rinite e com isso libera mediadores inflamatórios-resposta tecidual alérgica a um agressor (como prostaglandinas) e vai ocorrer vasodilatação e aumenta a permeabilidade capilar, diminuindo os passos nos coanos nasais e ficam repletos de sangue os capilares e ficam congestionados e o nariz fica entupido.

Congestão nasal: está obstruído por causa do processo alérgico. Os receptores H1-receptores histamínicos e fazem vasodilatação.

O nariz escorre por causa do aumento da permeabilidade capilar, já que liberou os mediadores inflamatórios, e o líquido começa a extravasar e vai escorrer. Infecção vai ter a formação de catarro. O que escorre é o líquido intersticial.

Resposta alérgica: degranulação de mastócitos e basófilos para liberar histamina.

Mucosa com artérias e arteríolas com receptores alfa 1 adrenérgicos. Se pingar um agonista adrenérgico alfa 1 vai ter vasoconstrição e vai diminuir o congestionamento e aumenta o espaço e melhora a congestão nasal. Se começar a usar um descongestionante nasal que tenha agonista adrenérgico alfa 1 os vasos vão apresentar vasoconstrição até passar o efeito do medicamento, que aí volta como era, com vasodilatação, acontecendo uma hiperemia reativa, reação a um déficit de irrigação anterior.

Com a vasodilatação compensatória-aumenta o fluxo sanguíneo na região: diminui 02 tecidual, Adenosina aumenta, pH diminui, + CO2 no tecido.

Agonistas adrenérgicos alfa 1 caem na corrente sanguínea por isso deve ter cuidado ao utilizar. Se jogar muito chega até a garganta e atinge até a circulação sistêmica e pode até atingir locais em que há receptores adrenérgicos alfa 1. Vai aumentar a RPT e aumenta a PA.

Para melhorar uma ação alérgica de coriza pode utilizar uma reação de ativação do sistema autônomo simpático, liberando adrenalina e causando vasoconstrição, para melhorar a respiração pulmonar e melhorar a oxigenação dos tecidos, principalmente os tecidos centrais.

OBS: Cuidado a ser tomado é que o SNS é hipertensor!!

Para ativar o sistema nervoso simpático pode ser feito através de prender a respiração...

Abertura de canais de Na+ e Ca2+ vai fazer com que os impulsos sejam conduzidos às áreas do sistema nervoso central e vai perceber o cheiro e ter a informação. A informação pode ir para a amígdala e ter as reações de memória olfatória e vai estimular a glândula salivar, tendo sialorreia, aumentando a produção de saliva e pode ir para o hipocampo, que vai ser a memória adquirida com a sensação obtida.

Se uma pessoa perder o olfato: anosmia.

2.2-Faringe-Zona Condutora de ar. Faz parte de dois sistemas, respiratório e digestório.

Dividida em três partes: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

Faringe possui comunicação com a orelha média através da tuba auditiva.

Martelo, bigorna e estribo estão ligados à janela oval e possuem comunicação com a faringe, através da tuba auditiva (tuba de Eustáquio), que tem a importância de igualar a pressão na orelha média para permitir que a membrana timpânica fique mais estável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (418.7 Kb)   docx (458.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com