TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hernia de Disco

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

A hérnia de disco é um processo em que ocorre a ruptura do anel fibroso, com subsequente deslocamento da massa central do disco nos espaços intervertebrais. É considerada uma patologia extremamente comum, que causa série inabilidade em seus portadores. A hérnia de disco lombar (L4-L5 ou L5-S1) é a mais comum, pois as regiões envolvidas são as que sofrem maior estresse, além de serem pontos de maior mobilidade da coluna vertebral.

No dia 20/05/2016 em visita domiciliar, por intermédio da Fisioterapeuta Michelayne, foi feito o acompanhamento da paciente I.O.R., 52 anos, sexo feminino, mãe de três filhos, diagnosticada com hérnia de disco na região lombar há 8 anos, a qual relatou sentir muita dor ao realizar suas atividades de vida diária (AVD’s). Não foi submetida a cirurgia, faz uso medicamentoso e acompanhamento com seções fisioterapêuticas. A mesma sofre de hipertensão e faz uso medicamentoso para controle do quadro. A queixa principal relatada pela paciente é a vontade de executar os afazeres domésticos e não conseguir devido a patologia.

        O tratamento fisioterapêutico proposto tem como objetivo manter ou ganhar amplitude de movimento, corrigir desalinhamento postural, diminuir quadro álgico e processo inflamatório, fortalecer músculos estabilizadores de coluna lombar e membros inferiores, diminuir os estresses causadores da compressão e reduzir sobrecarga da articulação, orientar sobre as AVD’s e ergonomia. Para isso as condutas a serem realizadas são: realização de alongamento de coluna lombar e de MMII, eletroterapia (TENS), alongamento, exercícios posturais. Ao final do atendimento a fisioterapeuta recomendou as seguintes orientações: modo correto de abaixar para pegar pesos, sobre como se manter sentado e como se levantar da cama.

        Segundo Monteiro, Rangel e Carvalho, no estudo realizado por eles, a aplicação da pompagem lombar em caso de hérnia discal na mesma região reduziu o quadro da dor da paciente estudada. Já como citado por Lima e Mejia, as condutas cinesioterápicas apresentam grande influência na melhora da lombalgia, dentre elas estão incluídos o alongamento estático, precedido ou não de calor ou frio, métodos de alongamento e fortalecimento como Williams e Mckenzie, o método pilates e a hidrocinesioterapia que apresenta excelentes resultados tanto como tratamento conservador, quanto tratamento no pós cirúrgico.

Segundo RICARD & SALLÉ, 2002, citado por Primo e Mejia, as técnicas utilizadas dentro da Terapia Manual para casos de hérnia discal incluem: Tração lombar; Técnicas manipulativas se forem necessárias; Técnicas de Stretching e Digito pressão; Pompagens; Técnica de Liberação Miofascial da musculatura envolvida como paravertebrais lombares, quadrado lombar, e principalmente o músculo psoas. Através de massagens ocorre o alargamento do espaço discal e a redução da protusão nuclear pela diminuição da pressão no disco ou pela tensão no ligamento longitudinal posterior e liberação da musculatura em espasmo, como o íliopsoas e quadrado lombar.

Como visto, podemos concluir que a hérnia de disco é uma condição frequente dentro da fisioterapia, porém as condutas propostas devem estar adequadas às situações particulares de cada indivíduo para que os resultados estejam de acordo com as expectativas tanto do terapeuta quanto do paciente. A Fisioterapia tem como objetivo recuperar a função, restabelecer o equilíbrio da coluna e orientar o paciente em como evitar recorrências.

BIBLIOGRAFIA:

Lima, Gabriela Rebouças. Mejia, Dayana Priscila Maia. Cinesioterapia na Hérnia de Disco Lombar. Disponível em: . Acesso em: 22/05/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com