TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Basica

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 4

FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA

3ª AULA ► ATENÇÃO BÁSICA Á SAÚDE

ATENÇÃO Á SAUDE

É tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano, incluindo as ações e serviços de promoção, prevenção, reabilitação e tratamento de doenças. No SUS, o cuidado com a saúde está ordenado em níveis de atenção, que são a básica, a de média complexidade e a de alta complexidade. Essa estruturação visa à melhor programação e planejamento das ações e serviços do sistema. Não se deve, porém, considerar um desses níveis de atenção mais relevante que outro, porque a atenção à Saúde deve ser integral. Nem sempre um município necessita ter todos os níveis de atenção à saúde instalados em seu território, para garantir a integralidade do atendimento à sua população. Particularmente no caso dos pequenos municípios, isso pode ser feito por meio de pactos regionais que garantam às populações dessas localidades acesso a todos os níveis de complexidade do sistema. A prioridade para todos os municípios é ter a atenção básica operando em condições plenas e com eficácia. (Ministério da Saúde)

ATENÇÃO BÁSICA Á SAÚDE

1. Definição

Práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipes, dirigidas às populações de territórios delimitados, pelos quais assumem responsabilidade.

2. Gênese

Também conhecida como medicina comunitária, atenção primária e cuidados primários em saúde, surgiu em função da necessidade de expandir o acesso aos serviços de saúde a grandes parcelas da população que vinham sendo excluídas pelo modelo assistencial baseado na medicina científica.

3. Proposta

Justifica-se pela preocupação dos países capitalistas, em assegurar condições mínimas de saúde às classes trabalhadoras, tanto no sentido de garantir a reprodução da força de trabalho quanto de manter a ordem social, posta em risco pelas injustiças e desigualdades proporcionadas por esse sistema.

4. Constituição e Bases

O modelo da  medicina comunitária se constituía em uma medicina simplificada → atender  a esses propósitos. Tomou como base → experiências realizadas em países subdesenvolvidos, postos em prática pelos países colonizadores → expansão do capitalismo → destaque para a Inglaterra.

5. História

● década de 60 → os Estados Unidos → modelo africano → necessidade de manter a estabilidade social frente às pressões das parcelas excluídas das políticas sociais → estratégia de “guerra à pobreza”→ modelo de baixo custo→ buscar torná-los mais produtivos e conformados com a dominação → proposta difundida nos países da Ásia e América Latina;

● em 1978, em Alma-Ata (URSS) → Conferência Internacional sobre Cuidados Primários em Saúde → representou a consolidação da proposta da atenção primária em nível mundial;

●  meta: “ todos os povos do mundo atinjam no ano de 2000 um nível de saúde que permita levar uma vida social e economicamente produtiva” → estabelece-se que a Atenção Primária à Saúde é “a chave para se atingir essa meta” (OMS, 1978).

6. Objetivos e Características

● pressupõe não apenas a recuperação da saúde, mas também, e principalmente, sua promoção e manutenção;

participação comunitária na avaliação de saúde → definição dos problemas → fixação de prioridades → planejamento e execução das atividades;

●  adaptação das ações às condições da comunidade;

●  hierarquização dos serviços de saúde → cada região deve conter serviços de diversos graus de complexidade, devendo existir serviços de atenção secundária e terciária;

planejamento em função da demanda → estruturação dos serviços baseados nas características médico-sociais do local;

alcance universal das ações → os serviços de atenção primária devem prestar assistência integral e universal.

7. Atividades Contempladas

- Educação em saúde;

- Promoção nutricional;

- Saneamento e abastecimento de água;

- Assistência materno-infantil;

- Imunização;

- Prevenção e controle de endemias;

- Tratamento das enfermidades;

- Provisão de medicamentos;

- Promoção à saúde mental

8. Atenção Básica como espaço de incentivo à organização social

Destaque para o controle de doenças infecciosas e parasitárias → serviços inseridos na dinâmica social local → constância e continuidade de atuação → integração nas ações educativas, preventivas e curativas → fácil acesso à população.

9. Concentração de recursos tecnológicos mais avançados em hospitais da rede privada credenciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (572 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com