TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OSTEOARTROSE

Por:   •  20/8/2018  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

A OSTEOARTROSE

Osteoartrose é uma doença que compromete as articulações sendo um processo degenerativo e progressivo. É a mais comum das afecções reumáticas, atingindo aproximadamente 1/5 da população mundial. A cartilagem que envolve cada articulação vai se desgastando e aumentando o atrito durante o movimento, causando dor, inflamações e ate incapacidade de realizar o movimento, acomete principalmente articulações com maior amplitude de movimento e as que suportam peso (como a articulação do joelho e quadril).

[pic 1](PINHEIRO, 2013)

A osteoartrose primaria acomete indivíduos com pré-disposição a desenvolver, devido à genética; e a osteoartrose secundaria ocorre por traumas (entorses. Fraturas, luxações), obesidade, idade, alteração hormonal.

Em homens a maior prevalência ocorre antes dos 45 anos e nas mulheres, depois dos 45 anos.

Na articulação do cotovelo é menos comum de apresentar osteoartrose devido às superfícies bem adaptadas e ligamentos estabilizadores fortes.

O diagnostico é feito através dos sintomas dos pacientes e exames complementares como radiografia e/ou ressonância que irão mostrar as alterações degenerativas que são: presença de osteófitos, desalinhamento da linha do osso e diminuição do espaço articular. Grande parte dos casos é tratado apenas com remédios e fisioterapia, só uma minoria necessita de intervenção cirúrgica; a artroscopia é menos invasiva sendo uma opção para casos leves que estão apenas no inicio; envolve a retirada de qualquer corpo livre ou tecido inflamatório através de hastes que tem luz e câmera na ponta.

        [pic 2]

(SERPEJANTE, 2006)

        Em casos mais avançados com comprometimento total da articulação a artroplastia é inevitável, que consiste na substituição da articulação através de próteses, podendo ser total ou parcial.

[pic 3][pic 4]

(MURACHOVSKY, 2014)

A fisioterapia é fundamental para o tratamento. Os recursos utilizados irão depender do estágio da osteoartrose do paciente, os aparelhos fisioterapêuticos são uma grande opção para a diminuição da dor, diminuição do edema e inflamação como: TENS, a corrente interferencial, a corrente galvânica entre outras; mas sempre associado com as técnicas manuais de mobilização que são imprescindíveis para manter as articulações devidamente irrigadas e alinhadas. O fortalecimento muscular é parte integrante para melhorar o equilíbrio e estabilizar a articulação, a hidroterapia é muito indicada por não haver atritos e choque com a superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (82.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com