TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Fisiológicas Do Movimento Humano

Exames: Bases Fisiológicas Do Movimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  1.537 Visualizações

Página 1 de 5

Eduardo Saulo Aragão Silva- Ra 1129427

Bacharelado em Educação Física

Bases Fisiológicas do Movimento Humano

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano

para a disciplina Bases Fisiológicas do Movimento Humano como requisito parcial para obtenção da avaliação, ministrado pelo professor Ricardo Soares de Santana

Maceio

2015

1) Quem realizou experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães? Em qual ano? Quais americanos também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano? O que essas experiências têm a ver com o nosso dia a dia?

R= alemão Rubner no ano de 1894 os Americanos que fizeram a pesquisa de taxa metabólica em seres humanos foram Atwater e Benedict serviram de base para calcular os gastos calóricos durante uma atividade física ou em repouso e possibilitando mensurar as calorias dos carboidratos e gorduras.

2) Quais as seis formas de energia? A energia mecânica pode ser utilizada para realizar trabalho. De acordo com a unidade, que tipo de trabalho pode ser realizado?

R=nuclear, luminosa, térmica, mecânica, química e elétrica. sim estes trabalhos podem ser uma atividade física ou atividades que executamos em nosso dia a dia ou mesmo trabalhos internos como no fígado, pulmão coração entre outros.

3) Faça um resumo com as suas palavras sobre o ciclo energético biológico.

R= para obtermos energia e realizarmos trabalhos sejam em seu dia a dia ou em atividades físicas precisamos de fontes de energia que são as proteínas, lipídeos, carboidratos , glicose celulose. O ciclo energético acontece quando a energia do sol provém através da energia nuclear com isto ao chegar até o planeta Terra que chega como energia térmica que irá por meio da fotossíntese e dos vegetais verdes como dióxido de carbono e água transformado em energia química os animais se alimentam dos vegetais, nós, seres humanos nos alimentamos dos vegetais ou animais para obtermos energia, que será usado em trabalhos internos ou externos pelos humanos ocorrendo o gasto energético.

4) Os nutrientes que nós ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir qual composto?

R= Adenosina trifosfato(ATP)

5) Quais vias produzem energia para formar o ATP novamente? Explique resumidamente com as suas palavras cada uma.

• R= Sistema Anaeróbico Alático= esta energia é mais utilizada em provas de curta distância, ou de pouca duração cerca de 9 a 13 segundos. Por exemplo um atleta ou aluno na academia ao levantar determinado peso com a máxima força que ele tem, ou uma corrida de 100 ou 50 metros de distância, esta energia pode vir através da fosfocreatina que fica armazenada no músculo após formação de ADP a reação poderá ser convertida para formar novamente o ATP.

• Sistema Anaeróbico Lático ou glicolítico = diferente do anterior este sistema envolve uma grande massa muscular exemplo são provas de 400 metros e 100 metros na natação, geralmente são utilizados a glicose e os ácidos graxos mas poderá utilizar a glicose ou glicogênio e ácidos graxos em uma primeira etapa ocorre investimento de energia sendo necessária a degradação de ATP e uma segunda etapa a geração de energia sendo liberada energia para a ressíntese de ATP.

• Sistema Aeróbio ou oxidativo= Estão dividido em 3 partes

Ciclo de Krebs= com o objetivo de produzirem elétron, hidrogênio, dióxido de carbono e ATP para isto o ácido pirúvico é formado na glicose aeróbica que continuara sendo metabolizado na mitocôndria com isto o ciclo de Krebs é liberado energia para a ressíntese de 2 moléculas de ATP.

Glicólise aeróbia= É a síntese de glicose fase em que o glicogênio e a glicose é transformado em piruvato diferentemente da glicolise anaeróbica a aeróbica não existe a formação do ácido lático por causa da participação do oxigênio nas reações químicas.

Cadeia transportadora de Elétrons= Com este sistema são formados 34 moléculas de ATP os íons hidrogênio e elétrons formados no ciclo de Krebs se unem ao oxigênio no qual respiramos, formado a água.

6) Quais as demandas energéticas no repouso?

R= 65% de energia da gordura e 35% dos carboidratos. Lembrando que são valores aproximados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com