TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas e Avaliações (dobras cutâneas, perimétrica, imc)

Por:   •  24/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

MEDIDAS E AVALIAÇÕES

Dobras cutâneas, Perimetria, IMC (Índice de Massa Corporal)

BRASILIA

2019


Dobras cutâneas são medidas para avaliação da gordura corporal, seus resultados são aplicados em fórmulas para definir a percentagem de gordura. A dobra cutânea é uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente, entre estas, podemos citar as dobras cutâneas tricipital, bicipital e da panturrilha, indicadoras de gordura periférica, e as dobras subescapular e supra ilíaca, indicadoras de gordura central.

A utilização do método de dobras cutâneas apresenta vantagens por não ser um método invasivo, e ter um baixo custo operacional, aplicabilidade em grandes grupos, rapidez e facilidade na aquisição das medidas. A aplicação deste método de maneira eficiente requer que o avaliador siga alguns procedimentos com o objetivo minimizar os erros de medida, sendo eles:

Todas as medidas devem ser realizadas  no  lado  direito  do  corpo; identificar   e   marcar   com   uma caneta  ou  lápis  apropriado  o  local da  medida;  o  pinçamento  da  dobra cutânea  deve  ser  feito  com  a  mão esquerda  e  com  os  dedos  polegar  e indicador a ± 1 cm acima do local marcado  da  medida;  colocar  as hastes do compasso perpendicular à  dobra,  ± 1  cm  abaixo  do  local pinçado,  e  soltar  lentamente  as hastes do compasso; as hastes do compasso  não  deveram  passa  do ponto pinçado pelos dedos; manter a  dobra  pressionada  enquanto  à medida  é  realizada;  fazer  à  leitura no  compasso  ± 3  segundos  após  a pressão ter sido aplicada na dobra; afastar  as  hastes  do  compasso para  remove-lo  e  fecha-las  lentamente;  ler  o  mostrador  em  sua escala  mais  próxima;  realizar  no mínimo  duas  medidas  para  cada local,  caso  os  valores  diferenciem em  mais  de  10%,  realizar  novas medidas; realizar  as medidas  sob  a  pele  seca  e  sem loções;  não  medir  as  dobras  imediatamente após o exercício; evitar usar  compassos  de  plástico  casos e  trate  de  um  avaliador  inexperiente;  treinar  com  outros  avaliadores e comparar seus resultados.

Objetivos da determinação da gordura corporal: Identificar os riscos à saúde associados à falta ou excesso de gordura; controlar as mudanças na composição corporal associadas ao efeito da nutrição e do exercício; estimar o peso ideal; acompanhar o crescimento, desenvolvimento, maturação e idade relacionados com as mudanças na composição corporal; identificar riscos à saúde associados ao acúmulo de gordura; formular recomendações dietéticas e de exercício.

A perimetria é a medição da circunferência, que consiste em encontrar o perímetro máximo de um segmento corporal quando medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo. As medidas devem ser feitas com fita métrica em intervalos de tempo periódicos. A perimetria mede a dimensão dos membros (superiores ou inferiores) para verificar a presença (ou não) de atrofia muscular ou de edema.

O terapeuta deve marcar corretamente, os pontos dos perímetros utilizando lápis dermográfico ou caneta; medir sempre num ponto fixo, pois a variação aponta erros; medir sempre sobre a pele nua; nunca utilizar fita elástica ou de baixa flexibilidade; não esquecer o dedo entre a fita e a pele; não dar pressão excessiva nem deixar a fita frouxa; realizar três medidas e calcular a média; não medir o avaliado após qualquer tipo de atividade física.

O avaliado deverá estar em pé, de lado para o avaliador, com os pés um pouco afastados, distribuindo o peso do corpo igualmente sobre os membros inferiores. As medidas devem ser feitas com a fita métrica bem ajustada sobre a parte a ser medida, quando forem obtidas diferenças de medidas inferiores a três centímetros o linfedema é considerado leve, entre três e cinco centímetros moderado, superior a cinco centímetros, severo, quando comparado às medidas de ambos os membros. Ao final da avaliação, devem ser traçados os objetivos e determinada à conduta da intervenção terapêutica no período pré-operatório. Sinalizar os pontos que norteiam e justificam o tratamento e a conduta que será adotada no período pós-operatório.

É possível medir as circunferências de qualquer região do corpo, tanto para avaliar a evolução do treinamento quanto para a determinação de índices relacionados à saúde, como a relação cinturaquadril. Os pontos mais frequentes são os seguintes: pescoço; peitoral (torácico); cintura; abdominal; quadril; coxa proximal; perna; tornozelo; braço relaxado; braço fletido; antebraço; punho.

A mensuração dos perímetros dos segmentos corporais pode auxiliar em estudos de crescimento, e fornecer índices de estado nutricional e níveis de gordura (estimativa indireta). O propósito da perimetria é mensurar: obesidade, índice de depósito de gordura e de massa muscular, desenvolvimento muscular, indicador de gordura visceral, predisposição a diabetes e doenças cardiovasculares.


O IMC é uma medida amplamente utilizada para a determinação de desnutrição, do grau de obesidade e de riscos à saúde (doenças crônicas) relacionados ao excesso de peso do avaliado, a partir das medidas de seu peso e altura. O IMC abaixo da média e acima dela apresenta alta correlação com a taxa de mortalidade. Tratase de um método prático, rápido e sem custo algum. O IMC é calculado por meio do peso do avaliado (em quilos), dividido pela estatura do avaliado ao quadrado (em metros).

IMC em adultos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (554 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com