TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurociência da Dor e Seus Aspectos Multifatoriais

Por:   •  4/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

GRADUAÇÃO  BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

ANDIRA DO NASCIMENTO SIDOU – RA 8061905

Neurociência da Dor e Seus Aspectos Multifatoriais

CRUZEIRO DO SUL

2019

ANDIRA DO NASCIMENTO SIDOU – RA 8061905

Neurociência da Dor e Seus Aspectos Multifatoriais

Portfólio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Bacharelado de Fisioterapia do Centro Universitário Claretiano, a ser utilizado como diretrizes para obtenção de aprovação no trabalho de conclusão do 4° semestre da disciplina de Neurociência da Dor e Seus Aspectos Multifatoriais.

Orientador(a): Prof.(a) Esp. Lilian Quéren Ribeiro da Silva.

CRUZEIRO DO SUL

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO________________________________________________04              
  2. REFERENCIAL TEORICO_____________________________________ 05
  1.  RESENHA_________________________________________________05
  1. CONCLUSÃO_________________________________________________08
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS_____________________________09

4

INTRODUÇÃO

Sabe-se que os seres humanos quando estão no seu meio de correria do dia a dia, se queixam de dores geralmente muscoesqueletica por conta de atividades realizadas que não são comumente dentre seu cotidiano. Como por exemplo, a ansiedade. Através dela se desencadeiam uma série de fatores que geram tensões e estas tensões na maioria das vezes formam nódulos, que podemos denominar pontos de gatilho (PGM). Tais pontos, quando formados resultam em desconfortos ou até mesmo dores intensas prejudicando na vida do ser humano. Esses pontos podem ser desativado com alguns tratamentos terapêuticos, como o Dry Needling ou Agulhamento a Seco (AS).

5

ARTIGO: O emprego do agulhamento seco no tratamento da dor miofascial mastigatória e cervical.

        O Dry Needling também conhecido como Agulhamento à Seco, é um tipo de tratamento com técnica ocidental baseada em princípios neurofisiológicos distintos, este tratamento consiste em desativar nódulos dentre a parte muscoesqueletica do corpo humano, causados por excesso de estresse, cansaço, entre outros. Identificados por uma dor local e/ou referida.

Estes nódulos, também chamados de pontos de gatilho também encontram-se relacionados com  à fraqueza muscular, à irritabilidade local, ao desequilíbrio muscular e à incoordenação motora no músculo afetado e nos grupos sinérgicos a ele. Segundo Wrigth e North, “analisaram 190 pacientes com dor temporomandibular para demonstrarem quais músculos mastigatórios e cervicais relacionados à disfunção temporomandibular (DTM) mais afetados e mais capazes de gerar dor referida na região craniofacial. Encontraram uma prevalência do músculo trapézio superior em 60% dos pacientes, o pterigoideo lateral em 50% e o masseter, feixe superficial, em 47%.”

Segundo Fernández-de-las-Penas et al, “investigou o número, a localização e a área de referência da dor de PGM ativo nos músculos trapézio superior, esplênio da cabeça, esternocleidomastoideo, masseter, oblíquo superior, levantador da escápula e suboccipitais em 13 mulheres, com idade entre 30 e 50 anos, com diagnóstico de cefaleia do tipo tensional. Encontrou-se a média de sete pontos-gatilho ativo (PGMA) em cada paciente com a seguinte prevalência de localização: músculos suboccipitais (92%), músculo oblíquo superior (85%), músculo trapézio superior (85%) e músculo masseter (69%). A maior área de referência de dor pelos PGMA foi à região frontal (5,9 cm2), seguida das regiões occipital (4,1 cm2), lateral esquerda (3,3 cm2) e direita (2,8 cm2).” Seu objetivo era mostrar o uso do agulhamento a seco e fazer a análise sobre a teoria utilizada  por profissionais capacitados da área da saúde.

A teoria do agulhamento a seco ou dry needling consiste em uma “resposta de contração rápida” (RCR) que nada mais é a reação com o estímulo gerado pela agulha e logo em seguida o impulso em resposta do organismo, liberando substâncias que amenizam e até eliminam a dor que o paciente está sentido. Este reflexo sentido durante o tratamento se torna resultante da contração involuntária e súbita das fibras musculares presentes na parte muscular que se encontra em tensão, onde está o nódulo ou ponto de

6

gatilho. Essa resposta que o corpo humano reflete é considerada que a técnica realmente funciona.

Segundo Gunn, um dos primeiros a reproduzir a técnica, propôs: “a partir de observações empíricas um modelo denominado “Radiculopatia”. Nesse modelo a agulha é inserida na região paraespinal (principalmente nos músculos multífidos) relacionada à musculatura periférica atingida e, na junção musculotendínea dos músculos que contém os PGM.” Esse mesmo autor acreditou que esta técnica considera a dor miofascial como síndrome resultante de uma neuropatia ou radiopatia periférica.

        Os mecanismos de ação e efeitos fisiológicos consistem na diminuição das dores e tensões musculares, também na melhoria da coordenação e do comprimento muscular, além do restabelecimento da mobilidade atribuída ao agulhamento a seco são bastante complexos e estão associados à desinibição dos pontos de gatilho. Em novas pesquisas, esses efeitos de diferenciam conforme a localização, profundidade e a movimentação da agulha no ponto de gatilho.

Os pontos de gatilho podem ser observados em ressonância magnética, ultrassonografia, e termografia infravermelha. Entretanto, devido a falta de avanços tecnológicos na maioria das cidades, a identificação se realiza através da palpação manual, ou por técnicas de rolamento ou pinçamento dos músculos afetados. Depois de encontrados os nódulos, podem-se classificar em três tipos: satélites, latentes e ativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com