TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANAMNESE

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um laudo técnico sobre o estado de saúde de um aluno/voluntário, do sexo masculino, 21 anos, do curso de fisioterapia.

É de total importância para realizar uma correta prescrição de um programa de treinamento ou tratamento do paciente, identificando as condições físicas, limitações e possíveis patologias.


1. ANAMNESE (em anexo).

É definida como a primeira fase de um processo, na qual, a coleta de dados permite ao profissional de saúde identificar problemas, determinar diagnósticos; planejar e implementar sua assistência.

 (Ver BrasEnform; Brasília 2011 mar-abr; 64(2):355-8).

A anamnese do aluno/modelo, abrange todos os aspectos normais e desejáveis. O aluno não apresenta queixa principal (QP), histórico de doenças pregressas (HDP), histórico de doenças cardiorrespiratórias na família, nem faz uso de medicamentos. Além disso, a aferição de valores de pressão arterial (PA) e de frequência cardíaca (FC), encontram-se normais.

2. AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL.

A avaliação da composição corporal pode ser usada para monitorar mudanças, como em participantes de programas de perda de peso ou em desportistas. Também, pode indicar as prescrições de exercícios. Além disso, pode auxiliar na determinação do peso corporal saudável e nas recomendações alimentares. A composição corporal pode monitorar o crescimento e a maturação das crianças, identificando aquelas em risco devido ao excesso ou falta de gordura corporal. A estimativa da composição corporal de atletas é especialmente importante para lutadores, levantadores de peso e fisiculturistas. Portanto, a avaliação e o acompanhamento da composição corporal ajudam a manter a gordura corporal em níveis ideais. No ambiente clínico, o monitoramento de mudanças na composição corporal também pode melhorar o conhecimento de como várias doenças afetam o metabolismo energético e as reservas.

(MARTINS, C. 2009).

   2.1 – Índice de Massa Corporal (IMC).

O índice de massa corporal (IMC), é um índice adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é um método indireto usado para o diagnóstico do sobrepeso e da obesidade.

(2008-2017 MD. Saúde).  

Pode ser facilmente calculado a partir da seguinte fórmula:[pic 1]

IMC = Peso (quilos)

Altura² (metros)

Utilizando os dados do aluno/modelo Marlon: [pic 2]

[pic 3]

De acordo com Bray e Gray, 1988, a tabela 5.1 - Padrões de IMC para adultos, classifica o resultado 20 - 24,9 kg/m2 como desejável para homens e mulheres, onde o resultado do aluno/modelo é classificado.

Orienta-se que o aluno/modelo mantenha os bons para manutenção dos resultados.

   2.2 – Relação Cintura e Quadril (RCQ).

A Relação Cintura Quadril (RCQ) segundo Fernandes Filho (2003, p.103) é uma forma bastante comum de estimar e perceber a distribuição da gordura dos segmentos superiores em relação aos segmentos inferiores, tendo sido desenvolvida para prognosticar o risco de doenças crônicas. Consiste em um método indireto que utiliza fita métrica para medir os valores de cintura e quadril.

(CEUT; Francisco Rocha, 2009).

O RCQ pode ser calculado a partir da fórmula:[pic 4]

RCQ = Cintura= (cm)

Quadril= (cm)

Utilizando os dados do aluno/modelo:

[pic 5]

[pic 6]

De acordo com Bray e Gray (1988, p.432), a tabela 5.2 - Normas para RCQ de homens e mulheres, classifica o resultado para homens com idade de 20-29 anos o risco com valor 0.83-0.88 (resultado do cálculo) como moderado, onde o valor final do aluno se classifica.

Portanto, deve-se orientar o paciente a manter o padrão, ou até mesmo buscar melhorias, pois a elevação pode levar ao risco de problemas como colesterol alto, diabetes ou hipertensão.

 

   3. FREQUÊNCIA CARDÍACA DE RESERVA (FCreserva).

A Frequência Cardíaca (FC) é normalmente é usada para descrever e regular a intensidade metabólica do exercício. Alterações da mesma podem ocorrer em diferentes momentos.

(MCARTLE, 1998).

Para registro da Frequência Cardíaca do aluno/modelo, foi utilizado o frequencímetro, onde pôde-se obter a FC de repouso para o teste de esforço que foi feito.

   3.1 – Avaliação do Comportamento da FC (teste de esforço + alterações durante o teste).

No dia 01 de novembro, no laboratório de biomecânica do Centro Universitário do Norte – Uninorte, às 18:30, foi realizado o teste de esforço.

 Para as realizações de teste foram utilizados alguns equipamentos, entre eles: maca, frequencímetro, esteira, cronômetro, fita métrica e balança.

Para iniciar a realização dos procedimentos, o primeiro passo foi o repouso do paciente na maca durante 3 - 5 minutos. Com a FC do paciente em repouso, se obteve, através do frequencímetro, 72 batimentos por minutos (bpm). Posteriormente, o aluno/modelo foi encaminhado para esteira onde seguiu-se alguns critérios na avalição, disposto em 3 etapas:

 1) Estágio (1 a 10);

 2) Velocidade em quilômetros (km), onde a velocidade era aumentada de 2 em 2 km, no intervalo de 2 minutos, sendo 20 km a velocidade máxima;

3) verificação da alteração da FC.

No teste, os dados obtidos se dispuseram conforme a tabela abaixo.

ESTÁGIO

VELOCIDADE (KM)

FC

1

2

96 bpm

2

4

102 bpm

3

6

115 bpm

4

8

157 bpm

5

10

168 bpm

6

12

186 bpm

7

14

194 bpm

8

16

201 bpm

9

18

10

20

Para realização do teste, foi preciso, além do aluno, 6 pessoas auxiliando no teste: uma pessoa para controlar a esteira, uma pessoa para controlar o cronômetro, uma pessoa para verificar a FC no frequencímetro, uma pessoa para anotar os valores da FC no intervalo de cada estágio e duas alunas foram orientadas a anotar as alterações fisiológicas no aluno/modelo, durante e após o teste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (613.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com