TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS CINEMÁTICOS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  23/8/2019  •  Seminário  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

1- CONCEITOS CINEMÁTICOS DO MOVIMENTO HUMANO

A)O que você compreende por biomecânica?

A biomecânica é o estudo da mecânica do corpo humano, é o estudo das forças, aspectos anatômicos e funcionais dos organismos vivos.

B) Escreva uma breve argumentação sobre como o conhecimento da biomecânica pode ser útil em sua futura profissão ou carreira.

 O conhecimento da biomecânica é essencial para qualquer fisioterapeuta, pois estuda os movimentos e os ângulos, como aquele movimento que está sendo observado pode ser feito de uma maneira que não prejudique tanto o paciente, como conseguir provar numericamente para o paciente que aquele movimento repetitivo no dia a dia do trabalho, acarretará problemas futuramente por isso a biomecânica é importante porque ela faz parte de toda a área da fisioterapia.

C) Quais são as quatro áreas de investigação da biomecânica? Cite-as e descreva o que cada uma avalia.

A análise biomecânica do movimento humano é operacionalizada a partir da doação daquelas que são reconhecidas como as suas quatro grandes áreas de investigação: a cinemetria, a dinamometria, a eletromiografia e a antropometria. A cinemetria objetiva a determinação da posição, do deslocamento, da velocidade e da aceleração, enquanto descritores das características cinemáticas dos segmentos e do próprio corpo humano. Tais parâmetros podem ser mensurados por intermédio de câmeras de vídeo, de sistemas opto-eletrônicos, de acelerômetros, ou dos eletrogoniômetros. A dinamometria é a área de investigação da biomecânica cujo objetivo central é a determinação das forças que produzem o movimento. Em função de restrições metodológicas, a dinamometria se ocupa basicamente da medição das forças de origem externa, sendo as plataformas de força os instrumentos mais utilizados para mensurar aquela que é uma das mais importantes forças externas, a força de reação do solo. A eletromiografia estuda a atividade dos músculos a partir da captação dos eventos elétricos vinculados à contração muscular. Por permitir a interpretação de parâmetros de natureza interna, a eletromiografia assume importante papel na determinação dos mecanismos de controle do sistema nervoso. A antropometria descreve, a partir de técnicas experimentais e ou analíticas, as características físicas dos segmentos corporais. Além de fornecer subsídios para a formulação dos modelos físico-matemáticos destinados à determinação das forças internas, através dos procedimentos da dinâmica inversa, ela desempenha papel decisivo na determinação das características físicas do aparelho locomotor, como a massa, o peso, o centro de massa e de gravidade. Tais informações assumem destacada importância na interação do movimento humano, bem como nas ações voltadas ao desenvolvimento de equipamentos auxiliares para a execução dos movimentos, como é o caso das mochilas e dos calçados.  

(D) Defina movimento.

A maioria dos movimentos humanos é um movimento geral, uma combinação complexa de componentes de movimentos lineares e angulares. Como os movimentos angular e linear são formas puras de movimento, algumas vezes é útil decompor movimentos complexos em seus componentes lineares e angulares durante a realização de uma análise.

E) Qual a diferença entre movimento linear/translação e movimento angular/rotação?

O movimento linear/translação é quando um corpo experimenta uma translação, ele se move como uma unidade, e porções do corpo não se movem em relação às outras. Já quando o movimento angular/rotação ocorre, porções do corpo em movimento se movem constantemente em relação às outras porções.

F)Cite os métodos utilizados pela biomecânica e defina-os.

  • Cinemetria: Posição e orientação dos segmentos corporais. Pode ser bidimensional onde o movimento é em um único plano, em uma única câmera e em uma escala de calibração, ou pode ser tridimensional onde existe mais de um plano, o mínimo são duas câmeras e calibração do volume onde será realizado o movimento.
  • Dinamometria: Forças e distribuição de pressão. As forças podem ser medidas por meio de plataformas de força, dinamômetros isocinéticos e transdutores de força.
  • Eletromiografia: Atividade muscular. Registro da atividade elétrica de um músculo em contração.
  • Antropometria: Parâmetros para modelos corporais. Determina característica e propriedades do aparelho locomotor como as dimensões das formas geométricas de segmentos corporais, distribuição de massa, braço de alavanca entre outros.

G)Descreva a posição anatômica.

A posição anatômica de referência é uma posição ereta, com os pés levemente separados e os braços pendentes aos lados do corpo, com as palmas das mãos voltadas para frente. Não é uma posição natural, mas é a orientação corporal convencionalmente utilizada como posição de referência ou posição inicial quando os termos de posição são definidos.

H)Observe a figura ao lado e identifique os planos de acordo com a numeração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com