TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE ENSINO[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

DADOS DA UNIDADE CURRICULAR

Curso: "BLOCO DE SAÚDE INTEGRADO": BIOMEDICINA, ENFERMAGEM, FARMÁCIA E FISIOTERAPIA.

Turma: N1

Unidade Curricular: POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Carga Horaria Do Modulo: 40 h

Carga Horária Semanal (H/A): 2 h

Docentes Responsáveis: Prof. M.sc. Fabiano Darlindo Veloso.

EMENTA

Origem e evolução da saúde coletiva como campo de conhecimento e de práticas. Abordagem multidisciplinar dos conceitos de saúde, bem como suas interfaces com questões ambientais contextualizando uma visão crítica sobre os aspectos político, social e econômico das condições de saúde da população brasileira. Identificação das diversas formas de atuação do profissional no panorama multicausal das principais doenças que acometem os diversos segmentos etários e sociais do País. Profissionais de saúde e sua interveniência na relação do homem com o ambiente e a doença. Políticas Públicas e educação ambiental. Saúde Pública e Educação Ambiental. A construção da saúde pública no Brasil. Sistema Único de saúde (SUS). Aspectos históricos e evolução política na construção do SUS. Conferências de saúde. Direitos dos usuários do SUS. Comissões em saúde. Pacto pela saúde.

OBJETIVO GERAL

  • Propiciar ao aluno conhecer os fundamentos teóricos e históricos acerca da saúde pública no Brasil.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Discorrer a respeito das políticas de saúde no Brasil relacionando suas determinações socioeconômicas e no conjunto das políticas sociais;
  • Identificar os fundamentos teórico-políticos e as dimensões técnica e financeira da Reforma Sanitária e do SUS;
  • Conhecer o processo de implementação do SUS em sua base legal, as bases sociais de sustentação, os instrumentos de gestão, os entraves conjunturais, o (des)financiamento, as políticas e os programas específicos.

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas;
  • Apresentação de Seminário Temáticos;
  • Leituras;
  • Vídeos;
  • Pesquisas individuais e em grupos sobre as políticas de saúde.

AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Caracteriza-se como diagnóstica, contínua e cumulativa tendo os aspectos qualitativos preponderância sobre os quantitativos, utilizando-se dos seguintes critérios avaliativos:

1ª Avaliação NPC:

     Prova escrita e individual, abrangendo todo o conteúdo do primeiro bimestre letivo: sendo valor: 7,0 (sete) pontos relativos a uma prova com questões objetivas e discursivas, somada a atividades (pesquisas, atividades e seminários) com valor de 3,0 (três) pontos, total de 10 (dez) pontos.

Sugestões de temas para o Seminário Temático:

  • Os sistemas internacionais de Saúde - (RICARDO DA ROCHA, MATHEUS MONTEIRO, ANA CAROLINA VILHENA, MESSIAS MARQUES).
  • Indicadores e realizações do SUS (o SUS mais próximo da universalidade) - (KARINA MOKDCI, EDUARDO SILVA, LUCIANA ANJOS, THEODOMIRO SANTOS).
  • Política de Educação/capacitação para os trabalhadores do SUS - (JACIREMA SANTOS, BRUNO CARDOSO, JÉSSICA LUCIANA PEREIRA).

2ª Avaliação NPC

    Prova escrita e individual, abrangendo todo o conteúdo do primeiro bimestre letivo: sendo valor: 7,0 (sete) pontos relativos a uma prova com questões objetivas e discursivas, somada a atividades (pesquisas, atividades e seminários) com valor de 3,0 (três) pontos, total de 10 (dez) pontos.

Sugestões de temas para o Seminário Temático:

  • As áreas da vigilância em saúde
  • Saúde do trabalhador
  • História da saúde coletiva

Jornada Científica: 24 a 28 de outubro de 2017.

NEF:

   Prova escrita e individual, abrangendo todo o conteúdo dos dois bimestres letivos: sendo valor de 10 (dez) pontos;

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BAHIA, Ligia. Padrões e mudanças no financiamento e regulação do Sistema de Saúde Brasileiro: impactos sobre as relações entre o público e privado. Saude soc. [online]. 2005, vol.14, n.2, pp. 9-30. ISSN 0104-1290.

BAPTISTA, T. W. de F. História das Políticas de Saúde no Brasil: a trajetória do direito à saúde. In: Matta, G. C.; Pontes, A. L. de M. (orgs). Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. p.29-60.

BARROS, JAC. Pensando o processo saúde doença: a que responde o modelo biomédico? Revista Saúde e Sociedade. São Paulo, Vol.11, n.1, p.1-11, jan-jul/2002.

Birman, Joel. A Physis da saúde coletiva. Physis, 2005, vol.15, p.11-16.

FAUSTO, M.C.R.; MATTA, G. C. . Atenção Primária à Saúde: Histórico e perspectivas. In: Marcia Valeria G. C. Morosini; Anamaria D'Andrea Corbo. (Org.). Modelos de Atenção e a Saúde da Família. Rio de Janeiro: ESPJV/FIOCRUZ, 2007, v. 4, p. 43-67.

HERZLICH, C. Saúde e Doença no início do século XXI: entre a experiência privada e a esfera pública. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(2):383-394, 2004.

