TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM CRIANÇAS VÍTIMAS DE QUEIMADURA

Por:   •  19/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Pândora Michele Piechontcoski

ASSISTÊNCIA DA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM CRIANÇAS VÍTIMAS DE QUEIMADURA

São Paulo

2019.

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Objetivo Geral        9

2.1 Objetivo específico        9

  1. Introdução

Queimadura é uma lesão causada numa determinada região corporal acometida por algum agente podendo ser físico ou químico, essa lesão pode ser classificada em graus e requer cuidados específicos para seu tratamento podendo levar entre dias ou meses período varia com a complexidade da lesão.1(Ministério da saúde)

Segundo dados do ministério da saúde cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimadura no Brasil anualmente, sendo as crianças e pessoas de baixa renda as mais acometidas. Sabe-se que as queimaduras possuem grande influência na taxa de morbidade e mortalidade infantil, sendo considerada 4ª maior causa de mortalidade no Brasil, este tipo de trauma pode causar danos permanentes, as vítimas dessas lesões passam por um processo de internação necessitando de cirurgias e cuidados especializados que podem perdurar por toda a vida, esse tipo de lesão causa danos na funcionalidade física assim como afeta suas condições psicológicas,  influenciando de forma negativa a fase adulta da criança, assim como afeta também a vida em família 1,3.

As crianças estão mais suscetíveis devido a imaturidade de sua fase cognitiva onde não reconhecem uma situação de perigo, seu desenvolvimento motor busca experiências explorando o ambiente no qual está inserida; A criança anseia por descobertas pois é desta forma que ela conhece o mundo ao redor, sendo o movimento a forma de traduzir sua vida psíquica. Desta forma suas manifestações motoras e domínio do movimento são determinantes que servem de intermédio para a comunicação com o meio ambiente no qual ela convive. Portanto, as explorações da criança são uma forma de fazer com que a inteligência passe do plano motor para um plano representativo2. (DELDINE; VERMEUEN; 1997).

Acredita-se que 90% dos acidentes de queimaduras envolvendo crianças poderiam ser evitados, pois estes acontecem em grande maioria na residência onde a criança vive, conforme os fatos observados no desenvolvimento das crianças podemos determinar que os pais e/ou responsáveis por essas crianças, possuem um papel importante no qual influenciam no nível de periculosidade encontrado no meio onde estas crianças frequentam diariamente, assim sendo uma resultante a frequência do número de casos ocorridos durante infância ocasionados por esse tipo de lesão3. (Percepção dos pais e pediatra prevenção)

A gravidade da queimadura é responsável por determinar o tempo de hospitalização e de tratamentos físico e psicológico, além de ser responsável por período prolongado da criança fora da escola, assim como, o próprio impacto socioeconômico dentro da sociedade3.

É necessário destacar que a gravidade é dada pela área de extensão acometida na superfície corpórea, região corporal atingida, profundidade (graus) e pelo mecanismo desencadeante do trauma. Conhecer as causas e o grau da queimadura são importantes para promover métodos terapêuticos adequados sendo essenciais para um bom prognóstico ao paciente vítima dessa lesão assim como a biopsia da área tecidual atingida3.

A criança vítima da queimadura de grande proporção apresenta sinais de insuficiência respiratória, nestes casos a transferência da mesma para unidade de terapia intensiva (UTI), deve ser imediata, assim como, a realização de medidas de suporte respiratório. Os procedimentos utilizados para evolução do quadro destes pacientes necessitam de um atendimento multidisciplinar no âmbito hospitalar e ambulatorial com objetivo de evitar as complicações que elas podem desenvolver4.

Desta forma podemos observar que a área tecidual é alvo de infecções que podem ser o motivo pela qual se prolonga a internação do paciente, sendo a atuação do fisioterapeuta de suma importância para promover assistência ventilatória, resolução tecidual, recuperação de aderências, reabilitação cardiovascular e respiratória, demais sequelas que podem estar associadas ao quadro do paciente internado 4, 5. (avaliação fisioterapêutica e avaliação fisio em UTI).

  1. Objetivo Geral

Identificar artigos científicos nacionais e internacionais que abordem a atuação do fisioterapeuta em crianças vítimas de queimadura na unidade de terapia intensiva.  

2.1 Objetivo específico

  • Analisar o benefício das técnicas utilizadas na prática fisioterapêutica durante o atendimento de crianças vítimas de queimaduras.

  1. Método
  1. Tipo de estudo

        Trata-se de uma revisão narrativa de literatura de publicações em periódicos.

  1. Operacionalização da coleta de dados

Será realizada uma busca bibliográfica por meio das fontes de busca constituídas pelos recursos eletrônicos nas seguintes bases de dados: Health Information from the National Library of Medicine (Medline) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), publicados no período de 2014 a 2019.

Os descritores utilizados serão: Queimaduras, reabilitação, crianças e adolescentes. Burns, Rehabilitation, children´s and teenagers. Salienta-se que os descritores encontram-se nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

A coleta dos dados acontecerá no decorrer do mês de junho a agosto de 2019.

Depois de identificados os artigos, estes serão analisados e os que atenderem aos objetivos do estudo, estiverem no idioma português, inglês e espanhol e tiverem sido publicados nos últimos 5 anos, serão incluídos no roteiro para registro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (258.9 Kb)   docx (116.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com