TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vivência em Fisioterapia

Por:   •  6/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A visita à Clínica Escola teve como objetivo conhecer o funcionamento da clínica, a sua infraestrutura e seus aparelhos. Presenciamos os atendimentos das alunas estagiárias em alguns pacientes.

Serão descritos neste relatório atendimentos que acontecerão na Clínica Escola, assim como o estado clínico dos pacientes e as técnicas utilizadas pelas alunas estagiárias.

Clínica Escola

A Clínica Escola tem atenção voltada à saúde da criança, do adolescente, do idoso, da mulher e do homem. Possui uma ampla piscina terapêutica aquecida por sua temperatura ambiente para tratamentos nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Dermato Funcional, Cardiorrespiratória, Traumatologia... Além de salas exclusivas para os atendimentos.

A Clínica Escola da Faculdade Santa Maria recebe alunos do 5° até o 10° período, nos dois turnos. Alunos integrantes da própria instituição vivenciam o aperfeiçoamento das mais diversas áreas de atuação fisioterapêuticas. O estado da Paraíba tem toda assistência fisioterapêutica disponível gratuitamente pela a mesma.

Sua infraestrutura tem unidade de tratamento com equipamento fisioterapêuticos para pacientes nas áreas de Ortopedia e Traumatologia; uma unidade ampla na área de Neurologia (adulto e infantil); uma unidade na área de fisioterapia Cardiorrespiratória que conta com diversos equipamentos; uma unidade de Hidroterapia que conta com uma ampla piscina aquecida com temperatura ambiente e coberta; tratamento na área de Dermato Funcional, com equipamentos e produtos modernos e atualizados; sala de exames; e, uma recepção para atender os pacientes, alunos e professores. Todos os ambientes, com exceção da unidade de Hidroterapia, são climatizados.

Atendimentos

Acompanhamos a fisioterapia de alguns pacientes e observamos as condições físicas dos pacientes e as técnicas utilizadas.

1° Paciente: sexo feminino, 01 ano e 08 meses, compareceu a Clínica Escola onde foi feita sua avaliação cinética funcional. A queixa era que a criança andava na ponta dos pés. A partir dos exames realizados, foi diagnosticado que a mesma tinha microcefalia leve. Segundo a mãe, os exames de gravidez não constaram que a criança tinha microcefalia, só descobriu sobre a doença com seu primeiro ano de idade.

As alunas estagiárias fizeram exercícios para avaliar a macha da criança, fizeram também tape alternado, equilíbrio e circuito. A criança teve dificuldade no seu primeiro período de tratamento, já no segundo, houve mais desenvolvimento com os exercícios, cada atendimento teve a duração de 40 minutos.

A microcefalia é uma consequência rara de má formação do feto durante a gravidez, nesses casos a criança não desenvolve o cérebro normalmente e sua cabeça fica menor que de uma criança normal. Devido ao reduzido desenvolvimento do cérebro a criança tem dificuldades de comer, andar, ouvir ou falar. A atuação do fisioterapeuta é fundamental para a criança adquirir habilidades motoras; interagir com o ambiente; prevenir deformidades e contraturas, que podem comprometer outros sistemas,

Apesar de não ter cura, o tratamento e estimulação fisioterapêuticas e da fonoaudiologia são essências para aprender lidar e conviver com suas limitações e ter uma vida normal e feliz.

2° Paciente: sexo feminino, 01 ano e 05 meses. Compareceu a Clínica Escola onde foi feita sua avaliação cinética funcional. A queixa era que a criança não conseguia rastejar ou andar, tinha fraqueza muscular e hipotonia que é a perda de tônus muscular. A partir de alguns exames diagnosticou que tem uma síndrome não identificada, após uns testes de sensibilidade, a mesma não sentia os membros inferiores, mas que tinha um pouco de sensibilidade nos membros superiores.

 Segundo as alunas estagiárias á uma possibilidade dessa síndrome ser causada pela tireoide, as mesmas fizeram exercícios de coordenação, equilíbrio e utilizou à bola suíça nos pontoa chaves, é importante ressaltar que a paciente tem dificuldades em realizar os exercícios. Durante todo o tratamento, serão utilizadas as técnicas de Bobath, utilizada nos cantos perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas; Tape, para facilitar a reabilitação; Laser, para obtenção de alta densidade de energia concentrada em pequenos pontos; e, Badagem Funcional (estabilização, estimulação, imobilização, proteção, prevenção).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com