TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reabilitação Aquática

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO.

Esse trabalho tem como ênfase, apresentar um método de hidroterapia desenvolvido e baseado nas inabilidades dos pacientes, tendo como objetivo uma abordagem primaria da técnica Halliwick, seus princípios e conceitos no tratamento. A hidroterapia vem sendo muito bem utilizada como recurso terapêutico para tratamentos de reabilitação, sendo um dos recursos mais antigos da fisioterapia. É um recurso muito utilizado no processo de reabilitação, por possuir algumas vantagens devido às propriedades físicas e efeitos fisiológicos adquiridos pelo meio aquático. Também promove reações diferentes daquelas propiciadas em solo, melhorando a circulação periférica, beneficiando o retorno venoso, além de proporcionar um efeito massageador e relaxante. Os exercícios na água são muito bem tolerados, especialmente em água aquecida, pois o ambiente morno ajuda a reduzir a dor e espasmos musculares. A água oferece suave resistência durante os exercícios e, ainda, a oportunidade de treinamento em várias velocidades. Todos esses fatores fazem com que o exercício aquático seja uma excelente opção na reabilitação. O método halliwick vem com um proposito um pouco diferente, porem aproveitando todos os benefícios que a hidroterapia oferece. Esta técnica teve como objetivo incluir pacientes a natação mesmo não tendo toda capacidade para tal, dando atenção as dificuldades de cada indivíduo, onde de maneira recreacional inclui-lo ao meio aquático de forma agradável.

Palavras-chave: Hidroterapia, Halliwick, Reabilitação Aquática.

ABSTRACT.

This work has as its emphasis, to present a hydrotherapy method developed and based on patients' disabilities, aiming at a primary approach to the Halliwick technique, its principles and concepts in the treatment. Hydrotherapy has been very well used as a therapeutic resource for rehabilitation treatments, being one of the oldest physiotherapy resources. It is a resource widely used in the rehabilitation process, as it has some advantages due to the physical properties and physiological effects acquired by the aquatic environment. It also promotes reactions different from those provided in soil, improving the peripheral circulation, benefiting the venous return, besides providing a massaging and relaxing effect. Exercises in the water are very well tolerated, especially in warm water, because the warm environment helps reduce pain and muscle spasms. Water provides gentle resistance during exercise and the opportunity for multi-speed training. All these factors make the water exercise an excellent option in rehabilitation. The halliwick method comes with a slightly different purpose, but taking advantage of all the benefits that hydrotherapy offers. This technique aimed to include patients swimming even though they do not have all the capacity for such, giving attention to the difficulties of each individual, where in a recreational way includes it to the aquatic environment in a pleasant way.

Keywords: Hydrotherapy, Halliwick, Aquatic Rehabilitation.

1. INTRODUÇÃO.

1.1. HIDROTERAPIA.

A hidroterapia originada das palavras gregas hydro: água e therapéia : tratamento. Tem apresentado grande prestígio como forma alternativa de tratamento para pacientes portadores de deficiência física, incluindo-se aqueles com doenças neurológicas. Entretanto, este não é um método novo. Históricamente verificamos que o tratamento por meio da água passou por várias fases, alternando entre o modismo e o esquecimento (CUNHA et al, 1998).

Ainda Cunha (1998), apresenta que no Brasil, a hidroterapia científica teve seu início na

Santa Casa do Rio de Janeiro, com banhos de água doce e salgada, com Artur Silva, em 1922, que comemorou o centenário do Serviço de Fisiatria Hospitalar, um dos mais antigos do mundo sob orientação médica. No tempo em que a entrada principal da Santa Casa era banhada pelo mar, eles tinham banhos salgados, aspirados do mar, e banhos doces, com a água da cidade.

É apresentada como um dos recursos mais antigos da fisioterapia. É um recurso muito utilizado no processo de reabilitação, por possuir algumas vantagens devido às propriedades físicas e efeitos fisiológicos propiciados pelo meio aquático. É frequentemente recomendada para pacientes com disfunções físicas, psicológicas e sociais, pois proporciona uma gama de benefícios para qualidade de vida (FERREIRA et al, 2008).

A hidroterapia promove reações diferentes das empregadas em solo, melhorando a circulação periférica, beneficiando o retorno venoso, além de proporcionar um efeito relaxante, atuando dessa forma nas principais queixas (GROSSE, 2010). Segundo Lima (2015), os exercícios na água são muito bem tolerados, especialmente em água aquecida, pois o ambiente morno ajuda a reduzir a dor e espasmos musculares. A água oferece suave resistência durante os movimentos e, ainda, a oportunidade de treinamento em várias velocidades. Esses componentes fazem com que o exercício aquático seja um excelente método para aumento da resistência e força muscular.

Durante muitos anos, a terapia aquática e a natação foram reconhecidas como modalidades de reabilitação para pessoas com necessidades especiais. Atualmente, a terapia aquática tem sido relatada como um dos meios mais utilzados de tratamento de crianças com paralisia cerebral (SILVA, 2013).

O meio aquático pode ser explicado por suas muitas propriedades únicas.

A flutuação: ajuda no desempenho de movimento que é difícil em terra por causa da incapacidade superar as restrições gravitacionais.

Pressão hidrostática: melhora a respiração e aumenta o débito cardíaco. Temperatura: água morna (32–33 ° C), usada principalmente em ambientes terapêuticos, estimulando o relaxamento muscular, reduzindo o tônus muscular, e proporcionando alívio da dor.

Viscosidade da água: em comparação com o ar proporciona resistência isocinética, forças ao movimento, através de direções e velocidades, que podem ser úteis para facilitar fortalecimento muscular. Viscosidade também diminui a velocidade de movimento, enquanto a flutuabilidade suporta o corpo, que pode facilitar ainda mais o treinamento de equilíbrio.

O total controle das posições corporais consideradas como resultado direto da relação entre forças contrastantes do centro de gravidade e do centro de flutuabilidade, também aumenta o treinamento de equilíbrio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com