TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido do texto: Conceitos de movimento humano

Por:   •  3/7/2015  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  1.319 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE FORTALEZA

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: MOTRICIDADE E ESCOLA

5º PERIODO-NOTURNO

Estudo dirigido do texto: Conceitos de movimento humano

Deydres Rafaela Soares.

FORTALEZA-CE

JUNHO-2013

O CONCEITO DE MOVIMENTO HUMANO

  1. Faça a leitura do texto:
  2. Descreva  acerca das temáticas tratadas no texto resumindo-as:
  3. Segundo o autor “A importância dos movimentos não se restringe ao aspecto biológico”. Aborde seu ponto de vista acerca desta afirmação:
  4. Transcreva duas frases que lhe chamaram atenção no texto: Justifique - as:
  5. Faça uma conclusão geral,destacando seu ponto de vista, acerca das temáticas tratadas no texto:

RESPOSTAS

2-Os movimentos estão presentes em todas as atividades humanas e são definidos de várias formas, inicialmente como o deslocamento do corpo e dos membros, sendo um comportamento observável e mensurável. Porém o comportamento observável é resultado de um processo interno que ocorre no sistema nervoso por meio de mecanismos interligados através do fluxo de informações, de forma que o funcionamento de um determinado mecanismo depende das informações fornecidas por aquele que o procede. Estes mecanismos envolvidos no movimento sofrem influências de fatores tais como o estado afetivo-emocional, fadiga e outros.

        Na década de 60, surgiram novos conceitos, como comportamento perceptivo-motor, sensório-motor, psico-motor e  neuro-motor, com a intenção de enfatizar a participação de fatores cognitivos ou mentais em quase todos os movimentos, exceto os movimentos reflexos e involuntários.

        Os movimentos tem grande importância não somente biológica, mas também psicológica, social, cultural e evolutiva, pois é através do movimento que o ser humano interage com o meio ambiente satisfazendo suas necessidades e seus desejos.

        A comunicação, as expressões dos sentimentos são feitas através do movimento. Com isso o homem interage com o outro e com o meio social em que vive.

        Quanto a relação entre movimento e cognição é importante mencionar que as primeiras respostas de uma criança recém-nascida são motoras e o seu progresso é medido através de movimentos, portanto movimento é a essência da infância.

        Recentemente estudiosos da educação defendem que as experiências motoras que se iniciam na infância são de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo.

        Contudo a importância do movimento para o desenvolvimento cognitivo não recebe a devida atenção, se fazendo necessário que a educação estude o significado e a importância do movimento na vida do ser humano.

3-  Os movimentos são importantes em vários aspectos, através dele o ser humano se relaciona com o outro e age sobre o meio ambiente na busca de realizar suas necessidades e desejos. Vale ressaltar a importância da relação entre movimento e cognição, pois as experiências motoras que se iniciam na infância são importantes para o desenvolvimento cognitivo, visto que os movimentos fornecem o principal meio pelo qual a criança explora e se relaciona com o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com