TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Fisiopatológicos da Celulite

Por:   •  25/4/2018  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Danielle Nogueira Veiga

CPD:30083

CELULITE BACTERIANA

Brasília, 2018

INTRODUÇÃO

A celulite bacteriana ou infecciosa é uma doença capacitada para provocar complicações graves, ao contrário da celulite popular, que deixa a pele com ondulações e cheia de concavidades. A celulite infecciosa atinge as porções mais fundas da pele. Com isso, o lugar fica muito vermelho, inchado e dolorido. Esta doença é provocada pela entrada de bactérias no corpo, como Streptococcus pyogenes. A celulite infecciosa pode agredir homens e mulheres em qualquer idade, especialmente quando estão com a imunidade baixa. Se não for tratada corretamente, a infecção pode se espalhar por todo o organismo e levar a morte. Dessa forma, a melhor combate a celulite infecciosa é usar o conhecimento a seu favor e sem deixar que algo tão importante não seja tratado.

ETIOLOGIA

A celulite infecciosa atinge as porções mais fundas da pele. Com isso, o lugar fica muito vermelho, inchado e dolorido. Esta doença é acometida pela acesso de bactérias no corpo, como Streptococcus pyogenes Na maioria das ocorrências, é a bactéria Streptococcus B, hemolítico do grupo A. Raramente, a condição é decorrência da ação de outras bactérias. Os micro-organismos entram por meio de uma ferida. Pode ser um corte, acne, picada de inseto, queimadura, micose etc. Geralmente, a área mais comum de instalação inicial da bactéria é a perna, mas ela também pode se alojar no rosto. Embora não seja contagiosa, isto é, não seja transmitida de uma pessoa para outra, a bactéria pode ingressar se alguém presenciar uma doença de pele como a dermatite.

SINAIS E SINTOMAS

•        Calafrios

•        Cefaléia

•        Dor localizada

•        Pirexia

•        Tumefação na área atingida

•        Inflamação das ínguas próximas à região

•        Vermelhidão no local afetado

Náuseas, mal-estar e vômito podem aparecer em algumas circunstâncias.

COMO EVITAR A CELULITE INFECCIOSA

Existem algumas cautelas simples que auxília na prevenção caso o paciente já possua feridas pela pele.

- Limpe o ferimento diariamente com água e sabonete;

- Preserve as lesões sempre protegidas e troque o curativo ao menos uma vez ao dia;

- Fique atento a feição da ferida: se surgir rubor, tumefação ou presença de líquido, procure um médico;

- Se o paciente tiver diabetes, é indicado fazer a autoavaliação dos pés todos os dias para averiguar a presença de feridas ou micoses;

- Tenha cautela ao cortar as unhas para não ferir os dedos;

- Se possuir infecções ou micoses de pele medique-as rapidamente;

- Trate do corpo: se possuir condições de risco, trate-os, hidrate a pele, preserve-se longe das ameaças das bactérias e sempre seque bem as dobras nos meios dos dedos logo depois do banho.

ASPECTOS FISIOPATOLOGICOS DA CELULITE

A celulite infecciosa é um processo inflamatório e infeccioso do tecido adiposo que ocorre quando um limiar de entrada, através dos impedimentos da pele, permitindo que as bactérias (Streptococcus) entrem e libertem as suas toxinas subcutâneas. Este tipo de infecção e comum em cortes mal cicatrizados ou cortes que não foram tratados adequadamente. O ataque principal desta doença são as pernas, mas também pode se manifestar no rosto, o local costuma agravar a velocidade máxima. Alguns outros fatores podem demorar mais para serem mais excitantes para a doença, por exemplo ter o sistema imunológico mais fraco, ou que dificultaria ou combateria a primeira bactéria invasiva; linfedema, é uma acumulação de líquido no corpo, o que pode ocasionar inchaços nas pernas e braços; e usuários de drogas. A celulite infecciosa causa ardência na região afetada com calor local e inchaço. Também pode causar irritação ou quando mais avançada, causa febre, calafrios, mal-estar, vômitos podendo piorar em poucas horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (62.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com