TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  14/3/2019  •  Seminário  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO DE PATOS DE MINAS- UNIPAM

FISIOTERAPIA 8º PERÍODO

DISCIPLINA: FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL

PROFESSORA: KENIA CARVALHO COUTINHO

ALUNAS: ANGELA PAULA SOARES DA SILVA;  DEIVIANE CRISTINE DE SOUSA;  KATIA CRISTINA LACERDA;  LORENA DE ASSIS MUNIZ CARVALHO;  TAMIRES NUNES DE SOUZA;  TAUYENE APARECIDA OLIVEIRA.

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (30/08)

INTRODUÇÃO

A motricidade somática resulta do funcionamento integrado de diferentes regiões do cérebro.

O neurônio motor ou motoneurônio é considerado via motora final, pois ele irá inervar o músculo esquelético. Podendo ser chamado também de neurônio motor inferior (NMI). Em contraposição os neurônios supraespinhais que controlam, são denominados neurônios motores superiores (NMS).

Os motoneurônios são encontrados em duas regiões do SNC: a coluna anterior da medula espinhal e alguns núcleos de nervos cranianos. Os motoneurônios recebem múltiplas influências, dentre estas, a mais importante é representada pela inervação proveniente de interneurônios curtos, presentes na própria medula espinhal.

Na medula espinhal existe uma organização topográfica em que os interneurônios que se conectam com os motoneurônios do grupo dorsolateral estão situados mais lateralmente, enquanto que os interneurônios que se ligam com os motoneurônios do grupo ventromedial se dispõem mais medialmente.

O grupo dorsolateral inerva a musculatura apendicular, enquanto que o grupo ventromedial inerva os músculos axiais.

Os motoneurônios e principalmente, os interneurônios que a eles estão ligados recebem projeções vindas do córtex cerebral e de áreas do tronco encefálico.

VIAS SUPRA-ESPINHAIS

Vias descendentes do tronco encefálico

Pelo menos três regiões do tronco encefálico dão origem a vias descendentes importantes que irão influenciar os motoneurônios: o núcleo rubro, os núcleos vestibulares e a formação reticular.

O núcleo rubro dá origem ao trato rubro-espinhal que desce no funículo lateral da medula e irá terminar em contato com os interneurônios situados mais lateralmente .

Os núcleos vestibulares são origem ao trato vestibulo-espinhal, enquanto que a formação reticular  dá origem ao trato reticulo-espinhal. Estes feixes descem no funículo anterior da medula e se projetam aos interneurônios situados medialmente.

Costumam-se dividir as vias descendentes do tronco encefálico em dois sistemas. Um sistema lateral, representado pelo trato rubro-espinhal, e um sistema medial, representado pelos tratos vestíbulo-espinhal e reticulo-espinhal. O primeiro destina-se ao controle da musculatura dos membros, enquanto que o segundo é importante para o controle da musculatura axial.

Vias corticofugais

O córtex cerebral pode controlar os processos motores tanto direta quanto indiretamente. Inicialmente o córtex cerebral dá origem a duas vias muito importantes para o controle da motricidade somática, representadas por dois tratos: os tratos córtico-espinhal e córtico-nuclear (córtico-bulbar), ambos tem origem na área 4 de Brodmann localizada no giro  pre-central.

O trato córtico-espinhal, no seu trajeto descendente, passa pela cápsula interna, pela base do mesencéfalo e da ponte e finalmente pela pirâmide do bulbo onde a grande maioria das suas fibras sofre uma decussação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com