TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas Complementares

Por:   •  6/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  1.632 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: Wellington Junio Passero de Lima

RA: 1879625

ALUNO DO 4º SEMESTRE DE FISIOTERAPIA - FMU

A bibliografia sugerida para a realização deste estudo está disponível no plano de ensino. A pesquisa poderá ser realizada em ambientes virtuais ou presenciais fora do horário de aula. 

 

O aluno deverá escolher duas terapias complementares e levar em consideração o caso descrito a seguir: 

 

J.S.S, do sexo masculino, 38 anos, solteiro.  Trabalha em uma oficina mecânica e reside na cidade de São Paulo.  

HD: lombalgia postural 

HMA: O paciente relata que vem sentindo dor na região lombar há cerca de dois anos, e há 6 meses as dores ficaram insuportáveis. Foi ao médico, realizou o exame físico e foi diagnosticada a lombalgia. No momento da avaliação não realizava terapia e não fazia uso de medicamentos. 

Na inspeção apresentou pequena cicatriz na região lombar, e possui dor à palpação da região lombar. De acordo com a escala de Oxford, força muscular grau cinco dos músculos quadrado lombar, latíssimo do dorso, reto do abdome, oblíquo externo e interno do abdome, glúteos, ísquiotibiais e quadríceps. Realiza todos os movimentos de forma passiva e ativa, sem compensação. Teste Lasègue negativo. Relata sentir dor grau oito em EVA, que piora quando se agacha, fica por longos períodos em pé ou realiza hiperextensão do tronco (movimentos necessários para a sua atividade profissional). Relata também   que a dor melhora quando deita em uma superfície plana. 

 

Atividade:

Justifique a escolha das terapias, dando ênfase aos estudos científicos, atuais e utilizando as normas da ABNT para redação de sua conduta. 

Insira na unidade web na pasta APS, o documento devidamente formatado em Word. 

RESPOSTA DE CASO:

Dentro do caso acima visto, uma das Terapias Complementares que pode-se ser feita, é a Acupuntura, pois promove analgesia local e relaxamento muscular. Auxilia na redução do estresse, depressão e ansiedade, frequentemente relacionados a DLC. O estímulo causado pela inserção das agulhas nos pontos de acupuntura, promove a liberação de diversas substâncias químicas, incluindo opioides endógenos e neurotransmissores, que atuam tanto no local das picadas quanto à distância, alcançando a medula e o cérebro. Por isso, é possível uma agulha inserida no pé ou no tornozelo aliviar a dor nas costas, além de relaxar e tranquilizar o paciente.

IOGA, os benefícios da ioga na saúde são quase infinitos. No caso da dor na parte inferior das costas, esta disciplina é ideal porque ajuda a fortalecer os músculos dorsais, e a reduzir toda a tensão presente nessa área.

Como uma das causas comuns do aparecimento desta doença é o estresse, a ioga é um aliado perfeito. Esta ajuda a relaxar, e a liberar as tensões do dia a dia.

Outro benefício dessa prática milenar é que ajuda a melhorar a flexibilidade através das asanas (postura da meditação). Que tornará o paciente consciente do seu próprio corpo, fazendo assim aprender a ouvi-lo à cada alongamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com