TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Neoplasias

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

NEOPLASIAS

Se analisada a origem da palavra observa-se o conceito como novo crescimento (neo=novo, plasia=crescimento). Entretanto de forma mais completa e cientifica, pode-se conceituar Neoplasia como massa anormal de tecido, cujo crescimento é excessivo, não coordenado com aquele dos tecidos normais e que persiste mesmo após o término do estímulo inicial.

O nome dessa massa depende do tipo de tecido que ela afeta.

Neoplasias Mesenquimais:

• Quando o tumor for benigno usa-se o sufixo oma, como por exemplo, um tumor benigno do tecido adiposo denomina-se lipoma.

• Quando o tumor for maligno usa-se o sufixo sarcoma, como por exemplo, um tumor da musculatura lisa denomina-se leiomiosarcoma.

Neoplasias Epiteliais:

Essas nomeiam-se com base nas características micro ou macroscópicas do tumor, portanto, se tiver glândula é um nome, se não tiver é outro, se houver formação de cistos é outro, abaixo alguns exemplos.

Para as neoplasias epiteliais benignas há três denominações:

• Quando o tipo de tumor epitelial tiver glândulas ou o tecido for derivado de tecido glandular é conhecido como Adenoma;

• O Cistoadenoma que é um derivado do adenoma mas há formação de cistos, ou seja, uma cavidade delimitada por uma membrana;

• Papiloma é a neoplasia epitelial derivada de tecido de origem não glandular, conhecido por formar projeções em forma de dedinhos, tipo as microvilosidades do intestino;

(Obs.: pólipos são neoplasias epiteliais glandulares que se projetam para a superfícies da mucosa.)

Os tecidos epiteliais malignos são denominados mais facilmente, usando a palavra carcinoma + alguma característica histológica, como por exemplo, tem glândulas – logo é um adenocarcinoma ou do que o tipo histológico se assemelha, por exemplo, se parece com células escamosas, então denomina-se carcinoma espinocelular (cec).

Há também a nomenclatura das células Linfo-hematopoiético – ela é basicamente maligna. Existem os linfomas e as leucemias, é de suma importância conhecer a origem histológica, o linfoma é uma neoplasia maligna de células linfocitárias, enquanto a leucemia é uma neoplasia maligna de células hematopoiéticas.

Existem também os Teratomas, que são neoplasias com origem em células totipotentes, ou seja, em células germinativas, presentes nos ovários e testículos. Os teratomas podem ter tecidos derivados das três camadas embrionárias, ou seja, ecto, endo e mesoderme, são os famosos tumores com cabelo, dentes, gorduras, etc.

Os tumores, como explanado até aqui, podem ser benignos ou malignos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com