TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Aleitamento Materno E Da Pega Correta Para Saúde Mãe/Bebê

Por:   •  10/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO E DA PEGA CORRETA PARA SAÚDE MÃE/BEBÊ

July Ane Almeida Batalha Rodrigues¹

Luma Mell Côrrea Uchoa¹

Maíra Sampaio de Oliveira Saraiva¹

Marcela Olivia Lacerda Fernandes Simplicio¹

Amanda Miguel Santos²

Mariana dos Anjos Furtado³

Alessandra Couto de Camargo Ferreira³

Maiara Silvana Salgado Batista³


RESUMO

 O aleitamento materno é indispensável para todo e qualquer ser humano, sendo considerado como “padrão ouro de alimentação” durante os 6 primeiros meses de vida, além disso, oferece infinitos benefícios para as mães, como prevenção ao câncer de mama e promoção do vínculo afetivo mãe e bebe. Cotidianamente, é perceptível a propagação de mitos relacionados à qualidade nutricional do leite materno, incluindo suas respectivas mudanças fisiológicas. Diante do exposto, é indispensável a abordagem da temática acerca da amamentação, dando importância também para a pega correta e os cuidados necessários para a preparação da mãe para essa fase tão importante. Dessa forma, tendo por base a metodologia da problematização do Arco de Maguerez, notou-se na Unidade Básica de Saúde do bairro da Floresta uma alta prevalência de mulheres gestantes e/ou com filhos lactantes. Diante disso, em alusão a campanha do Agosto Dourado, foram confeccionados folders educativos contemplando a temática, juntamente com uma palestra. Após a ação, evidenciou-se uma aquiescência positiva do conteúdo abordado pelas mães e profissionais presentes, contribuindo de forma exímia para a desmistificação em torno do leite materno e transmitindo conhecimento a fim de minimizar possíveis óbices que dificultam uma amamentação proveitosa.

Palavras-chave: Amamentação; Aleitamento; Leite Materno.

ABSTRACT 

Breastfeeding is indispensable for each and every human being, being considered the “gold standard of food” during the first 6 months of life, in addition, it offers infinite benefits for mothers, such as breast cancer prevention and promotion of emotional bonding. mother and baby. On a daily basis, it is noticeable the spread of myths related to the nutritional quality of breast milk, including their respective physiological changes. In view of the above, it is essential to approach the theme of breastfeeding, also giving importance to the correct attachment and the necessary care to prepare the mother for this very important phase. Thus, based on the methodology of questioning the Arch of Maguerez, it was noted in the Basic Health Unit of the Floresta neighborhood a high prevalence of pregnant women and/or with lactating children. Therefore, in reference to the Golden August campaign, educational folders were made covering the theme, along with a lecture. After the action, there was a positive acquiescence to the content addressed by the mothers and professionals present, making an excellent contribution to demystifying breast milk and transmitting knowledge in order to minimize possible obstacles that hinder profitable breastfeeding.

Key-words: Breast-feeding; Breastfeeding; Breast milk.

INTRODUÇÃO

O aleitamento materno contribui de forma exímia para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê. Sendo também, a fonte mais segura e ideal de nutrição para as crianças. Através dele e de suas respectivas mudanças fisiológicas de composição, é possível assegurar uma alimentação rica em nutrientes e anticorpos que se adaptam às fases do bebê. É válido ressaltar que o leite materno é o único alimento que a criança precisa até os seis meses de idade, sendo compatível com seu organismo (Brasil, 2020).

Cotidianamente, o aleitamento materno é afetado pela propagação de falsas noções. Têm-se enraizado, por exemplo, o mito de existir “leite materno fraco”, ou de não ser suficiente ao bebê, estabelecendo um ciclo vicioso de inverdades assegurado pela desinformação. Logo, é necessária a propagação sobre a preeminência da amamentação em relação às outras formas de alimentar a criança até seus dois anos de vida, e o papel essencial do aleitamento materno para a redução da mortalidade infantil (Caputo Neto, 2013).

A essencialidade da amamentação é corroborada pela Lei n° 13.435/2017 que discorre a respeito do mês do aleitamento materno no Brasil  a qual determina a conscientização e esclarecimento sobre sua importância. O mês de agosto é divulgado como agosto dourado, simbolizando a luta do incentivo ao ato de amamentar e o padrão ouro de qualidade do leite materno (Brasil, 2017).

O Arco de Maguerez, um dos recursos explorados pela metodologia da problematização, visa o desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas, propondo soluções viáveis por meio de suas cinco etapas correlacionadas (Berbel, 1998). As acadêmicas do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará - núcleo XII, realizaram a elaboração do arco viabilizando ao final a execução da solução construída no estágio supervisionado. A Unidade Básica de Saúde do bairro Floresta, instituída em Santarém-PA, foi a escolhida para a ação.

O objetivo deste artigo é transmitir conhecimento sobre a importância da amamentação para a saúde mãe/bebê, bem como orientações sobre a forma correta de amamentar.

1ª ETAPA: OBSERVAÇÃO DA REALIDADE

        O quarto grupo de estágios da turma de Fisioterapia 2022, teve a oportunidade de familiarizar-se com a realidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do bairro de Fátima e do bairro Floresta. Dessa forma, as integrantes passaram por vivências únicas em cada um dos postos com os quais tiveram contato, além de realizarem séries de ações em saúde, sobretudo palestras, dinâmicas de alongamento, elaboração de cartilhas, participação nos grupos e tendo acompanhado e auxiliado em visitas domiciliares.

        Sendo assim, é intrínseco descrever as experiências e percepções que as discentes obtiveram de cada local visitado. Primeiramente, o estágio observacional ocorreu na UBS de Aldeia/Laguinho/Fátima, responsável pela cobertura de três bairros, contando com três Equipes de Saúde da Família (ESF).

Foi possível observar nesta UBS ausência de um espaço reservado para interação entre os profissionais da UBS - como copa, o que poderia auxiliá-los no seu dia a dia, uma vez que possibilitaria um melhor desenvolvimento do seu trabalho em grupo por aumentar a proximidade, a falta de fisioterapeutas para compor as ESF’s - demanda altamente perceptível durante os dias de estágios e altos índices de pacientes com hipertensão e diabetes - o que pôde ser observado durante o Grupão do Hiperdia (Hipertensão e diabetes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com