TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais doenças e afecções da pele

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.980 Palavras (16 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. A SAÚDE DA PELE        

3. AS PRINCIPAIS DOENÇAS E DISFUNÇÕES DA PELE        

3.1 Acne        

3.2 Psoríase        

3.3 Câncer de pele        

3.4 Envelhecimento cutâneo        

4. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que desde a antiguidade, grande parte da sociedade se lança numa busca incessante por uma aparência física idealizada. O culto ao corpo, o forte apelo ao consumismo e a negação do envelhecimento estão ocupando um lugar de destaque na mente e na vida das pessoas.  Mas, muito além da preocupação com a imagem pessoal, tratamentos promovem a saúde cutânea através de técnicas específicas que refletem na dinâmica mental e emocional do ser humano.

Levando-se em consideração esses aspectos, o objetivo deste trabalho consiste em discutir as principais afecções da pele observadas nos centros de estética. Propõe também, a compreensão de que o estudo do processo de instalação e desenvolvimento dessas patologias é de suma importância para o aluno e o futuro esteticista, que deverá possuir capacitação quanto à identificação dessas alterações cutâneas para uma abordagem terapêutica adequada, e, se houver necessidade, o correto encaminhamento do paciente para o profissional competente.

Sendo assim, o trabalho compõe-se, além desta introdução, de uma abordagem sobre a saúde da pele, no qual fez-se breve explanação citando as particularidades desse tecido de revestimento tão importante para a prática profissional. Aprofunda-se, em seguida, sobre as principais doenças de pele que podem ser encontradas nos centros de estética; suas características, etiologias, sinais, sintomas e tratamentos. E por último, dedica-se a concluir os escritos.

A metodologia utilizada baseou-se nas leituras de todo material didático disponibilizado no ambiente virtual, assim como, nas bibliografias citadas nas disciplinas concernentes ao curso.  

 2. A SAÚDE DA PELE

A pele é um órgão complexo que envolve o corpo e atua como uma barreira de proteção interna do organismo frente a diversos fatores externos lesivos como agentes físicos, químicos e microbiológicos. Também é conhecido como tegumento comum ou, anatomicamente, como cútis. Produz vitamina D, é um órgão sensorial e armazena lipídeos, água, vitaminas, carboidratos, proteínas e outros nutrientes.

Em outras palavras, é o manto de revestimento do organismo que é indispensável à vida. Este revestimento constitui o maior órgão do corpo humano e o mais pesado, perfazendo aproximadamente 16% da massa corporal, cobrindo quase todo o corpo, exceto os orifícios genitais e alimentares, olhos e superfícies mucosas genitais.

O tegumento cutâneo é constituído por tecidos de origem ectodérmica e mesodérmica que se arranjam em três camadas distintas: a epiderme, a derme e a tela subcutânea, sendo que esta última, embora apresente a mesma estrutura e morfologia da derme não faz parte da pele, apenas serve como suporte e união da derme aos órgãos subjacentes, além de permitir à pele uma considerável amplitude de movimento. (KEDE; SABATOVICH, 2004; JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2008 apud TESTON; NARDINO; PIVATO, 2010, p. 74).

Segundo (FITZPATRICK, 2011), a pele “é um arranjo dinâmico, completo e integrado de células, tecido e elemento matriz.” Essa complexa estrutura de tecidos de diversas naturezas constituem-se dispostos e inter-relacionados, de modo a se adequar, harmoniosamente, ao desempenho de suas funções.

É o órgão integrante do sistema tegumentar, junto aos cabelos, pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas. Entre as principais funções desse tegumento, devemos considerar a regulação da temperatura corporal, imunidade, excreção, secreção, síntese de vitamina D, funções sensoriais como calor, frio, pressão, dor e tato. Atua na defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra desidratação, contra diversos agentes infecciosos do meio ambiente, como os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, através da melanina.

Hoje uma das principais preocupações do ser humano é a proteção do corpo. A variação de temperatura e do clima faz com que as mudanças sejam sentidas de forma brusca. A pele é responsável por toda essa proteção e tem de ser tratada como um fator essencial de meio de prolongação da vida. Acima de tudo, é um órgão vital imensamente importante e, como tal, deve ser respeitada e cuidada.

3. AS PRINCIPAIS DOENÇAS E DISFUNÇÕES DA PELE

A compreensão do maior órgão do corpo humano vai além de uma simples observação. Visto que os vários tecidos, tipos de células e estruturas especializadas que a compõe, desempenham múltiplas funções para a saúde e sobrevida.

A pele íntegra possui diversas funções e papéis. “É um órgão complexo no qual interações celulares e moleculares reguladas de modo preciso governam muitas das agressões provindas do meio ambiente” (HIRATA et al, 2004). Essas agressões provocam alterações nas suas estruturas e refletem-se na sua funcionalidade, permitindo a instalação de disfunções que podem evoluir para patologias das mais diversas formas, etiologias e gravidade.

Essas afecções acomentem uma faixa etária ampla da população e por terem fatores causais distintos, são estudados pela fisiopatologia que é a ciência médica que estuda os mecanismos, as causas que levam ao aparecimento de determinadas doenças; Esse estudo é fundamental, pois permite à medicina, a elaboração de planos e estratégias tanto de tratamento quanto de prevenção de inúmeras doenças relacionadas ao ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com