MACHADO, C. V.; LIMA, L. D.; BAPTISTA, T. W. Configuração institucional e o papel dos gestores no Sistema Único de Saúde. In: Matta, G. C.; Pontes, A. L. de M. (orgs). Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. p.139-162.(Disponível no site da EPSJV, no link da coleção “Educação Profissional e Docência em Saúde”, ao lado direito da tela).

MATTA, G. C. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde In: Políticas de Saúde: Organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde.1 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007, v.3, p. 61-80.

Bibliografia Complementar

BELMONTE, P. O campo da atenção psicossocial: formar e cuidar no curso de qualificação na atenção diária em saúde mental (CBAD). Trabalho, Educação e Saúde. V.4 , n.1, 2006.

BORGES, C. F.; BAPTISTA, T. W. de F. O modelo assistencial em saúde mental no Brasil: a trajetória da construção política de 1990 a 2004. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, 2008.

MOROSINI, M. V. G. C.; CORBO, A D. e GUIMARÃES, C. O agente comunitário de saúde no âmbito das políticas voltadas para a atenção básica: concepções do trabalho e da formação profissional. Trabalho, Educação e Saúde. v.5 n.2, 2007.

PAIM, JS e ALMEIDA FILHO N. Novos Sujeitos, Novos Paradigmas. In: Paim, JS e Almeida Filho N. A crise da Saúde Pública e a utopia da Saúde Coletiva. Salvador: Casa da Qualidade, 2000.

CRONOGRAMA

DATA

CONTEÚDO TEORICA/PRÁTICA

METODOLOGIA

10/08

Apresentação do Plano de Ensino; Acertos do Pacto Pedagógico.

Aula expositiva dialogada.

17/08

Aula 1: Saúde Pública e Saúde Coletiva

  • Birman, Joel. A Physis da saúde coletiva. Physis, 2005, vol.15, p.11-16.
  • BARROS, JAC. Pensando o processo saúde doença: a que responde o modelo biomédico? Revista Saúde e Sociedade. São Paulo, Vol.11, n.1, p.1-11, jan-jul/2002.
  • HERZLICH, C. Saúde e Doença no início do século XXI: entre a experiência privada e a esfera pública. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(2):383-394, 2004.

Aula expositiva dialogada, leitura de textos seguida de debate.

24/08

Aula 2: História das Políticas de Saúde no Brasil

  • BAPTISTA, T. W. de F. História das Políticas de Saúde no Brasil: a trajetória do direito à saúde. In: Matta, G. C.; Pontes, A. L. de M. (orgs). Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. p.29-60.

Aula expositiva dialogada, leitura de textos seguida de debate.

31/08

Aula 3: Sistema Único de Saúde

  • MATTA, G. C. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde In: Políticas de Saúde: Organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde.1 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007, v.3, p. 61-80.

Aula expositiva dialogada, leitura de textos seguida de debate.

07/09

Aula 4: 

Seminário Temático: Apresentação das equipes 1 e 2.

Apresentação de Trabalho.

14/09

Aula 5: Seminário Temático: Apresentação da equipe 3.

Revisão do conteúdo programático para o 1º NPC (Parte I)

Apresentação de Trabalho e Aula expositiva dialogada.

21/09

Aula 6: Revisão do conteúdo programático para o 1º NPC. (Parte II)

Aula expositiva dialogada.

28/09

1º NPC

Avaliação.

05/10

Entrega das avaliações, revisão de notas e comentário sobre a prova.

Lançamento de Nota e Aula expositiva dialogada.

19/10

Aula 7: Atenção Primária à Saúde

  • FAUSTO, M.C.R.; MATTA, G. C. . Atenção Primária à Saúde: Histórico e perspectivas. In: Marcia Valeria G. C. Morosini; Anamaria D'Andrea Corbo. (Org.). Modelos de Atenção e a Saúde da Família. Rio de Janeiro: ESPJV/FIOCRUZ, 2007, v. 4, p. 43-67.

Aula expositiva dialogada, leitura de textos seguida de debate.

26/10

Aula 8: Federalismo e descentralização: Organização do financiamento à saúde no Brasil

  • MACHADO, C. V.; LIMA, L. D.; BAPTISTA, T. W. Configuração institucional e o papel dos gestores no Sistema Único de Saúde. In: Matta, G. C.; Pontes, A. L. de M. (orgs). Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. p.139-162.(Disponível no site da EPSJV, no link da coleção “Educação Profissional e Docência em Saúde”, ao lado direito da tela).

Aula expositiva dialogada, leitura de textos seguida de debate.

09/11

Aula 9: O público e o privado na saúde

  • BAHIA, Ligia. Padrões e mudanças no financiamento e regulação do Sistema de Saúde Brasileiro: impactos sobre as relações entre o público e privado. Saude soc. [online]. 2005, vol.14, n.2, pp. 9-30. ISSN 0104-1290.

Aula expositiva dialogada, leitura de textos seguida de debate.

16/11

Aula 10: Seminário Temático: Apresentação das equipes 1 e 2.

Apresentação de Trabalho.

23/11

Aula 11: Seminário Temático: Apresentação da equipe 3.

Revisão do conteúdo programático para o 2º NPC.

Apresentação de Trabalho e Aula expositiva dialogada.

30/11

2º NPC

Avaliação

07/12

Lançamento de notas no sistema e revisão automática em sala de aula.

Lançamento de Nota

14/12

Realização do Exame Final

Avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (667.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com